Festival 3i 2023: como fomentar a mentalidade de produto em uma redação?

Por Juliana Martins, Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA)

O jornalismo precisa ser pensado como um negócio para se sustentar. Muitas organizações de mídia, entretanto, alocam esforços muito maiores em setores editoriais do que em áreas que pensem a viabilidade financeira da iniciativa. Mudar essa mentalidade dentro de uma redação já estabelecida pode ser um grande desafio.

No workshop “Como fomentar a mentalidade de produto na minha redação?”, parte da programação do Festival 3i 2023, Feli Carrique e Luciana Cardoso mostraram os possíveis caminhos para aplicar estratégias de produto em veículos de comunicação. Feli é jornalista, professora e diretora executiva da News Product Alliance (NPA). Ela é pensadora de produtos e trabalha com interseção de mídia, tecnologia e sustentabilidade, além de analisar inovações e desafios enfrentados pelas empresas de notícias. Luciana é vice-presidente do Conselho de Administração da NPA e Head de Produtos na Vibra Digital, com grande experiência em marketing, design UX e tecnologia.

Feli Carrique e Luciana Cardoso durante oficina no Festival3i 2023. Foto: Bea Domingos.
Luciana Cardoso e Feli Carrique durante oficina no Festival3i 2023. Foto: Bea Domingos.

Com a proposta interativa e de aprendizado conjunto, as duas intercalaram teoria e exercícios reflexivos com os presentes. Elas definiram “produto” como algo tangível, que envolve trocas de valor dentro de uma empresa, assim como um modo diferente de pensar as relações de trabalho e de entregas. 

“O nosso jornalismo também pode oferecer valor, assim como WhatsApp e o Spotify. O pensamento de produto nos faz produzir um jornalismo com o qual as pessoas se identificam, e elas estão dispostas a pagar por isso”, afirma Feli.

Luciana, por sua vez, destacou a necessidade de entender e compartilhar conteúdos sobre produtos, discussão que, de acordo com ela, só passou a ter destaque no meio jornalístico a partir de 2019. Ela explica que não é um conceito que deve estar presente apenas em grandes instituições, mas também deve ser considerado como pontapé inicial em pequenas empresas. “Criar produtos baseados em suposições é perigoso, é preciso validar. Além disso, é ideal que sejam conversas multidisciplinares”, afirmou.

Entre tecnologia, técnicas de investigação de audiência e captação de vínculos emocionais, as duas parceiras de trabalho deram algumas dicas aos presentes de como começar a aplicar a mentalidade de produto em um negócio jornalístico:

  1. Montar um modelo de negócios. Identifique e inclua profissionais especializados em produtos nas etapas de composição de um projeto.
  2. Olhar para o próprio público em vez de olhar só para a concorrência. É importante também analisar os concorrentes, mas saiba que o sucesso do outro não significa o seu sucesso.
  3. Conhecer e entender a audiência. Ela deve ser o centro da estratégia de produto, por isso, é necessário estabelecer objetivos, coletar dados e analisar como esses planos podem ser elaborados de maneiras mais efetivas.
  4. Definir problemas. Captando os dados necessários da audiência, é essencial definir os problemas de forma pontual para avançar ao processo de resolução.
  5. Praticar o Design Thinking. É um método dividido em etapas, com objetivo experimental. O ciclo é elaborado da seguinte forma: empatizar, definir, idealizar, prototipar e avaliar. Caso não se configure, é só começar de novo.

*Reportagem produzida por estudantes de jornalismo para o Foca no 3i, parceria de cobertura do Festival 3i 2023 com as Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

Pular para o conteúdo