Karen De La Hoz
Responsável de Produto e Líder de IA
Product Owner em La Silla Vacía, lidera o AI Lab, que faz protótipos e implementa fluxos de trabalho de IA generativa na redação. Com 15 anos de experiência na interseção entre jornalismo e tecnologia, liderou projetos de audiência, SEO, monetização e produto, além de trabalhar com a Fundação Gabo e a Google News Initiative. Autora do blog “Noches de Media”, decifra o impacto da IA no jornalismo.
Ana Paula Valacco
Gerente de Programa e Líder de Engajamento na JournalismAI
Ana Paula Valacco é gerente de programa e líder de engajamento na JournalismAI, uma iniciativa do Polis na London School of Economics (LSE). É mestre em Jornalismo pela Cardiff University e bacharel em Ciência Política. Trabalhou anteriormente no Google Argentina, no Chequeado e na SembraMedia, onde liderou o Global Project Oasis e atua como embaixadora da iniciativa na Argentina.
Juan Pablo Marín Díaz
CEO no Datasketch
Juan Pablo Marín Díaz é cientista de dados e fundador da Datasketch, que cria ferramentas de IA para ajudar jornalistas a trabalhar com dados sem necessidade de habilidades em programação. Suas visualizações e plataformas no-code democratizam o jornalismo de dados, tornando análises avançadas acessíveis a pequenas redações.
Juliana Proserpio
Fundadora e Chief Designer da ECHOS
Fundadora e Chief Designer da ECHOS, um laboratório global de futuros desejáveis, e da Echos School, escola que transforma inovação em prática. Há mais de uma década, lidera a criação de ecossistemas de inovação no Brasil e na Ásia-Pacífico, unindo design, estratégia e impacto social.
Foi responsável pela criação do primeiro Design Accelerator da Google News Initiative na Ásia-Pacífico e pela condução dos GNI Startups Labs na APAC e no Brasil, acelerando mais de 70 organizações jornalísticas. Também liderou projetos estratégicos com o governo de Victoria (visão de futuro 2049 com a WorkSafe) e do Departamento de Habitação de NSW, na Austrália.
Nos últimos anos, Juliana tem se dedicado à orquestração da inteligência artificial, desenvolvendo metodologias que integram agentes inteligentes aos processos de decisão, inovação e cultura organizacional.
Como palestrante, já esteve em palcos como o Global Innovation Summit (Califórnia), TEDxMaua (São Paulo), What Design Can Do (São Paulo), Sydney Design Festival, Pause Fest (Melbourne) e Global Design Thinking Alliance (Berlin).
Rodrigo Alves
Autor do podcast Vida de Jornalista
Jornalista há 27 anos, com passagens por jornal impresso, internet e televisão. Autor dos podcasts Vida de Jornalista e Como Cobrir (Ajor), diretor e roteirista dos podcasts Tramas Coloniais e Rio Memórias. Desde 2021 se dedica à produção de podcasts narrativos jornalísticos e à Oficina de Narrativa em Áudio.
Ana Paula Morales
Cofundadora da Agência Bori
Ana Paula Morales é pesquisadora e jornalista de ciência. É c0-fundadora e diretora da Agência Bori, que conecta a ciência nacional com a imprensa de todo o país. Biomédica com mestrado em Farmacologia, ambos pela Unifesp, e especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp. Pesquisadora associada do Labjor/Unicamp, onde conduziu pesquisas sobre percepção pública da ciência e ministrou disciplinas na pós-graduação. Foi editora executiva da revista Ciência&Cultura, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). É fellow da rede internacional Ashoka de empreendedores sociais.
Sabine Righetti
Cofundadora da Agência Bori e pesquisadora do Labjor-Unicamp
Jornalista, pesquisadora e professora no Labjor-Unicamp, é co-fundadora da Agência Bori.
Ana Soffietto
Diretora de Programa para a América Latina no MDIF
Ana Soffietto é responsável pelo portfólio do MDIF (Media Development Investment Fund) na América Latina, fortalecendo relações dentro do ecossistema de mídia na região e desenvolvendo iniciativas estratégicas. Antes de ingressar na MDIF, foi Head de Produto no Grupo Octubre, uma das maiores empresas de mídia da Argentina, onde liderou a estratégia de produto e pesquisa de audiência, além de fundar o primeiro time interativo e de dados da empresa. Ana também atuou como consultora e mentora em mídia, tecnologia e desenvolvimento de audiência para programas como GNI Startups Lab Hispanoamérica do Google e Sembramedia, Product Immersion for Small Newsrooms da CUNY, e Impulso Local do Meta, Adepa e Dosunos.
Luciana Cardoso
Consultora de Negócios de Mídia no MDIF
Luciana começou sua carreira na IBM, atuando na área de Gerenciamento de Projetos para a América Latina, antes de se tornar Chief Product Officer do Estadão, um dos principais jornais do Brasil, onde liderou a transformação digital da empresa. Em seguida, ingressou no Quartz como Gerente Sênior de Produto, conduzindo iniciativas importantes que aumentaram a audiência e lançaram um podcast de sucesso. Após atuar como Diretora de Produto e Dados no Grupo Bandeirantes, passou a exercer o cargo de Consultora de Negócios de Mídia na MDIF. Luciana também foi Vice-Presidente do Conselho Executivo da News Product Alliance.
Mariana Filgueiras
Jornalista e professora da UFF
Mariana Filgueiras é jornalista cultural, roteirista e pesquisadora. Tem passagens pelo Greg News (HBO), O Globo, TV Globo, Jornal do Brasil, e faz colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de S. Paulo. Tem quatro prêmios de jornalismo – um deles virou o filme "De você fiz meu samba" (Conspiração Filmes, 2022). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Literatura Brasileira (UFF), é autora de "O avesso do bordado: uma biografia de Marco Nanini" (Companhia das Letras, 2023) e prepara seu segundo livro, "O vôo da mulher arara" a ser lançado pela Companhia das Letras em 2026.
Maickson Serrão
Jornalista e contador de histórias
Maickson é do povo tupinambá, natural de Boim na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns. Jornalista, mestre em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas e Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. Criador do Podcast Pavulagem que retrata as histórias dos Seres Encantados da floresta amazônica a partir de vozes de ribeirinhos e indígenas. Através do Pavulagem, Maickson contribui para o fortalecimento, perpetuação e amplificação da cultura da contação de histórias na região. O Pavulagem tem duas temporadas e é o Podcast mais ouvido no norte do Brasil. Além disso, Maickson atua como jornalista independente e criação de conteúdos para as redes sociais.
Daniela Arrais
Jornalista, sócia da @contente.vc
Daniela Arrais é uma das mães do Martin. É escritora. Seu livro de estreia, "Para todas as mulheres que não têm coragem", foi lançado em outubro de 2024 pelo selo Best Seller, da Editora Record.
Também é jornalista e é uma das criadoras da Contente (@contente.vc), veículo baseado em dados que pauta e aprofunda, em comunidade, conversas contemporâneas, atingindo milhões de pessoas a cada mês.
Fundou, em 2021, o Coletivo Dupla Maternidade, que reúne mais de 1.300 pessoas de todo o Brasil em espaços de acolhimento e representatividade.
É professora de escrita criativa na Cesar School, de Pernambuco.
Victor Moura
Fundador do Redes do Beberibe
Jornalista pela UFPE. Fundador do coletivo Redes do Beberibe, que atua em periferias de Recife e Olinda. Tem mais de 3 mil quilômetros de reportagens feitas de bicicleta pelo Nordeste. Autor do livro-reportagem “Ciclo Histórias pelo Recife”. Coordenador do curta-documentário “O plástico preto e as casas sob risco em Água Fria”, que fala sobre a luta por moradia segura no bairro onde cresceu.
