Agência Retruco

A Retruco é uma agência de jornalismo independente de Pernambuco idealizada por jovens jornalistas, cineastas e designers que buscam novas maneiras de contar histórias através da combinação de formatos audiovisuais e textuais com um olhar crítico, sensível e criativo. Após concorrer e ganhar uma bolsa do Fundo de Novas Narrativas sobre Drogas da Fundação Gabo, a Agência colocou no ar o especial Dependências. Com o material, a equipe ganhou o Prêmio República e foi finalista dos Prêmios Vladimir Herzog e do Roche de Jornalismo em Saúde.

Os jornalistas Alice de Souza, Fernanda Santana e Thiago Santos vão contar os passos até colocar essa série de reportagens no ar, onde eles explicam como funciona a rede de interesses econômicos, políticos e religiosos no entorno da oferta de vagas de acolhimento e internações para cura em comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação no Nordeste do Brasil. Foram nove meses de apuração e quase 50 fontes entrevistadas. Confira Especial Dependências.

2022

16 mar &3b00-03:00; 14:00
Painel

Bolsas de reportagem 60 min

Nos últimos anos, várias oportunidades de bolsas-reportagem surgiram para publicações de fôlego no jornalismo. Entenda como fazer uma boa proposta.

Empreendedorismo
Pular para o conteúdo