Oficina

Conversa no jardim: 30 anos do Mangue Beat e o legado para o jornalismo cultural

O mangue beat, movimento que uniu música, cultura e crítica social, completa 30 anos em 2022. Encabeçado por bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Eddie, o movimento reverberou a partir da imprensa local e ganhou destaque internacional pela inovação artística proposta, mas também pelos temas urgentes que discutia. Sua repercussão aconteceu em um momento de renovação do jornalismo cultural, o que acabaria influenciando as gerações seguintes. Esta mesa discute o legado do mangue beat para o jornalismo cultural e sua influência nos veículos que cobrem cultura hoje em dia.

*Atenção: ocorre de maneira simultânea com a conversa “Cobertura ambiental no Nordeste

Convidados

Paulo Floro

Facilitador

Jornalista, editor e professor universitário na área de comunicação. É um dos editores da Revista O Grito! e da PLAF, revista impressa sobre quadrinhos. Como jornalista tem experiência na cobertura de cultura, com passagens por veículos como Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco.

Marcelo Pereira

Facilitador Presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco

Jornalista, escritor, produtor cultural e editor. Foi repórter do Globo Esporte (1987-1990) e atuou como editor do Caderno C, famoso caderno cultural do Jornal do Commercio de 1990 a 2020. É autor de Carlos Ranulpho: o Mercador da Beleza (Cepe). Atualmente é presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco.

Patrocínio

19 - 19 nov

Festival 3i Nordeste, Recife

Pular para o conteúdo