Daniel Nardin
Fundador e diretor do Amazônia Vox
Jornalista pela UFPA e mestre em comunicação pela UnB. Bolsista do International Center for Journalists (ICFJ), membro da Oxford Climate Journalism Network e instrutor da Solutions Journalism Network. Tem 20 anos de experiência em jornalismo e comunicação na Amazônia, atuando em redações e na área pública e privada. Fundou e lidera o projeto Amazônia Vox, que produz jornalismo de soluções e cria um banco de fontes e de jornalistas freelancers da Amazônia. É vencedor do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024 e do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024.
Guilherme Amado
Publisher do Amado Mundo e colunista do Platô
Publisher do Amado Mundo e colunista do Platô, Guilherme Amado é autor de "Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos" e escreve atualmente a biografia de Gal Costa, ambos pela Companhia das Letras. Passou por O Globo, Época e Veja. Recebeu os prêmios Esso, Tim Lopes e Comunique-se. É membro do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) e JSK Fellow em Stanford. Foi vice-presidente da Abraji e integra o conselho da Global Investigative Journalism Network (GIJN).
Gilberto Scofield
Jornalista e doutorando da UFF
GILBERTO SCOFIELD JR. é coordenador de comunicação da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), jornalista e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Trabalha como executivo de contas na DC Comunicação e foi mentor de projetos digitais de jornalismo para Meta, Google e International Center for Journalists (ICFJ). Ajudou a consolidar como empresa a startup digital de combate à desinformação Lupa. Scofield é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da UFRJ e possui um MBA em Marketing Digital pela FGV. Tem 36 anos de carreira nas redações dos principais jornais do país, foi correspondente estrangeiro pelo jornal "O Globo"em Pequim, na China, e em Washington, D.C., nos EUA, além de ter trabalhado como executivo de comunicação para o Palácio do Planalto, ANCINE e Máquina, Cohn & Wolfe. É autor dos livros “Pós-verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas”, coletânea de artigos sobre desinformação, e “Um brasileiro na China”.
Ester Borges
Head of Program da Momentum - Journalism and Tech Task Force
Head of Program na Momentum – Journalism and Tech Task Force. Bacharela em Relações Internacionais e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (IRI-USP). Atualmente, lidera projetos que investigam os impactos da digitalização na sustentabilidade do jornalismo e na democracia.
Stephanie Lima
Coordenadora de pesquisa do Internetlab
Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Autora do livro "Juventude Negra e a revolução dos afetos". Atualmente, é Coordenadora de pesquisa no InternetLab onde desenvolve pesquisas no tema de raça, gênero, sexualidade, movimentos sociais e direitos digitais.
Tai Nalon
Diretora-executiva do Aos Fatos
Tai Nalon é jornalista, fundadora e diretora executiva do Aos Fatos, organização dedicada à checagem de fatos e ao combate à desinformação no Brasil. O site, reconhecido e premiado por desenvolver ferramentas inovadoras como o bot Fátima, o transcritor automático Escriba e o Radar Aos Fatos, além de aplicações éticas de inteligência artificial para monitorar desinformação, completa 10 anos em 2025. À frente do Aos Fatos, Tai recebeu prêmios como Gabriel García Márquez, Digital Media Awards e Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, e foi finalista do Sigma e do Online Journalism Award. Integrou o conselho fundador da Ajor (Associação de Jornalismo Digital). Graduada pela Uerj, trabalhou como repórter e redatora de política e administração pública na Folha de S.Paulo.
Audrey Furlaneto
Jornalista e editora da Brasis
Jornalista e escritora, iniciou a trajetória em 2006 pela Folha de S.Paulo, onde foi repórter da coluna Mônica Bergamo, da editoria Ilustrada e da sucursal do Rio de Janeiro, além de colunista de televisão. Também foi repórter do jornal O Globo e colaboradora de veículos como revista piauí, Valor, Época, entre outros. Atuou como editora de cultura e comportamento na fundação do Canal Meio e como editora-assistente no portal Hysteria. É autora de "Marielle – Uma Biografia", audiobook da Storytel.
Liz Nóbrega
Coordenadora de comunicação estratégica e inovação do Aláfia Lab
Coordenadora de Comunicação Estratégica e Inovação no Aláfia Lab e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisa os impactos da plataformização na sustentabilidade do jornalismo, além de outros temas com foco em comunicação, plataformas digitais e desinformação.
Anderson Meneses
Diretor de negócios e tecnologia da Agência Mural
Cofundador e diretor de negócios e tecnologia na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Tenho trabalhado com experimentações que cruzam jornalismo local, inovação e sustentabilidade financeira.
Sou participante do programa Saberes, da Rede Comuá, com a pesquisa “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo”, e integro a Rede Potências Periféricas.
Cria de Pirituba, na Zona Noroeste de São Paulo, me formei em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuei por sete anos como sócio da Catraca Livre, onde liderei as estratégias de mídias sociais do portal.
Elaine Silva
Sócia e diretora da Alma Preta
Possui formação em Administração de empresas e Gestão Financeira na UNIESP e Anhembi Morumbi, é responsável pela análise, gestão, controle contábil, planejamento estratégico de negócios, desenvolvimentos institucional e captação de recursos para organizações e empresas. Sócia Diretora na Agência de Notícias Alma Preta Jornalismo, fundadora da Black Adnetwork, fundadora da EMS Consultoria, co-fundadora do Instituto Fala. Conselheira titular CNPIR, Titular do Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Negra Viva. Conselheira consultiva Tornavoz, Sleeping Giants, Viração Educomunicação, Instituto Marielle Franco.
Midiã Noelle
Diretora do Instituto Commbne
Midiã Noelle é jornalista, mestra em Cultura e Sociedade (UFBA) e fundadora do Instituto Commbne. Atuou na ONU, em organizações do movimento negro e na gestão pública. Foi colunista do Jornal Correio e consultora da Unesco na redação do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial. Dá cursos sobre comunicação estratégica e relações raciais.
Solon Neto
Cofundador e diretor de comunicação da agência Alma Preta Jornalismo
Cofundador e diretor de comunicação da agência Alma Preta Jornalismo; mestre e jornalista formado pela UNESP; ex-correspondente da agência internacional Sputnik News.
Luciane Leopoldo Belin
Pesquisadora pós-doutoranda do NetLab/UFRJ
Pesquisadora associada de pós-doutorado do NetLab UFRJ. Jornalista e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa comunicação, redes sociais online e ativismo digital em interface com direitos das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, feminismo e misoginia
Marie Santini
Diretora e Pesquisadora do Netlab-UFRJ
R. Marie Santini é professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É fundadora e diretora do NetLab - Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O NetLab desenvolve pesquisas sobre o fenômeno da desinformação digital e suas consequências sociais para embasar políticas públicas que promovam ética em governança, transparencia e integridade das mídias digitais no Brasil. Marie é pesquisadora da Rede Europeia de Excelência VOX-Pol; membro do International Observatory on Information and Democracy (OID) e pesquisadora do Comitê Científico do International Panel on the Information Environment (IPIE).
Mariana Clarissa
Vice-presidente do Instituto Eficientes
Mariana Clarissa é vice-presidente do Instituto Eficientes. Jornalista mestre em Indústrias Criativas e especialista em Acessibilidade Comunicacional. Foi repórter nos jornais Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, G1 Pernambuco e Revista Algo Mais. Fundadora da Lume Acessibilidade, iniciativa de produção de conteúdos e projetos acessíveis que nasce do projeto Acessibilidade Jornalística: um problema que ninguém vê, vencedora do Innovation Challenge do GNI em 2021. Também gerencia a equipe de comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.
Alejandro Valdez Sanabria
Designer de Produto e cofundador de El Surti
Alejandro Valdez Sanabria é designer de produto e cofundador do El Surti, um veículo de jornalismo visual que fortalece comunidades ao criar informações acessíveis para estimular o engajamento cívico. Com o El Surti, ele recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Gabo de Inovação. É membro da Society for News Design e fellow de inovação do JournalismAI no Polis, da London School of Economics. Regularmente, atua como mentor de redações em toda a América Latina e é professor convidado em universidades e programas do setor.
