Jaime Abello: “É necessário apostar na diversidade e no pluralismo”

Natalia Viana, presidente da Ajor, e o keynote speaker do Festival 3i 2023, Jaime Abello Banfi, diretor geral da Fundação Gabo. Foto: Any Duarte, @aquelaany

Cofundador da Fundação Gabo foi o keynote speaker da 4ª edição nacional do Festival 3i

O Festival 3i 2023 começou oficialmente nesta sexta (5) com a palestra de abertura do keynote speaker Jaime Abello Banfi, e mediação de Natalia Viana, cofundadora da Agência Pública e presidente da Ajor. Com mais de 70 palestrantes e 35 diferentes atividades, o evento recebe estudantes, pesquisadores, empreendedores e entusiastas do jornalismo entre os dias 5 e 7 de maio na Casa da Glória, Rio de Janeiro.

Abello atua há mais de 20 anos como diretor geral da Fundação Gabriel García Márquez, uma das principais organizações de fomento ao jornalismo ibero-americano e responsável pelo Prêmio Gabo, concurso que reconhece, desde 2013, as melhores produções jornalísticas da região.

Em sua fala, o jornalista prestou uma homenagem à instituição que ajudou a fundar ao lado do escritor colombiano e Nobel de Literatura. Criada em 1994, a antiga FNPI (Fundación para un Nuevo Periodismo) e atual Fundação Gabo foi pioneira na oferta de oficinas de formação sobre o uso da internet nas redações. 

O primeiro treinamento realizado, em 1995, foi apresentado por Rosental Calmon Alves, fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e um dos idealizadores da Ajor (Associação de Jornalismo Digital). 

“Mais de 25 anos depois, muitas coisas mudaram no jornalismo, mas outras permanecem. Em um cenário complexo, coexistem velhos e novos atores midiáticos, mas não podemos negar que a tecnologia mudou completamente o setor”, afirma Abello. 

O jornalista comparou a insegurança política que pairava na América Latina no final do século passado, após décadas de ditaduras militares, com o atual cenário de fragmentação política e comunicacional que impacta a região. Sobre o problema urgente da desinformação, defendeu a responsabilização das grandes plataformas e o estímulo a uma  “cidadania digital ativa e prudente”. 

Abello também destacou os resultados do “El Hormiguero”, pesquisa realizada pela Fundação Gabo com mais de 1500 meios nativos digitais em 12 países latino-americanos, e que agora está disponível em português. Segundo ele, o generalismo deu espaço à especialização e a um jornalismo mais plural, que dá protagonismo a grupos antes marginalizados, como mulheres e comunidades fora dos grandes centros urbanos: “Nesse novo jornalismo, é necessário apostar na diversidade e no pluralismo”, afirma.

O debate sobre a sustentabilidade do jornalismo também teve espaço em sua fala. O comunicador destacou a necessidade de políticas públicas éticas e transparentes para apoiar o jornalismo latino-americano. 

A palestra está disponível na íntegra no Youtube do Festival 3i: 

Pular para o conteúdo