Workshop: Iniciação à reportagem investigativa

18 de October de 2019 · 14:00 - 17:00

A premiada jornalista Elvira Lobato vai revisar algumas das suas reportagens mais relevantes mostrando como foi feito o passo a passo da investigação. 

Participants

Elvira Lobato

Repórter

Jornalista, formada pela UFRJ, atuou na imprensa escrita por 39 anos, 27 deles na “Folha de S. Paulo”, onde fez parte do núcleo de repórteres especiais de 1992 a 2011, quando se aposentou do jornalismo diário para se dedicar a projetos pessoais. Recebeu, entre outros, o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2008, pela reportagem sobre o patrimônio dos dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus. Em janeiro de 2016, publicou a reportagem “TVs da Amazônia Legal-Realidade que o Brasil Desconhece”. É co-fundadora do projeto multimídia Mulheres 50+.

Natalia Viana

Agência Pública

Natalia Viana é co-diretora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora de quatro livros sobre violações direitos humanos: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, incluindo o Prêmio Troféu Mulher Imprensa, Comunique-se, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Gabriel García Márquez. Hoje integra o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.