Valeria Cortes Bernal
Jornalista na La Pulla - El Espectador
Comecei a trabalhar como jornalista no El Espectador em 2018, o jornal mais antigo da Colômbia. Antes, cobria economia e tecnologia, e hoje sou uma das roteiristas de La Pulla, um canal no YouTube que explica política em uma linguagem simples e satírica. Atualmente, temos mais de um milhão de inscritos no YouTube, 713 mil seguidores no Instagram e 374 mil no TikTok. No ano passado, ganhamos pela segunda vez consecutiva o Prêmio Simón Bolívar - o mais prestigioso do jornalismo colombiano - por um dos nossos vídeos. Também cocriei o podcast La Celda (“A Cela”), em ue contamos histórias de pessoas que cumprem pena em prisões colombianas. Esse projeto me permitiu participar do programa Emerging Leaders do ICFJ, em 2022.
Marina Loureiro
Coordenadora de projetos no NetLab UFRJ
Coordenadora de projetos no NetLab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ) e bacharel em Comunicação Social (UFRJ). Possui experiência de pesquisa nas áreas de Comunicação, com ênfase em Desinformação Socioambiental.
Fernando Paiva
Diretor geral do Mobile Time
Fernando Paiva é jornalista com 25 anos de experiência em cobertura de tecnologia e economia. É diretor geral do Mobile Time, coordenador das pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box e curador dos eventos Fórum de Operadoras Inovadoras, MobiXD, MPN Forum, Super Bots Experience e MobiMeeting.
Victor Terra
Analista de educação e repórter da Lupa
Analista, produtor de conteúdo e repórter de Educação na Lupa. Jornalista e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, atualmente é graduando em psicologia pela Universidade Veiga de Almeida. É autor do livro “Sou Visto, Logo Existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram”, pela Editora UFMG (2021).
FêCris Vasconcellos
FêCris Vasconcellos - Gerente de Produtos de IA na Vibra Digital - Grupo Bandeirantes
É jornalista. Tem doutorado em Comunicação Social pela PUCRS e pela Universidade Católica Portuguesa, onde estudou as crises do jornalismo no contexto digital. Tem experiência em digital, impresso, rádio e televisão, além de ter sido professora de Jornalismo na PUCRS em disciplinas de cultura digital, jornalismo online, podcast e outros. Foi editora digital no jornal Zero Hora, gerente de produto no Matinal Jornalismo e coordenadora de produto e audiência na Rádio Novelo. Hoje, atua como gerente de produtos com foco em IA na Vibra Digital, do Grupo Bandeirantes.
Thiago Medaglia
Diretor-executivo da Ambiental Media
Thiago Medaglia é jornalista, escritor e diretor-executivo da Ambiental. Ex-editor das revistas National Geographic Brasil e Terra, publicou reportagens em veículos como Folha, Estadão, Uol, Mongabay, InfoAmazonia e outros. É mestre em História da Ciência pela Universidade de Harvard (2022), foi pesquisador-convidado no Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT e é pós-graduado em Jornalismo Empreendedor pela City University de Nova York.
Gustavo Faleiros
Diretor de Investigações Ambientais do Pulitzer Center e cofundadador da InfoAmazonia
Gustavo Faleiros é diretor de investigações ambientais do Pulitzer Center. Em 2012, lançou a InfoAmazonia, plataforma digital que usa imagens de satélite e outros dados publicamente disponíveis para reportar sobre os nove países da floresta amazônica. Contribuiu também para publicações como Valor Econômico, The Guardian, Nature, Revista Piauí e Folha de São Paulo.
Gabriella da Costa
Pesquisadora do Pegabot/ ITS Rio
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em cultura digital pela Universidade Federal da Bahia e graduada em comunicação na Universidade de Brasília. Tem 14 anos de experiência profissional na área de comunicação, gerenciamento de projetos e consultoria com atuação em empresas, órgãos públicos e terceiro setor. Em destaque estão passagens no Engajamundo, Transparência Internacional, Ibmec e TCU. Como pesquisadora é vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), com pesquisas sobre IA, comunicação política e transparência. No ITS atua como pesquisadora na área de Democracia e tecnologia, em projetos como Pegabot.
Raquel Salgado
Diretora de operações do Brazil Journal
Jornalista com mestrado em Mídia, Liderança e Estratégia na Medill (Northwestern University). Atualmente, diretora de operações do site do Brazil Journal, foi sócia e diretora de negócio do Capital Reset por três anos. Entre 2016 e 2021 ocupou diversos cargos no JOTA (startup de jornalismo) e foi a responsável pela estruturação da área de crescimento da empresa. Antes disso, trabalhou por doze anos como repórter e editora, com passagens por Valor Econômico, Veja e Época Negócios.
Juliana Mori
Diretora editorial da InfoAmazonia
Juliana Mori é diretora editorial da InfoAmazonia, uma organização jornalística dedicada ao uso de dados e geojornalismo para reportar sobre questões ambientais na Amazônia nos nove países da região. Jornalista especializada em produções audiovisuais e visualização de dados geoespaciais, ela é cofundadora da InfoAmazonia e tem mais de uma década de experiência em jornalismo ambiental. Anteriormente, trabalhou como editora sênior na TV Globo e tem ampla experiência em gerenciamento de projetos, produção audiovisual, cartografia e visualização de dados. Juliana é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e tem mestrado em Arte Digital pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), em Barcelona.
Maria Eduarda Furtado
Jornalista e analista de mídias sociais da Revista Cenarium
Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas, apaixonada por Amazônia, esporte, direitos humanos e pautas indígenas. Atualmente, jornalista e analista de mídias na Cenarium.
Laís Martins
Repórter no Intercept Brasil
Laís Martins é jornalista formada pela PUC-SP e mestra em Comunicação Política pela Universidade de Amsterdam. Seu trabalho foca nos temas de tecnologia, direitos humanos e política e já publicou reportagens em veículos brasileiros e estrangeiros. Atualmente, é repórter no Intercept Brasil. Foi fellow do Pulitzer Center, com um projeto sobre como a política armamentista do governo Bolsonaro impactou mulheres brasileiras, e do Rest of World, investigando a intersecção entre trabalho e tecnologia na América Latina.
Hajira Maryam
Gerente de Mídia para Inteligência Artificial na Anistia Internacional
Eu trabalho como gerente de mídia na Anistia Internacional, com foco no impacto das tecnologias de Inteligência Artificial e nos danos aos direitos humanos.
Mariana Marques Rielli
Codiretora da Data Privacy Brasil
Codiretora da Data Privacy Brasil. Advogada graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Filosofia pela Universidade de Tilburg, na Holanda, atua desde 2014 no terceiro setor com temáticas de direitos humanos, direitos digitais, proteção e governança de dados. Atuou como assessora de pesquisa e advocacy no Centro de Referência Legal da ARTIGO 19 Brasil, foi consultora de pesquisa para a Alianza por la Libre Expresión e Información e integra a Data Privacy Brasil desde março de 2019. Na Data, foi líder do projeto Observatório da Privacidade e Proteção de Dados, coordenadora de projetos e coordenadora de desenvolvimento institucional.
Marília Moreira
Diretora Institucional no Instituto AzMina
Marília Moreira é jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, está como Diretora Institucional no Instituto AzMina, uma organização sem fins lucrativos que desde 2015 se dedica à promoção da igualdade de gênero no Brasil, através de projetos de comunicação, tecnologia e educação. Como jornalista, Marília acredita que informação de qualidade salva vidas. Por isso, defende a comunicação como um direito capaz de dar acesso à cidadania plena. Em 2023, se tornou uma liderança Rise Up no Brasil e, em 2024, passou a integrar a Vital Voices Network. Com uma década de experiência em jornalismo, Marília colaborou por anos para diversos veículos em sua cidade natal, Salvador: iBahia, Bahia Notícias e jornal Correio.
