Caminhos da sustentabilidade: papo com financiadores de projetos jornalísticos
Não dá para fugir: o jornalismo digital e independente precisa pensar em dinheiro para sobreviver e aumentar ainda mais seu alcance. Além da crise na indústria de mídia, veículos nordestinos precisam também superar entraves históricos de concentração de renda no centro-sul do país. Afinal, como atrair, conquistar e manter investidores? Quais são os caminhos para que o meu negócio possa ganhar mais visibilidade e relevância na hora de pedir financiamento?para a cobertura local, de nicho?
Esta mesa é para você, empreendedor, que está precisando entender mais sobre como diversificar fontes de receitas, ser contemplado com financiamento de organizações nacionais e internacionais e projetar seu negócio para fora do seu estado rumo à sustentabilidade financeira.
*Atenção: ocorre de maneira simultânea com a mesa “Como tirar uma ideia do papel e transformá-la numa iniciativa de jornalismo?”
Como tirar uma ideia do papel e transformá-la numa iniciativa de jornalismo?
O digital abriu muitas possibilidades para o surgimento de novas iniciativas de jornalismo. Mas colocar uma ideia em prática exige, além de criatividade, visão e estratégia.
Não há uma fórmula mágica para o sucesso, mas existem práticas que podem ajudar. Além de definir o tema ou nicho de atuação que sua organização quer cobrir, é preciso pensar bem em objetivos, missão, público-alvo, modelo de negócio...
Nesta mesa-oficina, pensada para estudantes e/ou para quem está começando a empreender, você conhece a história de empreendedores do jornalismo. Eles contam os desafios e as oportunidades para quem quer dar os primeiros passos.
*Atenção: ocorre de maneira simultânea com a mesa “Caminhos da sustentabilidade: papo com financiadores de projetos jornalísticos”
Pensando fora da caixa: como encontrar a sua audiência
As redes sociais mudaram completamente os hábitos de consumo de informação da população brasileira. Hoje, não dá mais para pensar em jornalismo sem levar em conta as plataformas digitais.
Na corrida para se aproximar de uma audiência conectada, o jornalismo inova em formatos e investe na formação e gestão de comunidades. Memes, trends, apelo à linguagem mais intimista e regional, vídeos na rede social queridinha dos jovens – no meio de tanta desinformação – também viraram ferramentas para fortalecer o jornalismo. Não há como negar: é tempo de pensar o novo para conquistar e fidelizar a sua audiência!
O 'ano do podcast' no Brasil finalmente chegou?
Você com certeza já decorou bordões, trilhas sonoras e já deve ter stalkeando algum apresentador no Twitter. Os podcasts chegaram para ficar no Brasil, que já é o 3º país do mundo que mais consome o formato.
Mas como as plataformas de streaming estão olhando para organizações de jornalismo que produzem podcasts? Quais são os formatos possíveis e os caminhos para conquistar novos ouvintes? É possível ter retorno financeiro pelo trabalho?
Esta mesa convida produtores de podcasts para um bate-papo sobre como conseguir se destacar no meio de tantos programas.