Mesa

O trabalho do jornalista: vazamentos, prospecção de dados e tecnologia

Boas práticas do jornalismo investigativo dos novos tempos e como o jornalista pode tirar delas histórias de impacto

Convidados

Natalia Viana

Mediador Cofundadora e diretora executiva da Agência Pública

Natalia Viana é cofundadora e diretora executiva da Agência Pública. É autora e coautora de cinco livros: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013) e Dano Colateral, sobre o retorno dos militares à política (Objetiva, 2021). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020/2022), o prêmio Comunique-se (2016/2017), o Prêmio Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013), prêmio Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos.

Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.

Natalia foi bolsista da Fundação Nieman, em Harvard, em 2021/2022 foi membro do Conselho assessor do Centro para a Integridade de Mídia da OEA.

Marcel Gomes

Participante Repórter Brasil

Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

Glenn Greenwald

Participante The Intercept Brasil

Cofundador do The Intercept Brasil. É jornalista, advogado constitucionalista e autor. Por conta de suas reportagens sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional – EUA), recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Pulitzer de 2014 na categoria Serviço Público. A revista Foreign Policy o indicou como um dos 100 principais pensadores globais de 2013.

Giannina Segnini

Participante Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York)

Diretora do Mestrado em Jornalismo de Dados na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York. Ela também lidera o Columbia Journalism Investigations, uma equipe de pós-graduandos que investigam histórias colaborativas transfronteiriças usando dados. Segnini é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) desde 2007 e conselheira da iniciativa desde 2015. É membro do júri do Prêmio Gabriel Garcia Marques, entre outros prêmios.

Patrocínio

Pular para o conteúdo