Sergio Spagnuolo
Diretor do Núcleo Jornalismo
Jornalista e diretor-executivo do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais.
Vitor Conceição
CEO do Meio
Cofundador e CEO do Meio. Empreendedor com 20 anos de experiência no mercado digital. Foi cofundador e diretor de tecnologia do Bolsa de Mulher. Trabalhou como executivo do Grupo Lorentzen e como diretor de tecnologia e inovação da FSB Comunicação. É pós-graduado em Liderança Organizacional pela Universidade de Oxford.
Cristiane Prizibisczki
Repórter especial do site ((o))eco
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina/UEL, former-fellow da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde estudou a comunicação das Mudanças Climáticas, e mestranda em Conservação da Biodiversidade pela ESCAS/IPÊ. Tem 18 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, política ambiental e mudanças climáticas. Cobre Conferências do Clima da ONU desde 2009. É repórter especial do site ((o))eco e apresentadora do podcast "Entrando no Clima".
Humberto Ribeiro
Cofundador do Sleeping Giants Brasil
Humberto Ribeiro é advogado, pós graduado em gestão de projetos pela USP, mestrando em Direito e Tecnologia pela UFMG. Co-fundador e diretor jurídico do Sleeping Giants Brasil, também é co-fundador da Teia de Criadores, uma agência social de comunicação sediada em Minas Gerais.
Marina Pita
Diretora de Liberdade de Expressão da SPDigi
Diretora de Liberdade de Expressão da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência do Brasil. Mestrado em andamento em Política Científica e Tecnológica na UNICAMP, graduação em comunicação social pela PUC-SP. Atuou como relações governamentais para entidades da sociedade civil no campo de direitos digitais e regulação de meios. Foi repórter de economia e tecnologias da informação e comunicação e telecomunicação por mais de uma década.
Lucas Reis
Presidente da ABMP
Doutor em Comunicação. Vice-Presidente de Operações do IAB Brasil. Presidente da ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário). Fundador da Zygon e da Trezion.
Sandra Martinelli
CEO da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes)
Brasileira, Mineira de Poços de Caldas.
Mãe de Antônia, casada com Mauricio Luperi.
Mais de 40 anos de experiência na área de Marketing.
CEO da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes e Membro do Executive Committee da WFA, desde setembro de 2014, eleita pela 11ª vez.
Mariama Correia
Editora e repórter da Agência Pública e Cofundadora da Cajueira
Editora e repórter na Agência Pública, idealizadora e cofundadora da Cajueira, curadoria de conteúdos da mídia independente do Nordeste, pesquisadora do Atlas da Notícia e conselheira editorial do O Joio e O Trigo.
Carolina Monteiro
Fundadora da Marco Zero Conteúdo
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), com especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010). Tem Mestrado (2012) e Doutorado (2018) em Design, também na UFPE. Atualmente, é professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, fundadora da Marco Zero Conteúdo e ex-presidente do Conselho Deliberativo e Executivo da Ajor (2023-2025).
Jonatan Rodríguez
Gerente de Programas para a América Latina do Pulitzer Center
Sociólogo com mestrado em Desenvolvimento Sustentável, atuando na interseção entre comunicação estratégica, jornalismo e campanhas. Gerente de programas experiente, com paixão por construir movimentos que impulsionem a ação coletiva em prol da justiça social e climática na América Latina. Atualmente, Jonatan lidera iniciativas de engajamento para a promoção de temas climáticos e ambientais no Pulitzer Center.
Raíssa França
Cofundadora da Eufêmea e Diretora de conteúdo
Jornalista formada pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT Alagoas) e atualmente pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Fundadora da Eufêmea, primeira agência de notícias com foco em conteúdo feminino de Alagoas para o Nordeste. Em 2023, fui premiada com o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste. No mesmo ano, fiquei em 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas na categoria MEI. Já escrevi reportagens para a BBC Brasil, CNN Brasil, Diálogo Chino e Az Mina.
Filipe Speck
Diretor da Matinal
Filipe Speck é jornalista, pesquisador e empreendedor. Diretor e cofundador da Matinal, atua no fortalecimento do jornalismo local e na criação de projetos inovadores em cultura, ciência e clima. Também é doutorando em Comunicação pela PUCRS e produtor do podcast Noites Gregas.
Marcelo Fontoura
Coordenador de pesquisa do projeto Resiliência Climática
Marcelo Fontoura é jornalista e coordenador de pesquisa do projeto Resiliência Climática junto à Ajor. É professor adjunto de jornalismo de dados e estudos de desinformação na PUCRS. Também atua como pesquisador para o Atlas de Notícias e como consultor para a International Fact Checking Network. Coordenou o Projeto Oasis no Brasil, além de iniciativas na News Product Alliance e na Meedan. Tem mestrado e doutorado em comunicação.
Laís Modelli
Jornalista e coordenadora de Imprensa do Greenpeace Brasil
Jornalista especializada na cobertura de ambiental, com foco em crimes na Amazônia e negociações climáticas (COPs). Foi repórter nos principais meios de comunicação do Brasil e agencias internacionais da Europa por uma década. Atualmente, é coordenadora de imprensa do Greenpeace Brasil.
Karen Fontoura
Repórter do Fala Roça
Estudante de Jornalismo pela UFRJ, cria da favela da Rocinha. Atua como repórter e roteirista no Fala Roça. Desenvolveu a comunicação do projeto Rede Fala Roça Informa, criando uma revista em parceria com a Fiocruz e colaborando na comunicação e coordenação do Programa Jovens Líderes da Rocinha. Possui experiência na produção de conteúdos para plataformas online, materiais impressos e redes sociais.
Carolina Oms
Codiretora do Fundo de Apoio ao Jornalismo
Carolina Oms é Diretora de Sustentabilidade e Comunicação no Fundo de Apoio ao Jornalismo Brasileiro, onde lidera parcerias estratégicas e iniciativas de mobilização de recursos. Antes de assumir esse cargo, foi cofundadora do Instituto AzMina, atuando como Diretora Institucional e liderando os esforços de captação de recursos para projetos de jornalismo feminista, tecnologia e dados. Ela gerenciou parcerias estratégicas com empresas, fundações e doadores individuais.
Sua carreira no jornalismo inclui passagens por diversas cidades, como Nova Délhi e Brasília. Retornou a São Paulo com o objetivo de focar em iniciativas de impacto social no jornalismo, tendo liderado com sucesso campanhas de captação de recursos e cultivado relações sólidas em todo o ecossistema midiático brasileiro.
Carolina é mestra em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em direitos reprodutivos e políticas de acesso à informação. Também leciona Empreendedorismo e Inovação em Jornalismo no MBA de Jornalismo de Dados do IDP.
Tatiana Klix
Diretora do Porvir
Jornalista formada pela UFRGS, é diretora do Porvir (porvir.org), uma agência de jornalismo e soluções de comunicação em educação. Também integra a diretoria da Jeduca. Já atuou como repórter e editora no Grupo RBS, editora de educação no portal iG, consultora do Canal Futura e cofundadora do Quero na Escola, uma plataforma que conecta a sociedade à escola para dar protagonismo aos estudantes. Em 2024, foi indicada a finalista do Latin America Education Medal, premiação da T4 Education e da HP, que reconhece líderes que estão impulsionando a transformação da educação na região.
Bianca Muniz
Analista de dados na Agência Pública
Bianca Muniz é jornalista formada pela USP com especialização em Jornalismo de Dados pelo Insper. É mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia pela UNIFESP, onde também concluiu sua graduação em Biomedicina. Atualmente, é analista de dados na Agência Pública, onde também coordena o Projeto Escravizadores, investigação que mapeou os antepassados escravistas de autoridades brasileiras.
