Festival 3i amplia acessibilidade em sua primeira edição virtual

Uma mulher cadeirante é entrevistada por dois jornalistas. A mulher usa um vestido verde com detlalhes em laranja. No primeiro plano, vemos dois jornalistas, um homem e uma mulher. Ele veste uma camisa pólo zonza escuro e euma uma blusa vermelha de manga comprida. No meio da imagem, há um tripé com uma câmera que está gravando a mulher. O cenário é um pátio com grama entre prédios bege claros.

Evento organizou treinamento com toda a produção encabeçado pela Eficientes 

Com o objetivo de ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no Festival 3i 2022, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) implementou uma série de ações de acessibilidade na estrutura do site e na programação do evento. Para isso, a organização contou com a consultoria da Eficientes, iniciativa associada especializada na produção de informação  acessível e de qualidade para PCDs. 

Todas as mesas, diálogos e painéis ao longo dos dez dias de evento contarão com intérpretes de Libras, Língua Brasileira de Sinais. Além disso, os convidados participaram de um treinamento sobre como adaptar suas apresentações e falas para um formato mais inclusivo durante o festival. 

De acordo com o IBGE, existem 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (Nº 13.146) exige que todos os sites, públicos e privados, tenham esforços de acessibilidade, porém menos de 1% deles seguem essa regra no país. 

Para tentar driblar este dado, foram implementadas no site do festival 3i ferramentas de tradução por libras para pessoas surdas e de adaptação visual dos conteúdos para pessoas com baixa visão, como a opção para o usuário aumentar o tamanho das letras ou mudar o contraste nas páginas da plataforma, por exemplo. Além disso, houve a inclusão de descrições alternativas dos avatares de todos os convidados. 

“É um assunto de grande relevância, mas que não é muito debatido na sociedade Nós aqui no Eficientes acreditamos que a informação é necessária para que as pessoas possam ter acesso a direitos, lazer, saúde, educação, mercado de trabalho e entre outros assuntos”, explica Larissa Pontes,  cofundadora da Eficientes.

Ela é uma das responsáveis pela oficina “Acessibilidade na produção de conteúdo e eventos”, realizada nesta quinta (10) com todos os profissionais que vão participar do Festival 3i 2022. “Nós preparamos o conteúdo com muito cuidado para que todos possam entender como funciona e possa colocar na prática”, completa. Acesse aqui o documento completo com a apresentação.

Texto por Victor Oliveira Moura

Pular para o conteúdo