Anota aí: 8 livros indicados pelos palestrantes no Festival 3i

Imagem com fundo roxo mostra símbolo do festival 3i e um ícone que representa um livro

Texto: Géssika Costa

O Festival 3i está chegando ao fim. Foram 10 dias de muitos debates, painéis, diálogos com profissionais renomados do Brasil e do mundo. A programação contou com conteúdos multimídias extras, como a série de podcasts “Como Cobrir” e quatro vídeos produzidos em parceria com o Canal Reload. Todos esses produtos foram pensandos para apoiar os profissionais da comunicação na hora de realizar alguma cobertura sobre diversos temas relevantes.

Com intensos debates ao longo de mais de 40 horas, os espaços foram marcados por interações e recomendações dos convidados. Dentre essas dicas, sugestões de autores e livros sobre temas urgentes que precisam integrar a rotina jornalística. 

Veja, abaixo, a lista com alguns dos livros recomendados pelos palestrantes:

1 –  A queda do céu, de autoria de Davi Kopenawa e Bruce Albert, foi indicado pela jornalista Eliane Brum, no Painel “Livro-reportagem e Amazônia no Centro do mundo”.

Descrição do livro: Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.

Compre aqui

2 – O nascimento de Joyce, de autoria de Fabiane Moraes. Ela foi palestrante do Diálogo “A pauta como lugar de posicionamento, reflexão e re-humanização”.

Descrição do livro: Neste livro arrebatador, Fabiana Moraes trata da temática da transexualidade com a profundidade que o assunto exige. Conheça a saga de Joicy, ex-agricultora do agreste pernambucano que busca o serviço público de saúde para uma cirurgia que mudaria seu corpo e sua vida. A autora também escreve sobre a dor, o suor, o assombro e a alegria de produzir a reportagem, publicada sob polêmica e aclamação em abril de 2011. E expõe sem reservas a complicada relação com seu personagem. Num ensaio pioneiro, Fabiana apresenta o conceito de jornalismo de subjetividade, defendendo um olhar mais profundo na contemplação do mundo e dos seres humanos.

Compre aqui

3 – São Francisco, de autoria de Gabriela Güllich. Ela integrou a mesa “Jornalismo visual: coberturas independentes por fotos e ilustrações”.

Descrição do livro: De Belém do São Francisco, cidade pernambucana banhada pelo Velho Chico, cruzando todo o estado de Pernambuco e chegando a Monteiro, na Paraíba, histórias reais são contadas nesse projeto que une quadrinhos e fotografia em uma narrativa jornalística que aborda três aspectos: água, seca e obra. Durante 18 dias, os jornalistas Gabriela Güllich e João Velozo percorreram mais de 2.500km para a produção dessa reportagem, passando por todas as cidades do Eixo Leste da Transposição do São Francisco.

Compre aqui

4 – Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak. O ambientalista foi o grande entrevistado do Diálogo “Ecologia do Desastre”.

Descrição do livro: uma obra sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas, Ailton Krenak. Uma obra muito pensada e trabalhada nas relações entre todas as culturas, trata-se de como nós ao longo dos anos, construímos a ideia de humanidade -critica a humanidade atual e histórica por meio de fatos ressaltando o grande “assalto” contra a natureza que ainda nos resta. Um livro cheio de opiniões e críticas sobre essa humanidade que desola nosso planeta.

Compre aqui

5 – 15:30, de autoria de Ísis Medeiros. Ela foi uma das painelistas no espaço “Jornalismo visual: coberturas independentes por fotos e ilustrações”.

Descrição do livro: 15:30 é o livro de estréia da fotógrafa mineira Isis Medeiros e traz 71 imagens de seu trabalho documental sobre os impactos ambientais e sociais após 5 anos do maior crime ambiental da história do país: o rompimento da barragem do Fundão em 2015, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Além das fotografias da autora, a publicação conta com prefácio do escritor e ambientalista Ailton Krenak, cartas de mulheres atingidas escritas à fotógrafa e um mapa (em anexo). Esse livro é resultado de uma pesquisa imagética dedicada à memória e justiça dos povos atingidos da Bacia do Rio Doce.

Compre aqui

6 – A viagem das ideias, de autoria de Renan Freitas Pinto, foi citado por Elaíze Farias, no Painel “As Amazônias Brasileiras”.

Descrição do livro: O livro é uma reflexão “sobre a formação do pensamento social sobre a amazônia”. O autor objetiva contribuir com o processo de compreensão e interpretação do mundo amazônico. Problematiza as ideias de viajantes, pesquisadores e estudiosos que se debruçaram sobre a realidade regional, como Alexandre Rodrigues, Euclides da Cunha, Arthur Reis.

Compre aqui

7 – Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, livro de autoria de Eliane Brum. Ela integrou o Diálogo “Livro-reportagem e Amazônia Centro do Mundo”.

Descrição do livro: Eliane Brum mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente.

Compre aqui

8 – Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil, de Cristina Serra, foi indicado por Ailton Krenak, no Diálogo “Ecologia do Desastre”.

Descrição do livro: conheça a história por trás de um dos maiores desastres socioambientais de todos os tempos. Reportagem definitiva sobre um dos eventos mais relevantes, também entre os mais dramáticos, da vida pública brasileira no século XXI: o rompimento devastador da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em 2015. Este livro revela e esmiúça documentos, procedimentos e condutas sem se afastar da dimensão humana, do componente individual, particular, a memória dos que morreram, a dor dos que restaram, os sonhos – ainda duvidosos – dos que gostariam de recomeçar. O país, afinal, tem muito mais de Bento Rodrigues, o povoado afogado pela lama de rejeitos, do que queremos ver. O rompimento de Fundão não acabou. É possível que jamais termine. Esta obra-prima explica por quê.

Compre aqui!

Lembra de mais alguma obra que não foi citada por aqui? Mande para nós pelo e-mail festival3i@ajor.org.br

Pular para o conteúdo