Kamila Bossato Fernandes
Jornalista, professora e podcaster d'As Cunhãs
Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou por 9 anos como correspondente da Folha de S. Paulo em Fortaleza. Em seguida atuou como editora de Política e de Economia do jornal O Povo e como editora de Jornalismo da TV O Povo. Desde 2012 é professora do Curso de Jornalismo da UFC. Como formação acadêmica, é mestre em Sociologia pela UFC e doutora em Estudos de Comunicação pela Universidade do Minho. Em 2020, foi uma das criadoras do podcasts As Cunhãs, ao lado das jornalistas Inês Aparecida e Hébely Rebouças. Também atua, desde agosto de 2023, como secretária de Comunicação e Marketing da UFC.
Yuri Alves Fernandes
Diretor-geral do #Colabora
Yuri Alves Fernandes é jornalista e roteirista. Atua como diretor-geral do #Colabora, site jornalístico com foco em sustentabilidade. É autor da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, vencedora de mais de 10 prêmios e disponível no Globoplay. Em 2025, foi o único sul-americano reconhecido pelo ICFJ pela Excelência em Produção de Vídeos. Já integrou as redações do Bom Dia Brasil e do Fantástico.
José Cristian Góes
Editor na Mangue Jornalismo
Jornalista profissional, doutor em Comunicação e Sociabilidades pela UFMG, com doutorado sanduíche na Universidade do Minho/Braga, Portugal. É mestre em Comunicação Social pela UFS. Foi repórter e colunista de jornais, revistas e portais e trabalhou em assessoria de comunicação. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe e membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. É autor de “A Comunidade Invisível: jornalismo, identidades, e a destruída dos povos de língua portuguesa no Brasil”, 2021, Ponte Editora/Portugal; "Quem somos nós na fila do pão? A fabricação dos Invisíveis na história do Brasil", Edise, 2021; “O jornalismo e a experiência do invisível: teoria, método e estudo de caso”, Appris Editora, 2022. É repórter e editor na Mangue Jornalismo.
Ellen Guerra
Coordenadora de Projetos do Aláfia Lab
Coordenadora de Projetos do Aláfia Lab. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (PosCom/UFBA). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Max Resnik
Diretor de Crescimento – Documenters Network – City Bureau
Max Resnik é um organizador e construtor de redes que trabalha nas conexões entre comunidade, jornalismo, produto e educação. Em seu papel atual como diretor de crescimento na City Bureau, Resnik está construindo a Documenters Network, uma premiada rede nacional de mídia participativa e comunitária. Anteriormente, trabalhou no Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da Newmark Graduate School of Journalism, na News Product Alliance e foi recentemente professor adjunto no programa de mestrado Studio 20 da NYU.
Talita Bedinelli
Editora-chefe de SUMAÚMA
Talita Bedinelli é cofundadora e editora-chefe de SUMAÚMA, plataforma de jornalismo trilíngue baseada em Altamira, Amazônia paraense. Antes, foi repórter da Folha de S.Paulo e do EL PAÍS Brasil, onde também atuou como editora. Ganhou uma dezena de prêmios nacionais e internacionais, como Latinoamericano de Periodismo de Investigación Javier Valdez, o Digital Media Americas Awards e o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Eric Terena
Designer de Som
Eric Terena, artista indígena do Pantanal de Mato Grosso do Sul, está na vanguarda de uma revolução musical que mistura sons ancestrais com elementos eletrônicos modernos. Em seu espetáculo "Origens", ele apresenta uma fusão vibrante de capturas da natureza e experiências audiovisuais, com cantores indígenas acompanhados por paisagens sonoras eletrônicas. Essa combinação única destaca a força e a resistência dos povos indígenas, entrelaçando sua música e saberes para celebrar suas origens.
Leticia Tavares
Diretora de operações do Fundo de Apoio ao Jornalismo
Consultora especialista em gestão financeira e projetos socioculturais. Graduada em RH, Sociologia e Política, tem mais de 15 anos de experiência no terceiro setor. Foi diretora da Énois e do Pimp My Carroça, e hoje atua como diretora de operações no Fundo de Apoio ao Jornalismo.
Gustavo Ribeiro
Cofundador do The Brazilian Report
Gustavo Ribeiro é jornalista premiado e fundador do The Brazilian Report. Atuou no Correio Braziliense, BandNews FM e Veja. É mestre em comunicação política pela Universidade Panthéon-Sorbonne.
Nilo D´Avila
Nilo D’Avila atua no Greenpeace Brasil desde 2009, tendo passado por funções que vão de coordenador de pesquisa a diretor de campanhas. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um método de investigação para identificar crimes ambientais em propriedades rurais na Amazônia, que deu origem a uma série de ações de grande impacto. Entre seus desdobramentos estão a criação da Moratória da Soja, a inclusão do mogno em uma lista da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção) que regula o comércio internacional para evitar a exploração predatória, e a elaboração de recomendações políticas estratégicas. Também atuou diretamente na campanha de apoio à demarcação da Terra Indígena dos Deni, no estado do Amazonas. Nos últimos anos, Nilo tem se dedicado ao desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que reduzem o tempo necessário para identificar alterações na cobertura florestal.
Sameer Padania
Pesquisador e estrategista independente
Sameer Padania (Macroscope) é pesquisador e consultor independente que trabalha com meios de comunicação independentes, financiadores, investidores, sociedade civil, empresas, think tanks e governos na formulação de estratégias, políticas e mecanismos de financiamento para defender, apoiar e expandir o jornalismo de interesse público e os ecossistemas de informação ao redor do mundo. Nos últimos dez anos, sua atuação abrange desde o nível local e urbano — incluindo a liderança dos Planos de Notícias Locais e do Fundo de Notícias Locais da Public Interest News Foundation (PINF), além de sua atuação como pesquisador visitante no Programa de Cidades do German Marshall Fund — até o nível internacional e global, como relator principal do relatório global do Fórum sobre Informação e Democracia, que convocou os governos a implementar um Novo Acordo para o Jornalismo, entre outros relatórios, incluindo estudos sobre festivais de mídia e jornalismo no Sul Global. Sameer é autor de guias amplamente utilizados sobre concessão de recursos para o jornalismo, financiamento ao jornalismo investigativo e desenvolvimento de fundos nacionais para o jornalismo. Também publica ocasionalmente uma newsletter independente sobre financiamento ao jornalismo e, entre 2019 e 2022, foi editor da newsletter do Journalism Funders Forum. É membro da Royal Society of Arts (RSA), conselheiro da Indigo Trust, da Reset e da Orwell Foundation, além de integrar o Conselho Científico do Instituto Serrapilheira.
Carla Egydio
Diretora de Relações Institucionais da Ajor
Diretora de Relações Institucionais da Ajor, advogada e cientista social, tem experiência com advocacy em Direitos Humanos.
Cíntia Gomes
Diretora Institucional e de Diversidade na Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Cíntia Gomes é jornalista formada pela Anhembi Morumbi, especialista em Comunicação e Mídia pela UNIP, mestra em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Cofundadora e diretora institucional e de diversidade da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, já foi correspondente local do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, e editora na mesma organização. É diretora da Jeduca (Associação de jornalistas de educação). Sendo também uma das cofundadoras do Nós, mulheres da periferia. Já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor.
João Pedro Malar
Pesquisador na ECA-USP e editor na EXAME
João Pedro Malar é mestrando em Ciências da Comunicação na ECA-USP, estudando processos de transformação digital no Jornalismo. É editor na EXAME, dedicado à cobertura da digitalização do mercado financeiro. Integra o grupo de pesquisa COM+, da ECA-USP.
Camila Rocha
Diretora Científica do CCI/Cebrap
Camila Rocha é cientista política e atua como diretora Científica do Center for Critical Imagination (CCI/Cebrap), consultora e coordenadora de pesquisas sobre cultura política.
Sérgio Lüdtke
Presidente do Projor
Sérgio Lüdtke é jornalista e editor-chefe do Projeto Comprova. É presidente do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia.
Paulo Talarico
Diretor de Treinamento e Dados da Agência Mural
Paulo Talarico é cofundador e diretor de treinamento e dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.
Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e bacharelado em História pela Universidade de São Paulo, tem Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper. Também tem pós-graduação em jornalismo esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG) e curso técnico de locução para rádio e TV pela Rádio Oficina.
Na Mural, foi correspondente de Osasco e editor-chefe. Atualmente, lidera o Clube Mural, área de treinamento, experimentação em jornalismo local e educação midiática.
Atuou também como repórter de política e de esportes em veículos da imprensa da região oeste da Grande São Paulo entre 2012 e 2018 e é membro associado do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).
Aline Rodrigues
Gestora de Redes e Narrativas da Periferia em Movimento
Gestora de redes e narrativas, co-fundadora da Periferia em Movimento. Co-idealizadora da Coalizão de Mídias Periféricas, Faveladas, Quilombolas e Indígenas, do Território da Notícia, da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e integrante da Comissão organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog. Educadora popular, pesquisadora das infâncias e da acessibilidade na comunicação.
Mara Rovida
Professora do PPG em Comunicação e Cultura da Uniso
Jornalista (2005), mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Libero (2010), doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2014) e docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade Sorocaba (Uniso) desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Jornalísticas (PraJor) e coordenadora da Agência Experimental de Jornalismo da Uniso. Autora do livro "Jornalismo das Periferias - o diálogo social solidário nas bordas urbanas" (CRV, 2020).
Raimundo José
Comunicador ancestral
Direto do "Centro do Mundo", Raimundo Quilombo, Comunicador Ancestral, formado em Geografia na UEMA, Mestrando em Estudos Africanos e Afro Brasileiros na UFMA, um dos criadores da Rádio e TV Quilombo, que por meio de comunicação Ancestral conecta o Território Quilombola Rampa em Vargem Grande/MA a outros territórios do Brasil.
Maria Esperidião
Pesquisadora do ICFJ
Maria Esperidião é jornalista, roteirista, pesquisadora e professora. É consultora sobre desinformação e violência online contra jornalistas e ativistas no International Center for Journalists (ICFJ). Foi gerente-executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e fellow do Reuters Institute for the Study of Journalism. Atualmente é pós-doutoranda do Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (CPCT), da Universidade de São Paulo (USP), focada na precarização dos correspondentes internacionais. Durante 22 anos, foi produtora e editora da TV Globo.
Thayane Guimarães
Coordenadora de Redes na InfoAmazonia e Pesquisadora no Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ)
Jornalista, mestre em estudos de mídia e coordenadora de redes na InfoAmazonia. Trabalhou como gerente de projetos no Instituto FALA! e no Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), como pesquisadora sênior em Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e foi fellow do programa Open Heroines, representando mulheres do sul global que atuam com tecnologias cívicas e governo aberto. Integrou as equipes de comunicação da Anistia Internacional Brasil e do Grupo Cultural AfroReggae. Participou da construção do Marco Civil da Internet, no período em que coordenou a Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do RJ.
Leonardo Cazes
Editor-executivo do Aos Fatos
Leonardo Cazes é jornalista e historiador. Atualmente, é editor-executivo da organização jornalística Aos Fatos. Antes, foi repórter e editor-assistente no jornal O Globo, onde participou da criação do Fato ou Fake.
Tainah Ramos
Jornalista e Analista de Comunicação da Ajor
Jornalista com experiência na cobertura socioambiental e analista de comunicação na Ajor (Associação de Jornalismo Digital), onde atua na curadoria e produção da Brasis, uma das principais newsletters de jornalismo no país. Bacharel pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com experiência acadêmica na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS/IPL). Atualmente é graduanda de Geografia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem passagem pela Agência Pública e pelo Lei.A | Conhecimento e ação pelo meio ambiente, observatório de leis ambientais e patrimônio cultural apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Suas reportagens foram publicadas no UOL, InfoAmazonia e ((o))eco.
Feli Carrique
Diretora Executiva da News Product Alliance
Felicitas é gerente de produto e líder que atua na interseção entre jornalismo, tecnologia e modelos de negócio para a mídia. Atualmente, é diretora executiva da News Product Alliance, uma comunidade de apoio e prática formada por profissionais de produto em organizações jornalísticas que trabalham juntos por um futuro mais sustentável e ético para a indústria de notícias. Por sua liderança, foi destacada como "Uma para ficar de olho" no setor de notícias pelo relatório anual de tendências tecnológicas do Future Today Institute, liderado por Amy Webb.
Em sua função anterior como diretora de inovação na SembraMedia, trabalhou com organizações jornalísticas na América Latina, Espanha e Estados Unidos para promover a inovação. Liderou o design de produtos e o desenvolvimento de sistemas da organização. Também foi a principal analista do relatório "Inflection Point International", publicado recentemente pela SembraMedia, que analisou as inovações, desafios e ameaças enfrentadas por empreendedores de mídia na América Latina, África e Sudeste Asiático.
Felicitas também é professora e palestrante convidada em diversas universidades, incluindo a Universidad Católica Argentina, onde cocriou a primeira disciplina sobre produto jornalístico da América Latina. Já conduziu oficinas sobre gestão de produto em redações e modelos de negócio para o jornalismo em organizações de apoio à mídia, como a Google News Initiative, CUNY J+ e a Escola de Jornalismo da Universidade do Missouri.
Francisco Rolfsen Belda
Diretor de Operações do Projor
Jornalista, é diretor de Operações do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua também como colíder do Trust Project no Brasil e coordenador do Codesinfo - Fundo de Inovação Contra a Desinformação. Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas e professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos. É doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP).
Rhenan Bartels
Desenvolvedor de Software no Aos Fatos
Desenvolvedor de software no núcleo de tecnologia e inovação do Aos Fatos. Com mais de 12 anos de experiência, cursou Sistemas de Computação na UFF e tem mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Coppe/UFRJ. É especialista na linguagem de programação Python, que usa tanto para o desenvolvimento de ferramentas que facilitam e automatizam tarefas quanto para análise de dados.
Fred Santana
Diretor e criador do Vocativo
Jornalista manauara, criador do Vocativo, site de notícias e reportagens sobre política e meio ambiente. Colaborador de sites como Infoamazônia, Intercept Brasil, além da International Journalists Network (IJNet). Quatro vezes indicado ao Prêmio Einstein +Admirado da Imprensa de Saúde e Bem-Estar da região Norte entre 2021 e 2024. Vencedor do Prêmio Infovacina, categoria Checagem da Agência Bori em 2022. Vencedor da Categoria Comunicação Local do 4º Prêmio Não Aceito Corrupção em 2024.
Rodrigo Hühn
Editor da Revista Amazônia
Rodrigo Hühn é editor da Revista Amazônia, a única publicação mensal brasileira dedicada exclusivamente ao meio ambiente e à sustentabilidade. Sob sua direção, a revista se tornou referência nacional na cobertura jornalística de temas como biodiversidade, mudanças climáticas e os desafios socioambientais da floresta. Com 29 anos de experiência editorial, também é responsável pela produção da Revista Círios de Nazaré, sobre a cultura e fé da maior procissão do mundo em Belém do Pará, e pela criação da Revista Pará+, lançada em 1999 com foco em cultura, entretenimento e turismo no estado do Pará.
