Organizações de jornalismo têm surgido no nordeste brasileiro motivadas a visibilizar histórias, vozes e informar comunidades não pautadas pela mídia tradicional. Com a perspectiva de pautar os olhares da região para si e para o Brasil, essas organizações partem de suas comunidades e audiências locais e hiperlocais, ampliam sua abrangência e desafiam os fazeres do jornalismo centrados nas práticas do sudeste e grandes cidades.
Participants
Larissa Carvalho Primo
Jornalista graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É fundadora e editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021) e foi Coordenadora de Jornalismo na TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2023. Soma experiências internacionais na Argentina, África do Sul e Estados Unidos.
Jefferson Santos Borges
Jefferson Borges nasceu no bairro do Nordeste de Amaralina, maior complexo de favelas de Salvador/Ba. É cria da ONG Cipó Comunicação Interativa/ Oi Kabum, formado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela UNICEUSA. Fundador e diretor geral do portal comunitário NORDESTeuSOU, filial do Voz das Comunidades na Bahia. Atua como comunicador comunitário e é diretor do programa atitude da Bahia FM, primeiro programa de rádio na Bahia focado 100% na periferia e agora está ampliando a frente comunitária de comunicação nas favelas de Salvador com a criação de mais três portais comunitários.
Maristela Crispim
Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, recebeu mais de 50 prêmios, como o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional / Grande Prêmio; Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa (CNBB); e Prêmio SIP – Derechos Humanos y Servicio a la Comunidad. É fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste e integra a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e o conselho da Ajor.
Gabrielle Vilas Boas Nunes e Guido
Graduada em Produção em Comunicação e Cultura pela na Universidade Federal da Bahia. Está se especializando em Educação Digital pela Universidade Estadual da Bahia. É sócia da teia! empresa que atua com projetos culturais de impacto social, é cofundadora da Entre Becos, plataforma de comunicação promove reportagens a partir das perspectivas das periferias de Salvador. Foi correspondente da Agência Mural de Jornalismo nas Periferias em Salvador (2020-2021).