Empreendedorismo, audiência e tecnologia marcam programação do Festival 3i 2023

Evento reúne mais de 70 palestrantes convidados a partir desta sexta no Rio de Janeiro

Com ingressos esgotados uma semana antes de seu início, o Festival 3i dá o pontapé em sua quarta edição nacional nesta sexta-feira (05), na Casa da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), e adentra o fim de semana com uma programação composta por profissionais renomados de dentro e fora do país. Ao longo de três dias, os participantes vão ter contato com as principais discussões para o jornalismo na atualidade, divididos em mesas, workshops e apresentações de cases.

A palestra de abertura do evento está na experiente voz do Diretor Geral da Fundação Gabriel García Márquez, Jaime Abello Banfi. Convidado especial, Abello ajudou na constituição da FNPI (Fundación para un Nuevo Periodismo Iberoamericano) – o que hoje é a Fundação Gabo –, ao lado do escritor colombiano e Nobel de Literatura que dá nome à instituição. 

Além de celebrar o jornalismo inovador e independente, o Festival 3i põe em pauta temas como a regulação das big techs. O assunto, em alta no Brasil devido ao Projeto de Lei 2630/20, conhecido como “PL das Fake News”, vai ser o mote da mesa “Regulação das plataformas: qual o melhor modelo para os nativos digitais?”, que recebe o relator da proposta, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Além dele, participam da mesa o canadense Taylor Owen, diretor-fundador do Centro de Mídia, Tecnologia e Democracia da Universidade McGill; o dinamarquês Iacob Gammeltoft, gerente de políticas da NewsMedia Europe; e Francisco Brito Cruz, diretor-executivo da InternetLab. A mediação é da jornalista e fundadora da agência de checagem Aos Fatos, Tai Nalon.

Inteligência artificial, ferramentas de análise de dados e distribuição, metodologias para gestão de pequenas redações, mentalidade de produtos e a saúde mental dos jornalistas também estão em foco ao longo da programação. 

Conhecido pela comunicação sobre a pandemia da COVID-19 no Brasil por meio das redes sociais, o cientista e comunicador científico Atila Iamarino ministra o workshop “Da redação à timeline: estratégias para um jornalismo dinâmico”, oferecido em parceria com o Instituto Serrapilheira. O objetivo é ajudar os participantes a desenvolverem a percepção dos melhores formatos para cada rede social e as estratégias de distribuição de informação.

O fenômeno dos influenciadores digitais e criadores de conteúdo também é abordado, a partir da mesa “Como ganhar corações e mentes com as redes sociais”, com a participação da atriz e jornalista pernambucana Ademara Barros, o empreendedor e fundador do Voz das Comunidades, René Silva, e a editora assistente da BBC World, Tamara Gil. Com mediação do jornalista Pedro Doria, do Meio

“O Festival 3i sempre acompanha e antecipa as tendências do jornalismo nacional e internacional, e esta edição não seria diferente. A programação do 3i é um reflexo da evolução do jornalismo digital, que é celeiro de tecnologia, boas práticas e talentos para o ecossistema midiático brasileiro. Esperamos que os participantes aproveitem estes três dias de evento para trocar experiências e que a Ajor ajude redações e profissionais na produção de um jornalismo de interesse público cada vez mais plural e inovador”, afirma Maia Fortes, diretora executiva da Ajor. 

Todas as mesas do evento, realizadas no Palco Jardim, serão transmitidas em tempo real pelo canal do Youtube do Festival 3i: https://www.youtube.com/Festival3i 

Sobre o evento

O 3i acontece desde 2017 e é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. Sua última edição nacional foi realizada em março de 2022, totalmente online devido à pandemia da covid-19, com participação de mais de 3 mil pessoas. Em novembro, Recife (PE) recebeu a 4º edição regional do evento e reuniu mais de 200 pessoas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

O Festival 3i 2023 é uma realização da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Esta edição conta com patrocínio de Google, Meta, Luminate, TikTok, Fundação Tide Setubal e Clua (Climate and Land Use Alliance); apoio de Ford Foundation e Oak Foundation; e produção da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos.

Pular para o conteúdo