Mesa

O ‘ano do podcast’ no Brasil finalmente chegou?

Você com certeza já decorou bordões, trilhas sonoras e já deve ter stalkeando algum apresentador no Twitter. Os podcasts chegaram para ficar no Brasil, que já é o 3º país do mundo que mais consome o formato. 

Mas como as plataformas de streaming estão olhando para organizações de jornalismo que produzem podcasts? Quais são os formatos possíveis e os caminhos para conquistar novos ouvintes? É possível ter retorno financeiro pelo trabalho? 

Esta mesa convida produtores de podcasts para um bate-papo sobre como conseguir se destacar no meio de tantos programas.

Convidados

Caio Santos

Mediador Criador da produtora Griô Podcasts

Mestre em ciência política e especialista em conteúdo multiplataforma, criador da produtora Griô Podcasts e um dos vencedores só programa Sound Up Brasil do Spotify 2020-2021 com o podcast Raízes, lançado em Julho de 2022 e que ficou entre os mais ouvidos da plataforma durante as semanas de estreia em sua primeira temporada. Apaixonado por contar histórias.

Aldenora Cavalcante

Cofundadora Malamanhadas Podcasts

É jornalista, podcaster e pesquisadora. Trabalha com jornalismo focado em cultura, direitos humanos e questões de gênero. Atualmente escreve na revista Revestrés e é co-fundadora do Malamanhadas Podcast, além de produzir outros podcasts no Nordeste. Pesquisa mulheres negras na podosfera brasileira. Jornalista (UFPI) e mestra em Ciências da Comunicação (UPORTO-Portugal).

Luan Alencar

Editor e apresentador Budejo Podcast

Editor e apresentador do Budejo. Editor na Maremoto Podcasts, onde trabalhou para marcas como Globo, B9, Bradesco e ESPM. Editou para a Folha de São Paulo séries como Folha na Sala e Cabo Eleitoral. Editou para o repórter Chico Felitti os podcasts Além do Meme, A Mulher da Casa Abandonada e O Ateliê. Trabalhou com Ivan Mizanzuk na edição do Caso Evandro, Altamira e Caso Leandro Bossi.

Celso Ishigami

Cocriador do Podcast 45 Minutos

Empreendedor, podcaster e formado em jornalismo pela Católica (Unicap) em 2007. Entre 2006 e 2015, trabalhou em algumas das principais redações do mercado pernambucano: Jornal do Commercio (2006-2007), rádio Transamérica (2007-2010) e Diario de Pernambuco (2010 – 2015). No período, participou de projetos na TV Tribuna (Tá na Rede) e na TV Clube (PE no Ar). Cobriu alguns dos principais eventos esportivos do país, como a Copa do Mundo (2014), Copa das Confederações (2013), UFC Rio (2011) e Fortaleza (2014). Em 2014, participou da criação do Podcast 45 Minutos, que atualmente conta com 25 profissionais envolvidos – distribuídos entre Pernambuco, Bahia e Ceará – participando dos diversos estágios da produção de conteúdo digital sob demanda. Também é sócio na Córtex – agência de mídias sociais e marketing digital e produção de Eventos Esportivos. Entre setembro de 2017 e maio de 2018, foi superintendente de comunicação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Entre maio e novembro de 2018, planejou e coordenou a campanha nas redes sociais do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), reeleito naquele pleito para o segundo mandato.

Inês Aparecida

Produtora As Cunhãs Podcast

Atualmente no As Cunhãs, podcast de política, no ar desde 2020, com episódios semanais nos tocadores de podcast e no YouTube, Inês Aparecida é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Desenvolvimento e Relações Internacionais na Universidade de Havana (Cuba), concursada do Tribunal de Contas do Ceará, aposentada como Coordenadora de Comunicação. Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará (repórter e depois Chefe de Redação); O POVO, (repórter e depois editora de Política) e Diário do Nordeste ( redatora da coluna Comunicado). Correspondente do jornal O GLOBO no Ceará. Atuou como debatedora na TVC ; e em emissoras de rádio como Verdes Mares (debate), Metropolitana (era uma inserção diária de 5 minutos) e rádio Assunção (programa sobre política).Fez assessorias de campanhas políticas, de uma prefeitura, de parlamentares e instituições como Ministério do Trabalho (na superintendência do Ceará) e na UFC.

Patrocínio

19 - 19 nov

Festival 3i Nordeste, Recife

Pular para o conteúdo