Painel

Ódio, discurso e o direito

Como parte dos eventos de lançamento de suas atividades, o Tornavoz promove uma discussão sobre os desafios que a dimensão expressiva do ódio coloca para os profissionais do Direito e do Jornalismo. Tornavoz é uma associação que se propõe a garantir defesa jurídica especializada àqueles que sofrem ameaças ou processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão. A entidade também busca a promover a discussão e a valorização desses direitos, por meio da participação em processos estratégicos e de ações de conscientização.

Convidados

Lívia Sant’Anna Vaz

Promotora de justiça do MP-BA. Atua na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Mestra em Direito Público pela UFBA. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo.

Eugênio Bucci

Graduado em Direito e em Comunicações pela USP, é jornalista e Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade. Há cerca de 30 anos atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil. Há 13 anos, escreve quinzenalmente para o Estadão. Recebeu alguns prêmios, entre eles o Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria Liderança Emergente, o Prêmio “Excelência Jornalística 2012”, da Sociedade Interamericana de Imprensa e o Prêmio Esso em 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa”.

Clarissa Gross

Fundadora e diretora do Tornavoz, formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e doutorado em Direito, área de concentração de Filosofia e Teoria Geral do Direito, pela Universidade de São Paulo. Professora da Escola de Direito de São Paulo da FGV, Coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) e Coordenadora de Publicações na mesma instituição. Membra fundadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo – LAUT. 

Sheila de Carvalho

Advogada Internacional de Direitos Humanos e sócia do Carvalho Siqueira Advogadas e Advogados. Integra a Uneafro Brasil, Coalizão Negra Por Direitos e Grupo Prerrogativas. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. Conselheira da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Foi Fellow do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU.

Patrocínio

Pular para o conteúdo