Festival 3i 2023: como criar, gerenciar e manter uma comunidade de leitores?

A jornalista Luiza Bodenmüller deu dicas sobre relacionamento com a audiência no Festival 3i. Foto: Any Duarte, @aquelaany

Por Kacieny Monteiro e Luíza Quintanilha, Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA)

Engajar um público, mantê-lo fiel ao seu conteúdo, conectar pessoas, gerenciar contatos, expandir a audiência e manter uma comunidade de leitores são os desejos de todos que trabalham com jornalismo, principalmente nas mídias sociais. Pensando nisso, o Festival 3i 2023 ofereceu o workshop “Como criar, gerenciar e manter uma comunidade de leitores?”. A aula prática em forma de conversa foi ministrada pela jornalista Luiza Bodenmüller. 

Com mais de 10 anos de carreira como consultora de estratégia digital, seu currículo inclui passagens pelo ITS Rio, Canal Meio, Aos Fatos e Núcleo Jornalismo. Também prestou consultoria para organizações internacionais como Kinzen; SumOfUs; Comitê da Cruz Vermelha e para a Agência da ONU para refugiados, (ACNUR). É doutoranda em Comunicação pela Fafich/UFMG.

Conheça cinco dicas compartilhadas por Bodenmüller durante o evento:

  1. Abra espaços para conversas, o público gosta de interação e isso resultará em um maior engajamento;
  2. Tenha em mente que o povo brasileiro é um dos que mais evitam notícias;
  3. Considere ter uma Newsletter, ela torna um veículo mais próximo de sua audiência;
  4. Conheça sua comunidade. Até na hora de montar uma ação com brindes, você precisará entender o que a sua comunidade quer e gosta. Quanto mais assertivo você for, mais alto será o engajamento. Toda a equipe deve aprender a escutar a sua audiência, pois é uma prática coletiva;
  5. Ajuste a linguagem do seu produto, isso ajudará a atrair e manter um determinado público. Teste quantas vezes for necessário. 

*Reportagem produzida por estudantes de jornalismo para o Foca no 3i, parceria de cobertura do Festival 3i 2023 com as Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

Pular para o conteúdo