Participantes 2019

Glenn Greenwald

The Intercept Brasil

Cofundador do The Intercept Brasil. É jornalista, advogado constitucionalista e autor. Por conta de suas reportagens sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional – EUA), recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Pulitzer de 2014 na categoria Serviço Público. A revista Foreign Policy o indicou como um dos 100 principais pensadores globais de 2013.

19 de outubro de 2019

Giannina Segnini

Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (Nova York)

Diretora do Mestrado em Jornalismo de Dados na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York. Ela também lidera o Columbia Journalism Investigations, uma equipe de pós-graduandos que investigam histórias colaborativas transfronteiriças usando dados. Segnini é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) desde 2007 e conselheira da iniciativa desde 2015. É membro do júri do Prêmio Gabriel Garcia Marques, entre outros prêmios.

19 de outubro de 2019

Maria Teresa Ronderos

Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP)

Diretora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP). Foi editora geral da revista Semana (Colômbia) e editora política de El Tiempo, maior jornal da Colômbia. Em 2014 foi eleita jornalista do ano pelo Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar (Colômbia). Como mestra da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano ministrou diversas oficinas na América Latina sobre política, processos sociais e jornalismo investigativo.

19 de outubro de 2019


Janine Warner

SembraMedia

É co-fundadora e diretora executiva da SembraMedia. Na última década, trabalhou com milhares de jornalistas e empreendedores digitais nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Foi professora de jornalismo online na University of Miami e na University of Southern California, além de ter atuado como professora convidade em mais de 30 universidades na América Latina e Europa. Janine também ministrou uma série de cursos online sobre jornalismo empreendedor pelo Knight Center for Journalism in the Americas na Universidade do Texas.

20 de outubro de 2019

Rosental Calmon Alves

Centro Knight para o Jornalismo nas Américas

Rosental Calmon Alves é referência quando o assunto é inovação no jornalismo. Diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e professor de jornalismo na Universidade do Texas, em Austin, ajudou a criar e fortalecer uma nova geração de organizações jornalísticas independentes na América Latina. Trabalhou por 27 anos no jornalismo brasileiro, a maior parte do tempo no Jornal do Brasil – onde criou o primeiro serviço de notícias online do país e a primeira edição web de um jornal. Passou também pelas rádios Tupi e Nacional e revista Veja. Pelo JB, foi correspondente em Madri, Buenos Aires, México e Washington. Foi professor na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Texas. Foi o primeiro brasileiro a ganhar a prestigiada bolsa da Fundação Nieman para Jornalismo da Universidade Harvard. É membro de conselhos de numerosas organizações, como a Texas Tribune, a Nieman Foundation na Universidade de Harvard e o International Consortium of Investigative Journalism. Em 2016, foi um dos ganhadores do prêmio Maria Moors Cabot.  

18 de outubro de 2019


“Hache” Ariel Merpet

Chequeado (Argentina)

Coordenador de Educação do Chequeado, renomado site de fact-checking argentino. Designer Multimídia especializado em inovação educativa com foco no uso de tecnologias. Dirige o Clubes TED-Ed e é organizador do TEDxRíodelaplata.

19 de outubro de 2019

Adriana Barsotti

Projeto #Colabora

Professora de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e jornalista no Projeto #Colabora. Foi repórter em O Estado de S. Paulo e O Globo, chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista Istoé Gente, editora-assistente de política de O Globo. Conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo em 1996. Como pesquisadora, atua com foco em jornalismo digital, convergência midiática, mídias sociais e integração de redações.

19 de outubro de 2019

Adriano Belisário

Escola de Dados

Coordenador da Escola de Dados, programa de educação em dados da Open Knowledge Brasil, Adriano Belisário é jornalista e pesquisa e desenvolve projetos na área de tecnologias abertas e mídia desde 2007. Tem mestrado em Tecnologias e Estéticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e colaborador com o Medialab/UFRJ em projetos de pesquisa e produção de evidências baseadas em fontes abertas (OSINT). Também atua com jornalismo investigativo baseado em dados, colaborando com veículos como a Agência Pública.

18 de outubro de 2019

Agostinho Vieira

Projeto #Colabora

Jornalista e executivo, com foco em sustentabilidade e negócios sociais. Faz parte da equipe do Projeto #Colabora. Foi repórter, editor-executivo e diretor executivo do Globo. Também foi diretor do Sistema Globo de Rádio e da Rádio CBN. Ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design.