Aldem Bourscheit
Jornalista especializado em ciência, biodiversidade, clima, políticas públicas e povos indígenas e tradicionais
Jornalista com mais de duas décadas de experiência nacional e internacional em Ciência, Biodiversidade, Clima, Políticas públicas, povos indígenas e tradicionais. Co-autor de livro e de artigos publicados. Conselheiro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA). Atuou em jornais, rádios e agências noticiosas, como editor-chefe de meios jornalísticos e como Assessor e Consultor para governos Federal e Estadual, Entidades Civis e Setor Privado
Dani Souza
Jornalista, comunicadora Popular e coordenadora executiva do Portal Assobiar
Sou Jornalista com mais de 10 anos de experiência em Comunicação Organizacional e Institucional, atuando principalmente em Açailândia (MA) e Imperatriz. Iniciei minha trajetória na redação do jornal comunitário impresso 'Nossa Voz' e fui repórter no jornal Correio, de Imperatriz. Atuei como assessora de comunicação institucional em diversas organizações da sociedade civil nas cidades de Açailândia, Imperatriz (MA) e Augustinópolis (TO). Em 2020, fundei em parceria com uma amiga o Portal Assobiar como um protótipo experimental, que passou a ser estruturado de forma contínua a partir de 2022. Atualmente, coordeno as atividades do Portal e também atuo como comunicadora popular no Centro Comunitário Frei Tito, no bairro Piquiá, em Açailândia (MA). Meus principais temas de interesse, que também são os do Portal, incluem: feminismo, educação midiática, direitos humanos, manifestações culturais do Maranhão e meio ambiente.
Caio Mattos
Pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina
Pesquisador e consultor científico nas áreas de mudanças climáticas, hidrologia, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. É atualmente pós-doutorando no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina e consultor junto ao Instituto Serrapilheira.
Stefano Wrobleski
Diretor Executivo da InfoAmazonia
Diretor executivo da InfoAmazonia, combino narrativas, tecnologia, redes e treinamentos para ampliar o acesso a informação socioambiental de qualidade. Lidero estratégia, captação de recursos e gestão de equipes multidisciplinares. Cuido da sustentabilidade financeira, supervisiono as infraestruturas de dados e tecnologia, organizo fluxos de atividades e articulo parcerias.
Antonio Mammi
Editor do Nexo Jornal
Antonio Mammi é editor do Nexo Jornal. Trabalhou na Folha de S.Paulo e na revista Quatro Cinco Um, e foi colaborador das revistas Piauí e Poder.
Tatiana Dias
Editora executiva do Intercept Brasil
Tatiana Dias é Editora Executiva no Intercept, onde começou a trabalhar em 2018, e foi é AI Accountability Fellow do Pulitzer Center. Coordenou grandes coberturas, como as reportagens sobre a juíza que negou o direito ao aborto de uma menina de 11 anos, e dezenas de colaborações nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas de tecnologia, política e direitos humanos. Foi vencedora do 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na categoria digital e finalista do One Media Award em 2020 na categoria impacto ambiental em 2020. Como repórter e editora, já passou pelas redações da IstoÉ, Estadão, Galileu, HuffPost e Nexo. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
Alicia Bell
Diretore do Fundo para a Equidade Racial no Jornalismo
Alicia Bell está na linha de frente de um movimento transformador, unindo inovação na mídia com a busca urgente por resiliência e durabilidade das comunidades. Como diretore do Fundo para Equidade Racial no Jornalismo nos Estados Unidos, elu está reformulando o financiamento da mídia — amplificando vozes marginalizadas e cocriando um futuro em que a mídia não apenas informa, mas também cura, fortalece e impulsiona mudanças sistêmicas duradouras.
Ronaldo Matos
Diretor Executivo do Desenrola E Não Me Enrola
Ronaldo Matos lidera a Desenrola E Não Me Enrola, organização de Jornalismo de Soluções e Educação Midiática Antirracista, onde ele é cofundador e diretor executivo, Com mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento de redes e do ecossistema do jornalismo de impacto territorial, Matos atua como orquestrador de sistemas no Brasil, um campo derivado da evolução do empreendedorismo de impacto social.
Em busca de contribuir para a redução da dependência das Big Techs no Sul Global, como estratégia de fortalecer a democracia, por meio do jornalismo, o jornalista investiga as nuances das desigualdades informacionais na sociedade e no ecossistema do jornalismo brasileiro, para desenvolver e prototipar tecnologias de impacto sistêmico que visam inspirar políticas públicas de Integridade da Informação e construir novas economias que incluem a participação ativa da população, governos, veículos de comunicação independente, empresas e sociedade civil.
Daiene Mendes
Diretora Programática no Fundo de Apoio ao Jornalismo
Daiene Mendes é profissional dedicada ao fortalecimento do jornalismo brasileiro, atualmente Diretora no Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ). Sua trajetória inclui a co-fundação da ONG Voz das Comunidades, passagens pela Anistia Internacional, WITNESS.org e Repórteres Sem Fronteiras (RSF), onde desenvolveu trabalhos significativos com narrativas periféricas, quilombolas e indígenas. Como Diretora programática no FAJ, lidera iniciativas estratégicas para fortalecer o ecossistema jornalístico brasileiro, focando no desenvolvimento de organizações de mídia locais e independentes.
Florencia Aza
Diretora de Programas na SembraMedia
Jornalista argentina com mais de 12 anos de experiência em mídia digital. É Diretora de Programas na SembraMedia, uma organização sem fins lucrativos que apoia a mídia independente na América Latina. Lidera iniciativas de apoio à mídia e o Global Project Oasis, um mapeamento global da mídia digital nativa.
Soledad Zavala
Diretora de Impacto na SembraMedia
Soledad é Diretora de Impacto da SembraMedia. É responsável por toda a estratégia de medição, análise e relatório do trabalho da organização. Também promove processos de aprendizagem coletiva no ecossistema de meios digitais para integrar a visão de impactos entre líderes de meios e jornalistas.
Soledad é mestre em Políticas Sociais pela FLACSO e graduada em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires. É professora na área de avaliação na Universidade de San Andrés e possui mais de 10 anos de experiência colaborando com organizações e organismos de cooperação das Américas, Europa e África para medir seu impacto social.
Marco Túlio Pires
È o coordenador do Google News Lab no Brasil. Jornalista e programador, foi Coordenador de Telejornais na Rede Globo e Repórter de Ciência em VEJA. Liderou as áreas de transparência, tecnologia e inovação na Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo e também foi coordenador da Escola de Dados no Brasil. Antes do Google, fundou a primeira agência de jornalismo de dados do Brasil, a Jornalismo++, e foi gerente global da School of Data supervisionando os trabalhos da rede em 15 países.
Natália Leal
CEO da Lupa e presidente da Ajor
Natália Leal é CEO da Lupa, plataforma referência em combate à desinformação no Brasil, e presidente da Ajor. Reconhecida internacionalmente e multipremiada por sua atuação em prol da integridade da informação com jornalismo, educação midiática e inteligência de dados, é jornalista e especialista em gestão de recursos humanos e em gestão empresarial e acumula mais de 15 anos de experiência à frente das áreas de conteúdo, sustentabilidade financeira e gestão em redações no Brasil.
Felipe Grandin
Sócio-fundador e diretor de conteúdo da agência eixos
Sócio-fundador e diretor de conteúdo da agência eixos. Tem mais de 20 anos de experiência como jornalista em g1/TV Globo, Jornal da Tarde, Estadão, Brasil Energia e Petrobras. Vencedor de sete prêmios, incluindo ‘Data Journalism Awards’ e ‘ANJ de Liberdade de Imprensa’.
Julius Endert
Líder de Inteligência Artificial na DW Akademie
Julius Endert é jornalista e especialista em mídia digital, atuando como consultor sênior no departamento de Políticas e Aprendizagem da DW Akademie. Ele também faz parte da DW Freedom, o think tank de desenvolvimento de mídia da DW Akademie. Em sua função como responsável por Inteligência Artificial na DW Akademie, Julius participa do desenvolvimento de estratégias internas de IA. A DW Akademie é o centro da Deutsche Welle para desenvolvimento internacional de mídia, formação em jornalismo e transferência de conhecimento.
Ruanne Lima
Coordenadora do Programa Vocação Amazônia do Amazônia Vox
Sou jornalista, mestranda em Estudos de Fronteira (UNIFAP) e coordenadora do programa Vocação Amazônia, do Amazônia Vox. Atuei como repórter e apresentadora na Rede Amazônica Amapá (Globo) e estive como secretária de Comunicação da Prefeitura de Macapá. Trabalho com jornalismo socioambiental, comunicação pública e projetos para fortalecer a Amazônia.
