Plataformas parceiras do Festival 3i oferecem workshops gratuitos para participantes

Google News Initiative e Facebook Journalism Project trarão profissionais para oficinas hands-on sobre negócios, estratégias e ferramentas para jornalistas  

Os participantes do Festival 3i terão a oportunidade de participar em mais três atividades extras e totalmente gratuitas. Na sexta-feira, dia 18 de outubro, entre as 17 e 19 horas, o Google News Initiative e Facebook Journalism Project, parceiros do Festival, promovem workshops para quem quer empreender no jornalismo digital. As oficinas duram duas horas cada e serão realizadas pouco antes da palestra de abertura do festival, ministrada pelo professor Rosental Calmon Alves. As inscrições serão feitas por email. Clique aqui para comprar seu ingresso para o Festival.    

Para quem quer saber por onde começar um novo projeto, a jornalista Adriana Garcia, Teaching Fellow do Google e designer estratégica vai ensinar como usar ferramentas Google pode ajudar a entender tendências na hora de lançar uma start-up “sem um tostão no bolso”. 

Para fazer seu conteúdo bombar nas redes, Maiara Camargo, Gerente de Soluções do Facebook, vai apresentar a Stories School, ou escola de “Stories”, ensinando os participantes a usar uma das ferramentas mais populares do Instagram. E Maíra Carvalho, Gerente de Estratégia e Parcerias de Mídia do Facebook, vai falar sobre como as duas plataformas – Instagram e Facebook – podem ser usadas para engajar em especial o público jovem. 

As vagas são limitadas e os participantes do Festival poderão se inscrever até dia 16.10 ou até terminarem as vagas.   

WORKSHOPS SEXTA, DIA 18/10

Sexta-feira | 17:00 – 19:00 : Como iniciar um negócio jornalístico sem um tostão no bolso: ferramentas Google para mapear necessidades e tendências em assuntos de interesse de sua audiência

Adriana Garcia é teaching fellow do Google, designer estratégica e jornalista de formação. Trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Veja SP, Exame e agência Reuters, no Brasil e nos Estados Unidos, onde atuou como correspondente cobrindo temas como diplomacia latino-americana e imigração. Foi JSK fellow na universidade de Stanford, na Califórnia, onde especializou-se em inovação guiada pelo design. Tem mestrado em Jornalismo, Mercado e Tecnologia pela USP. É idealizadora do projeto Orbital, que incentiva a criatividade e o empreendedorismo em Jornalismo.

Sexta-feira | 17:00 – 19:00 : Facebook e Instagram: como pensar estratégias para engajar comunidades e conversar com audiências jovens  

Com Maíra Carvalho, Gerente de Estratégia e Parcerias de Mídia do Facebook. Tendo trabalhado nos últimos 20 anos em diversas empresas de mídia brasileiras, Maíra Carvalho é jornalista com passagens por Band, Terra, Grupo RBS e Infoglobo. Atuou em funções de redação e desenvolvimento de negócio digital. Graduada pela PUCRS e pós-graduada pelo IICS/ Universidade de Navarra, Maíra é especializada em gestão de projetos e produtos bem como otimização de processos e gestão de mudança. Desde 2017 Maíra trabalha apoiando publishers e jornalistas no desenvolvimento dos seus negócios e conexões com suas comunidades na plataforma.

Sexta | 17:00 – 19:00   

Story School (Escola de Stories): como usar todos os recursos de stories para engajar audiências   

Com Maiara Camargo, Gerente de Soluções do Facebook. Formada em jornalismo, com 12 anos de experiências em veículos digitais e tradicionais. Minha última passagem por redação foi como editora de distribuição do UOL, responsável por coordenar a estratégia de redes sociais, newsletters, alertas e outras maneiras de propagar conteúdo. Fui uma das responsáveis pelo desenvolvimento projeto de Universa, plataforma feminina do UOL, que foi lançada em 2018. Anteriormente, fui editora digital da revista Glamour, cuidando da equipe encarregada pela integração entre revista e digital, redes sociais, táticas de SEO, branded content e mais. Passei também pelas redações de Grupo Estado e Grupo Folha. 

Pular para o conteúdo