Fazer parte de uma rede de comunicadores é muitas vezes o que dá suporte para que jornalistas hiperlocais estruturem seu trabalho, acessem formação profissional complementar e ampliem a difusão de seus conteúdos. Nesse encontro pré-evento, reunimos representantes de redes de jornalistas para compartilharem suas experiências e ampliarem seus contatos.
Participants
Sanara Maria dos Santos Araujo
Nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha. Sanara Santos é Jornalista, Diretora de fotografia e coordenadora de processos formativos, para jornalistas e redações que atuam de formas locais e periféricas no Laboratório Enois. Ela acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.
Luene Karipuna
É indígena do povo Karipuna, graduanda no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes “Língua, Cultura, Identidade e Educação”. Integra a Rede de Jovens Comunicadores Indígenas da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Coordena a comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP).
Claudia Ferraz
Faz parte do povo Wanano, é uma das comunicadoras indígenas da Rede Wayuri e responsável pela produção e edição do Podcast Wayuri, e também locutora do programa de rádio Papo da Maloca. Faz parte da Rede Wayuri desde o início quando foi formada em 2017.
Emilio Azevedo
Jornalista, de São Luís do Maranhão. Também é autor dos livros: Havana, dezembro de 1999; O caso do Convento das Mercês; Uma subversiva no fio da história.
Foi um dos fundadores do Jornal Vias de Fato, integrando sua coordenação, ao longo dos nove anos de existência da publicação (2009 – 2018).
É cofundador da Agência Tambor e, desde a fundação do projeto, integra sua coordenação.
Jefferson Barbosa
Jornalista brasileiro especializado em comunicação popular com foco na juventude negra e periférica, direitos humanos e movimento negro. Fundador dos coletivos PerifaConnection e Voz da Baixada, além de integrar a Coalizão Negra por Direitos, foi produtor de reportagem da TV Globo e integrou o conselho consultivo da Agência Lupa. Colabora com veículos como NEXO, Folha de S. Paulo, Meia Hora, Quatro cinco um e revista serrote.
Formado em Comunicação Social pela PUC-Rio