Distribuição
Painel

Ciência para todos: cobrindo pesquisas e pandemia de forma inclusiva

Vamos refletir sobre a importância do jornalismo para a disseminação de conteúdos sobre a pandemia nos últimos anos para os mais diversos públicos. O jornalismo científico está presente em todos os veículos. Trazemos para o debate reflexões da cobertura da pandemia pela Agência Mural, Nós, Mulheres da Periferia e Amazônia Real, e as experiências das Agências Bori, Tatu e Data_Labe, com seus trabalhos unindo ciência, informação e dados.

*Inscreva-se para receber os links e participar de todas as conversas

Convidados

Vagner de Alencar – Agência Mural

Jornalista,  doutorando em Educação pela PUC-SP e cofundador e diretor de jornalismo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. A Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias, em especial na Grande São Paulo.

Regiany Silva de Freitas – Nós, Mulheres da Periferia

Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC SP, gerente de produtos no Porvir e cofundadora e diretora institucional do Nós, mulheres da periferia –  site dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas, oferecendo um outro jeito de ver os acontecimentos no Brasil e no mundo e contribuindo para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patriarcal.

Natália Flores – Agência Bori

Gerente de conteúdo da Agência Bori, onde atua com diversas ações de apoio à cobertura jornalística da Covid-19, como o programa de mentoria jornalística “Infovacina”. É pesquisadora de divulgação científica, com passagem pelas universidades federais de Santa Maria, Pelotas, Pernambuco, Université Paris Sorbonne IV e Universidade Estadual de Campinas.

Elena Wesley – data_labe

Jornalista e coordena o eixo de conteúdo no data_labe. O data_labe é uma organização que defende a democratização da informação apoiada na geração, análise e distribuição de dados com foco em raça, gênero e território, a partir do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. 

Lucas Maia – Agência Tatu

Lucas Maia é diretor de Tecnologia da Agência Tatu, startup de jornalismo de dados de Alagoas, com foco na produção de conteúdo, produtos inovadores para a realidade local e regional e reportagens relevantes, a partir da exploração e visualização de dados, em múltiplos formatos.

Leanderson Lima – Amazônia Real

Ele é jornalista há 19 anos e há um ano atua como repórter da Amazônia Real, agência de jornalismo independente, que tem como missão fazer jornalismo ético e investigativo, pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. É vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo, com a reportagem “Chute no Preconceito”. Foi editor executivo nos jornais Correio Amazonense e Manaus Hoje.

Patrocinadores

Skip to content