19 de outubro de 2019

Ana Aranha

Repórter Brasil

Coordenadora de projetos especiais na Repórter Brasil. Repórter investigativa e documentarista, tem 11 prêmios de jornalismo, entre eles dois GPs Ayrton Senna, uma menção honrosa no Vladimir Herzog e dois HSBC/Jornalistas e Cia. Formada em jornalismo pela USP, começou como repórter na revista Época e desde 2011 se dedica ao jornalismo independente, colaborando para diversos veículos, como The Guardian, El Mundo, Agência Pública, Veja, Rolling Stone, Marie Claire e GQ.

18 de outubro de 2019

Ana Freitas

New Content

Ana Freitas é jornalista e cobre cultura digital, sociedade e comportamento desde 2007. Participou do surgimento do jornalismo de comportamento digital no Brasil, no caderno Link, do Estadão, e tem passagens por veículos como Galileu, Superinteressante, VIP, youPIX, Vice, Folha e Nexo. Se aprofundou em estratégia de conteúdo e posicionamento digital para marcas e em análise de dados e business intelligence, especialmente orientados para comportamento de consumo de conteúdo. Hoje, é Head de Audience Insights da Accenture Interactive no Brasil.

20 de outubro de 2019

André Santana

Mídia Étnica e Portal Correio Nagô

André Luís Santana é jornalista, formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde é professor nos cursos de graduação em Comunicação. Também leciona na especialização em Comunicação da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e da Faculdade Dois de Julho. É um dos fundadores do Instituto Mídia Étnica (www.midiaetnica.com.br) e editor do portal Correio Nagô (www.correionago.com.br) desde 2008.   

20 de outubro de 2019

Carolina Monteiro

Marco Zero Conteúdo

Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Design da Informação pela mesma instituição, mestrado profissionalizante em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra e mestrado acadêmico em Design, também na UFPE. Atualmente, é doutoranda do programa de Design da mesma instituição e professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é Diretora de Cursos e Projetos do Marco Zero Conteúdo.

20 de outubro de 2019

Chico Otávio

O Globo

Repórter de O Globo e professor da PUC-Rio. Trabalhou como repórter nos jornais Última Hora (RJ), Jornal dos Sports (RJ), O Estado de S.Paulo (sucursal Rio) e O Globo (RJ), onde é repórter especial da editoria O País. Além disso, foi vice-presidente da Associação da Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ganhou o Prêmio Esso cinco vezes.

19 de outubro de 2019

Daniel Arroyo

Ponte Jornalismo

Fotojornalista na Ponte Jornalismo. Formou-se em artes visuais pela Belas Artes/FPA em 2007. Colaborador de diversos coletivos digitais, o foco do seu trabalho fotográfico é dar voz às pessoas que sofrem da desigualdade e opressão.

18 de outubro de 2019

Danisbel Gómez Morillo

Efecto Cocuyo

Diretora de Estratégia do Efecto Cocuyo, meio de comunicação dirigido por mulheres venezuelanas que apostam no empreendedorismo. Desde 2009 trabalha desenhando estratégias de audiências e meios digitais em suas diferentes plataformas e formatos. Tem experiência com gestão de processos, integração de redações, relacionamento com o público e gestão de meios digitais e redes sociais. Fez parte da equipe que liderou o projeto de integração multimídia de Cadena Capriles. Coordena os Encuentros Cocuyo con Guayoyo, espaços de interação para fazer jornalismo com a população. Dirige o programa Festival Cocuyo, evento de comunicação e inovação.

20 de outubro de 2019

Darryl Holliday

City Bureau (Chicago)

Darryl Holliday é jornalista e organizador de mídia baseado em Chicago. Ele é o cofundador e diretor do News Lab do City Bureau, um laboratório de jornalismo cívico baseado no lado sul de Chicago.

