Nova newsletter da Ajor, ‘Brasis’ traz uma curadoria diária de notícias pelas lentes do jornalismo digital brasileiro

Produto nasce com o objetivo de apresentar perspectivas inovadoras e diversas do noticiário e dar visibilidade ao conteúdo produzido pelas associadas 

Na semana em que alcança a marca de 100 organizações associadas, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) lança sua primeira newsletter aberta de curadoria de notícias: a ‘Brasis’.  O produto surgiu pelo desejo de dar mais visibilidade ao conteúdo produzido pelas iniciativas de jornalismo digital espalhadas por todo o país.

A partir da produção de veículos de diferentes regiões, linhas editoriais e formatos, sempre de iniciativas associadas à Ajor, a Brasis oferece uma leitura mais abrangente do Brasil, complementando a pauta estabelecida por veículos tradicionais, trazendo ao leitor perspectivas inovadoras do noticiário e contando histórias de grande impacto local. 

A newsletter será disparada na plataforma Substack. Inscreva-se em: https://brasis.ajor.org.br/

“Assim como o Festival 3i, a Brasis é um complemento ao trabalho que a Ajor já está fazendo de fortalecimento de veículos diversos, locais e de nicho. O jornalismo digital brasileiro é responsável por fiscalizar poderes em regiões e comunidades sub-representadas, muitas vezes pautando a grande imprensa. Esperamos que esta newsletter contribua para um ambiente informativo mais plural no país”, afirma Natalia Viana, presidente da Ajor. 

A editora responsável pela newsletter é Audrey Furlaneto, escritora e jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações, como Folha de S.Paulo e O Globo. Completa a equipe Tainah Ramos, assistente de comunicação da Ajor e que apoiará no trabalho de curadoria e montagem do material antes do envio. 

“Somos diariamente bombardeados por informações que, muitas vezes, refletem a visão dos poderosos sobre o que acontece no Brasil. A Brasis chega para mostrar outras faces do jornalismo digital no país, um ecossistema que está contribuindo intimamente para o combate à desinformação e a defesa de grupos e territórios invisibilizados”, afirma Furlaneto. 

Diária e gratuita, a newsletter será disparada todos os dias pela manhã,  exceto em feriados e finais de semana. O produto está organizado em editoriais fixas (Política, Cultura, Meio ambiente, Outras histórias, Investigação, Podcast) e rotativas (Direitos Humanos, Raça e gênero, Checagem, Tecnologia, Esporte), que aparecem em dias alternados durante a semana.

A ideia é abranger conteúdos de diferentes áreas para que o leitor possa conhecer e se aprofundar em novos recortes temáticos. O formato da Brasis segue o padrão de outras newsletters de curadoria: de leitura rápida, o boletim traz resumos das histórias mais importantes do dia, sempre dando protagonismo às organizações responsáveis pelas investigações. 

Pular para o conteúdo