Graciela Selaimen

Jornalista

Jornalista que vem explorando várias maneiras de contar histórias para promover a justiça social. Ela acredita que as mulheres podem curar o planeta e as histórias podem aliviar o sofrimento, crenças que a levaram à especialização em gênero e desenvolvimento local e ao mestrado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graciela é radicada no Brasil e se orgulha de ser uma mulher pioneira na área de Internet e direitos digitais no país.

Como Diretora Sênior de Programas da Fundação Ford, Graciela desenvolveu estratégias e programas nas áreas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Engajamento Cívico e Governança. Seu trabalho contribuiu para consolidar o campo dos direitos digitais no Brasil e fortalecer o ecossistema do jornalismo investigativo independente. Ela também trabalhou para fortalecer a colaboração entre iniciativas de arte, cultura, justiça social e socioambiental.

Atualmente Graciela lidera o trabalho da IRIS (International Resource for Impact and Storytelling) na América Latina. Juntamente com parceiros financiadores e lideranças da sociedade civil, a IRIS trabalha para fortalecer e apoiar redes e iniciativas onde comunicadores/as, criadores/as, jornalistas independentes e organizações da sociedade civil se conectam para explorar estratégias conjuntas no campo das narrativas e do storytelling.

2023

05 maio &5b00-03:00; 16:00
Mesa

Novos caminhos para financiar o jornalismo 90 min

Por todo o globo, iniciativas de jornalismo local são uma solução contra o avanço dos desertos de notícias. Mas a sustentabilidade destas iniciativas, muitas vezes de cobertura nichada, é frágil. Esta mesa reúne representantes de organizações que estão na linha de frente da criação de soluções inovadoras de apoio financeiro a organizações de jornalismo local

Pular para o conteúdo