20 de outubro de 2019

Elvira Lobato

Repórter

Jornalista, formada pela UFRJ, atuou na imprensa escrita por 39 anos, 27 deles na “Folha de S. Paulo”, onde fez parte do núcleo de repórteres especiais de 1992 a 2011, quando se aposentou do jornalismo diário para se dedicar a projetos pessoais. Recebeu, entre outros, o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2008, pela reportagem sobre o patrimônio dos dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus. Em janeiro de 2016, publicou a reportagem “TVs da Amazônia Legal-Realidade que o Brasil Desconhece”. É co-fundadora do projeto multimídia Mulheres 50+.

18 de outubro de 2019

20 de outubro de 2019

Fabiano Maisonnave

Folha de S. Paulo/Climate Home News

É correspondente da Folha de S.Paulo na Amazônia e do Climate Home News na América Latina. Foi correspondente internacional da Folha em Washington, Caracas e Pequim.

19 de outubro de 2019

Gilberto Scofield

Agência Lupa

Diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa. Trabalha na criação de novos produtos e parcerias para a empresa. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site de O Globo.

19 de outubro de 2019

José Orenstein

Nexo

Editor-executivo do Nexo. Jornalista, trabalhou no Estadão e na Folha. É formado em História pela USP e Relações Internacionais pela PUC/SP e foi pesquisador visitante na Universidade Columbia, em Nova York.

18 de outubro de 2019

José Roberto de Toledo

Revista piauí

Editor-executivo do site da piauí. Foi repórter e colunista de política na Folha e no Estado de S. Paulo e presidente da Abraji. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

19 de outubro de 2019

Laércio Portela

Marco Zero Conteúdo

Jornalista e integrante do Marco Zero Conteúdo. É formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi repórter de Polícia do Jornal do Commercio; repórter, editor e colunista de Política do Diário de Pernambuco. Coordenou a área de comunicação social do Ministério da Saúde e ocupou os cargos de diretor de mídia regional e secretário-adjunto de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. É co-autor do livro Vulneráveis – entre a emergência da vida e a incerteza do futuro, Editora Bagaço, 2015.

18 de outubro de 2019

Marcel Gomes

Repórter Brasil

Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

19 de outubro de 2019

Maria Teresa Cruz

Ponte Jornalismo

Jornalista da Ponte Jornalismo. Já passou por redações da Editora Globo, Grupo Lance! e Grupo Bandeirantes de Comunicação e pela Rádio Brasil Atual. Foi educadora na Escola de Notícias, projeto de jornalismo comunitário no Campo Limpo. Trabalhou com ativação de projetos artísticos em comunidades.

20 de outubro de 2019

Marina Atoji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Gerente-executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Formada em Jornalismo pela USP, especialista em Lei de Acesso a Informação e experiente em gestão de tarefas no terceiro setor.. Entrou na Abraji como secretária-executiva do Fórum de Acesso em 2011, poucos meses antes de a LAI ser aprovada. Desde 2013 acumula a gerência-executiva da ONG. Anteriormente, foi pesquisadora e editora na Transparência Brasil.

18 de outubro de 2019

Marina Barbosa

Congresso em Foco

Repórter no Congresso em Foco. Atua na cobertura política do Congresso Nacional, mas já trabalhou com economia, direitos humanos e jornalismo de dados em veículos como G1, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco.

19 de outubro de 2019

Marina Menezes

Nexo

Marina Menezes é editora executiva do Nexo. É formada em direito pela USP e fez ciências sociais na mesma universidade. Trabalhou no Ilanud Brasil, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública e no International Centre for the Prevention of Crime, em Montreal, no Canadá, com pesquisa e assistência técnica em projetos de intervenção antes de trabalhar com jornalismo. No Nexo ela cuida da editoria de infografia e da área de novos projetos e produtos.

20 de outubro de 2019

Mateus Netzel

Poder360

Curitibano, formado pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira no Poder360 como repórter, na cobertura do Congresso Nacional. Participou de investigações internacionais como Panama Papers e Paradise Papers. Foi editor-assistente e secretário de Redação antes de assumir a direção executiva.

20 de outubro de 2019

Matías Máximo

Cosecha Roja (Argentina)

Matías Máximo é jornalista na Cosecha Roja desde 2012. Seu trabalho é focado na investigação de casos judiciais e violências contra a comunidade LGBTIQ. É especialista em jornalismo culturado pela Universidad Nacional de La Plata e mestrando em jornalismo narrativo pela Universidad Nacional de San Martín. Colaborou em diferentes veículos, como Página 12, Suplemento Soy, Revista Anfibia e Revista Ñ, entre outros. É professor na Facultad de Periodismo de La Plata e em escolas de Buenos Aires. Publicou os livros “Almas de sotano” e “Que el mundo tiemble. Cuerpo y performance en la obra de Effy Beth”.

