Dicas para tirar um projeto de podcast do papel

Produtores de projetos jornalísticos em áudio explicam os pontos-chave para começar a trabalhar com o formato

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts. Com mais de 30 milhões de ouvintes, não há dúvidas de que o formato conquistou um espaço entre os brasileiros. Os dados fazem parte de um estudo publicado em 2022, realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOP.

Desde veículos tradicionais até startups de mídia, os podcasts jornalísticos vêm ganhando espaço – e investimento – entre os produtos desenvolvidos nas redações. Além de reconhecimento em premiações importantes do setor: pela primeira vez em dez anos, o Prêmio Gabo 2022 incluiu o “áudio”, abarcando rádio e podcasts, entre as categorias contempladas.  

Mas como as plataformas de streaming estão olhando para organizações de jornalismo que produzem podcasts? Quais são os formatos possíveis e os caminhos para conquistar novos ouvintes? E, mais importante: é possível ter retorno financeiro pelo trabalho? O assunto é tema da mesa “O ‘ano do podcast’ no Brasil finalmente chegou?” do Festival 3i Nordeste, que acontece no Recife (PE) no dia 19 de novembro. 

Com mediação de Caio Santos (Griô Podcasts) o encontro recebe Luan Alencar (Budejo Podcast), Inês Aparecida (As Cunhãs Podcast), Celso Ishigami (Podcast 45 minutos) e Aldenora Cavalcante (Malamanhadas).

A Ajor conversou com os palestrantes do evento e representantes de organizações associadas para saber:

Qual a principal dica para quem quer começar um podcast?

“Pra galera da Comunicação: desenvolva habilidades e se familiarize com ferramentas para além da criatividade e da capacidade de produção. Pra turma das outras áreas: conheça seu público e foque na comunicação. Pra geral: mire na interseção entre resiliência e adaptabilidade”

Celso Ishigami | Cocriador Podcast 45 Minutos

“Foque na história que você quer contar. O primeiro passo pra um bom podcast é quão boa é a história que você vai contar e como você vai contar ela“

Caio Santos | Criador da produtora Griô Podcasts

“Procure um tema que você se sinta confortável em falar e que você acredite que traz algo de novo pra discussão. A popularização da mídia faz com que tenham muitos programas sobre o mesmo assunto e muitos deles se repetem. Tentar se destacar na forma/conteúdo é muito importante”

Luan Alencar | Editor e apresentador Budejo Podcast

Para começar, defina o tema e os objetivos principais. Pense em algo que você quer ouvir e com quem você quer falar. Então, estruture o podcast e comece. O importante é tirar a ideia do papel!”

Aldenora Cavalcante | Cofundadora Malamanhadas

“Definir o assunto a ser tratado, periodicidade e duração dos episódios são itens básicos para quem pretende começar um podcast. Escolher o formato – sem, no entanto, engessá-lo –  também é importante”

Inês Aparecida | Produtora As Cunhãs Podcast

“Para nós, a principal dica é iniciar com o planejamento. Depois de identificar a mensagem que deseja transmitir (porquê); e o público-alvo, é hora de ir para o como. É nessa hora que, sabendo os recursos disponíveis, serão definidos o formato, a linguagem etc. Até chegar ao o quê: número de episódios por temporada, duração, periodicidade, data dos uploads etc”

Felipe Seibel | Cofundador produtora KEROVI 

“Aqui nossa recomendação é formar repertório. Antes de fazer um podcast, consuma muitos: os de que gosta, os de que não gosta, brasileiros, estrangeiros, longos, curtos. Quanto mais repertório tiver, melhor vai conseguir desenhar um novo produto. E é escutar criticamente, destrinchando o podcast, percebendo como ele foi feito e tentando adivinhar as razões por que o autor escolheu este ou aquele caminho. Depois disso, é importante pensar em quem é o público e o que o público está ouvindo” 

Guilherme Alpendre | Diretor-executivo da Rádio Novelo

“Uma dica para quem quer começar um produto em áudio: não subestime o trabalho que dá fazer um podcast profissionalmente. Entender as etapas e as diferentes atribuições para colocar um podcast em pé é fundamental. Além disso, uma vez com o programa no ar, ser fiel ao compromisso com o ouvinte. Publicar sempre no dia e horário combinados ou, em caso de impossibilidade, manter uma comunicação aberta com o público por meio das redes sociais”

Juliana Dantas | Sócia-fundadora da Rádio Guarda-Chuva e host do Finitude Podcast

Imagem: Will Francis/Unsplash

Pular para o conteúdo