NOTÍCIA

Mesas, Diálogos e Painéis: conheça os formatos do Festival 3i 2022

Evento tem mais de 40 horas de programação virtual com grandes nomes do jornalismo

mar 04, 2022

Um dos maiores eventos sobre jornalismo digital do país, o Festival 3i 2022 acontece entre os dias 15 e 25 de março. Pela primeira vez, o evento é organizado pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e será totalmente virtual e gratuito.  

Para se adequar aos encontros em rede, o 3i ganhou uma nova estrutura, com mais dias de evento, trilhas temáticas e conteúdos multimídia que serão divulgados pelas redes sociais do Festival, canais oficiais da Associação e de parceiros. Além disso, as atividades estão distribuídas em três formatos diferentes: Mesas, Diálogos e Painéis.

As Mesas foram pensadas com a ajuda de 21 organizações associadas à Ajor. Nelas, especialistas debaterão temas caros ao jornalismo, com mediação. As anfitriãs são Aos FatosMaré de NotíciasAgência MuralProjeto #ColaboraRevista AzMinaMarco Zero ConteúdoGênero e Número((o))ecoNós, Mulheres da PeriferiaNexo Jornal, Ponte JornalismoNotícia PretaAgência Eco NordesteAgência EnvolverdeÉnoisPerifaConnectionAgência Amazônia Real Matinal JornalismoNúcleo JornalismoRegra dos TerçosRevista Imprensa.

A mesa de abertura, dia 15 de março, será uma conversa entre Natália Viana, presidente da Ajor e co-fundadora da Agência Pública, e Jon Lee Anderson, redator da revista New Yorker e correspondente em zonas de guerra. “O jornalismo que surge do caos” abordará como o jornalismo tem se transformado nos últimos anos, reflexão que permeará os dez dias de festival. Todas as mesas serão transmitidas pelo canal do Youtube e pela página de Facebook do Festival 3i.

Já os Diálogos são entrevistas com importantes pensadoras e pensadores do jornalismo do Brasil e do mundo. Estarão presentes Ailton Krenak, Eliane Brum, Rosane Borges e Fabiana Moraes.

Por último, os Painéis trarão relatos e vivências no jornalismo independente de todos os cantos do país para partilhar e trocar sobre diversos temas. Esse formato dará a possibilidade do público participar da conversa e interagir diretamente com os convidados. Os inscritos no evento receberão um link para se unir às discussões através de salas do Zoom. Entre os temas que serão debatidos estão a reportagem freelancer, a descentralização da mídia e o papel do ensino para um jornalismo inovador. 

Tudo foi planejado e desenvolvido pela Ajor, com a ajuda do conselho diretivo e de todas as associadas. O Festival também convidou Joana Suarez, jornalista há 12 anos, repórter independente, com trabalhos nacionais e internacionais, para ser consultora do evento e auxiliar na curadoria geral.