20 de outubro de 2019

Millie Tran

The New York Times

Editora de plataformas no New York Times, onde lidera a equipe que gere como o veículo lida com a cobertura e distribuição de seus conteúdos através das diferentes plataformas. Anteriormente, foi Editora de Crescimento Global no mesmo local, responsável pelo crescimento da audiência internacional.

20 de outubro de 2019

Natália Leal

Agência Lupa

Natália Leal é diretora de Conteúdo da Agência Lupa.

Formada em jornalismo, é especialista em Recursos Humanos e tem mais de 10 anos de experiência em gestão de conteúdo e de pessoas em redações no Brasil. Foi repórter, editora, chefe de reportagem e coordenadora de produção em jornais e sites do país, como Band, Terra, Zero Hora, Diário Catarinense e Poder360. Ao longo dos últimos anos, focou seu trabalho, principalmente, na cobertura diária de política e economia, com atuação multiplataforma e no desenvolvimento de novos produtos digitais. Trabalha desde novembro de 2017 na coordenação da produção de conteúdo da Lupa. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas.

18 de outubro de 2019

Natalia Viana

Agência Pública

Natalia Viana é co-diretora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora de quatro livros sobre violações direitos humanos: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, incluindo o Prêmio Troféu Mulher Imprensa, Comunique-se, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Gabriel García Márquez. Hoje integra o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.

18 de outubro de 2019

19 de outubro de 2019

Nelly Luna Amancio

Ojo Público

Cofundadora e editora-geral do Ojo Público, meio de comunicação independente e sem fins lucrativos do Peru. Jornalista investigativa especializada em meio ambiente, direitos humanos, povos indígenas e poder corporativo. Membro do Investigative Reporters and Editors (IRE) e colaboradora do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

19 de outubro de 2019

Nina Weingrill

Énois

Co-fundadora da Énois e da Escola de Jornalismo. Formou‐se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem pós‐graduação em Marketing Digital e MBA em Gestão de Projetos. Trabalhou em revistas na Editora Abril, Editora Globo e Editora Mol. Hoje atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos de jornalismo e educação. É fellow do International Center for Journalists (ICFJ) onde pesquisa ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jornalismo local.

18 de outubro de 2019

Paula Cesarino Costa

Folha de S.Paulo

Editora de diversidade da Folha de S. Paulo. Há mais de 30 anos na casa, ela foi ombudsman do jornal por três anos, diretora da Sucursal do Rio, secretária de Redação, editora de Política e responsável por cadernos especiais, entre outras funções.

20 de outubro de 2019

Pedro Borges

Alma Preta

Pedro Borges é co-fundador e editor chefe do Alma Preta. Jornalista formado pela UNESP, compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, é colunista da Mídia Ninja e do Do Lado de Cá. Pedro também a Coalizão Negra por Direitos.

18 de outubro de 2019

20 de outubro de 2019

Raull Santiago

Coletivo Papo Reto

Integrante dos coletivos Papo Reto e Movimentos, é comunicador independente, empreendedor social, ativista, produtor de reportagens e integrante da assembleia de membros da Anistia Internacional do Brasil.

20 de outubro de 2019

Rogério Galindo

Plural

Rogerio Galindo é jornalista e tradutor. Responsável pelo blog Caixa Zero, é um dos profissionais que criaram o Plural.jor.br.

20 de outubro de 2019

Tania Montalvo

Animal Político (México)

Editora-geral do Animal Político, meio nativo digital independente mexicano. Ministrou oficinas de fact-checking e verificação de informação na Colômbia, Argentina e Brasil. Integrante da Rede Internacional de Fact-Checking do Instituto Poynter.

19 de outubro de 2019

Tiago Barra

D.Forest/Cappra Institute for Data Sciences

Pesquisador e Cientista de Dados na Cappra Institute for Data Sciences. Diretor de Crescimento, Desenvolvedor de Produtos, Cientista de Dados e Tradutor de dados com mais de 12 anos de experiência.


20 de outubro de 2019