Marcelle Chagas
Coordenadora da Rede JP e pesquisadora da Mozilla Foundation
Marcelle Chagas é jornalista, pesquisadora e referência em inovação antirracista na comunicação. Fundadora da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação e da Articulação pela Mídia Negra — estrutura de advocacy voltada à justiça racial e comunicacional —, lidera iniciativas de alcance nacional e internacional voltadas à equidade racial, combate à desinformação e fortalecimento de vozes periféricas. É Mozilla Tech Fellow, integra a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e, em reconhecimento à sua trajetória, foi selecionada para o Columbia Women’s Leadership Network, programa da Columbia Global Centers que destacou 30 mulheres brasileiras com contribuições transformadoras para a sociedade. Com mestrado em Comunicação pela UFF e MBA em Comunicação Digital, tem se dedicado à construção de ecossistemas de mídia mais justos, diversos e territorializados.
Aymê Brito
Gerente de Audiências do Instituto AzMina
Aymê Brito é Gerente de Audiências no Instituto AzMina, trabalhando com distribuição de conteúdo, comunicação de causas e impacto social. É Cientista Social formada pela USP e pesquisadora.
Paula Litaiff
Diretora-geral da Revista Cenarium
É mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), graduada em Jornalismo com especialização em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos. Com 20 anos de experiência na área de Comunicação Social, Paula Litaiff é fundadora da Rede Cenarium, um veículo de comunicação em multiplataforma sediado na Amazônia, e coorganizadora da obra “Gênero, Trabalho e Lutas na Amazônia”. A jornalista Paula Litaiff é narradora do documentário “Bandidos na TV” [Killer Ratings, versão em inglês] da Netflix.
Sanara Santos
Diretora do Laboratório da Énois e Diretora de Jornalismo da Transmídia
É nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha. Jornalista, Diretora do Laboratório de Comunicação da Énois para redações periféricas e cofundadora da Transmídia a primeira agência de noticias composta por um equipe exclusivamente trans. Acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.
Theo Ruprecht
Apresentador do Ciência Suja
Theo Ruprecht é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou na GazetaEsportiva.Net, na TV Globo - onde participou de programas como o Profissão Repórter - e, desde 2010, concentra-se na cobertura de saúde e ciência. Foi editor da Veja Saúde, da Editora Abril, e do seu site. Também atuou como gerente de comunicação do Einstein. É um dos criadores do Ciência Suja, um dos podcasts de ciência de maior relevância atualmente.
Roberto Kaz
Editor do Central da COP
Roberto Kaz é editor do Central da COP, projeto do Observatório do Clima que se vale da linguagem do futebol para tratar do noticiário climático. Trabalhou como repórter na revista piauí e nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, onde ganhou um prêmio Esso de Reportagem. Também foi premiado com um Jabuti pela publicação de O Livro dos Bichos (Companhia das Letras). Foi roteirista do programa Greg News e coordenador do grupo de ativismo ambiental Gabinete dos Bichos. Assina a coluna The piauí Herald, de jornalismo satírico. É mestre em jornalismo de ciência pela Universidade de Columbia.
Marina Dias
Diretora de comunicação e impacto da Agência Pública
Marina Dias é Diretora de Comunicação e Impacto da Agência Pública. Desde 2014, lidera as estratégias de comunicação e impacto, estabelecendo uma rede de 600 veículos para a republicação das matérias da Agência Pública. Além disso, desenvolveu uma metodologia e ferramenta exclusivas para monitorar o impacto das reportagens, chamada PúblicaIQ. Marina lidera também as equipes de redes sociais e programa de Aliados da Agência Pública.
Luciene Kaxinawá
Coordenadora geral da Abrinjor
Luciene Kaxinawá é a primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira. 29 anos de idade e 11 de carreira no jornalismo. Mãe da Tayná Maguye ikin de 9 meses. Casada com Sérgio Suruí, comunicador e fotógrafo indígena. É indígena do povo Huni Kuin (que significa "povo verdadeiro"), também conhecido como Kaxinawá, que vive em territórios localizados entre a fronteira do Brasil com Peru. Iniciou na profissão em 2014 aos 18 anos como repórter em um canal temático da região Norte, o Amazon Sat. Em sua trajetória, além de repórter, Luciene passou pela produção de conteúdo, edição de imagens, apresentação e foi supervisora de imagem em uma emissora de TV afiliada à Rede Globo em Rondônia. Ainda hoje colabora com a agência Amazônia Real em assuntos que envolvem o Estado de Rondônia. Em 2020, foi correspondente na Amazônia pela CNN Brasil e colaborou com a revista VOGUE Brasil em uma edição especial sobre a Amazônia, onde recebeu uma premiação internacional pela edição. Também atuou em organizações indígenas como Kanindé, Podáali e Coiab. Em 2022 fez vários trabalhos independentes. Atualmente é apresentadora e produtora de conteúdo no Canal Futura da Fundação Roberto Marinho e Coordenadora Geral da Abrinjor - Articulação Brasileira de Indígenas Jornalistas.
Miguel Vilela
Editor-sênior na Ambiental Media
Miguel Vilela é jornalista e designer. Atua como editor-sênior na Ambiental Media e tem passagens como designer e editor pela National Geographic Brasil, como editor de arte pela revista Darcy e como editor do Vist Projects (Esp/Col). É especialista em Comunicação Digital pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestrando em Ciências da Comunicação na mesma instituição.
Walmyr Junior
Coordenador da Horta Maria Angu
Mestre em Ciências da Sustentabilidade pela PUC-Rio, é Pós Graduado no curso Lato Sensu : "Juventudes no Mundo Contemporâneo" pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Concluiu as Especializações "História das Favelas" e "Diálogos entre Cristianismo e Mundo Contemporâneo" na PUC-Rio e é coautor do livro 'Porta Vozes da Resistência - Narrativa de Três Favelados'. É coordenador da Horta Comunitária Maria Angu no complexo da Maré, trabalha na PUC-Rio no Núcleo de Acolhimento Institucional - NAI. Foi colunista - JORNAL DO BRASIL S.A. (2013 - 2018) atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, História das Favelas, Racismo Ambiental, Emergências Climáticas, Segurança Alimentar, Religiosidades, Combate ao Racismo, Ações Afirmativas e Juventudes. É ativista do Movimento Negro Unificado - MNU e do Instituto Perifa Sustentável.
Rosane Borges
Doutora em Comunicação
Jornalista, doutora em ciências da comunicação com pós-doutorado na área, professora da PUC, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP) e pesquisadora do Colabor (ECA-USP), consultora de fonte especializada em raça e gênero da Rede Globo, articulista da Revista Istoé e coordenadora da Escola Longa, uma experiência de educação online. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).
Graciela Selaimen
Diretora Executiva do Instituto Toriba
Graciela Selaimen é diretora executiva e fundadora do Instituto Toriba, uma organização sem fins lucrativos que promove alfabetização em futuros, design de futuros desejáveis e processos de imaginação coletiva para transformação social e ambiental. Graciela é jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em planejamento de cenários imersivos e design de futuros. Entre 2013 e 2021 Graciela atuou como diretora de programa na Fundação Ford, onde desenvolveu estratégias e portfólios de doações nos temas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Promoção do Espaço Cívico. Entre 2021 e 2024 atuou como Líder para a Região da América Latina da iniciativa IRIS (International Resource for Impact and Storytelling), apoiando o fortalecimento de ecossistemas e estratégias que promovam narrativas transformadoras de justiça social e ambiental.
É membro do conselho de diretores da Oxfam Brasil, do IDEC (Instiuto Brasileiro de Defesa do Consumidor), da organização colombiana Manos Visibles e do conselho global da More in Common. Graciela também é membro do conselho consultivo da Fogo Cruzado e da Agência Pública de Jornalismo Investigativo.