Festival 3i Nordeste reúne estudantes e empreendedores para celebrar o jornalismo digital na região

Palestrantes do 3i durante a mesa “O ‘ano do podcast’ no Brasil finalmente chegou?”. Foto: Morgana Narjara dos Anjos

Evento aconteceu no Recife (PE) neste sábado (19), com mesas sobre financiamento de negócios, novas estratégias de distribuição de conteúdo e mais

No último sábado, 19 de novembro, mais de 170 pessoas se reuniram na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, para o Festival 3i Nordeste. A 4ª edição regional do evento de discussão sobre empreendedorismo e inovação no jornalismo foi realizada pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), em parceria com a universidade e apoio da Fundação Ford. 

Foi a primeira vez que a entidade, fundada em 2021, promoveu um evento presencial. Pensada com o apoio de organizações associadas à Ajor do Nordeste, a programação se dividiu em “mesas”, formato típico de debates entre convidados, e “conversas no jardim”, espaços informais de discussão sobre temas importantes para o jornalismo atual. 

Para Aline Vieira Costa, editora-chefe do site A Nossa Pegada, o Festival 3i possibilita o contato com novas iniciativas e a formação de redes entre veículos independentes. A jornalista fez parte do Grupo de Trabalho que ajudou a construir esta edição do evento.

“Este foi o meu segundo Festival 3i. O meu primeiro foi em 2018, quando eu estava prestes a começar as atividades d’A Nossa Pegada no Instagram. Dois anos depois estamos aqui, de volta ao 3i, agora conhecendo pessoas inspiradoras, compartilhando os passos dados nesses quatro primeiros anos e aprendendo os melhores e mais sustentáveis caminhos com os colegas que também estão nessa construção de um jornalismo inspirador, inovador e independente. Agora com outro olhar, com outro ponto de vista, mas com a mesma visão de que somente com partilha de saberes, projetos colaborativos e ações conectadas é que nos fortalecemos a nós mesmos e a rede. É mágico demais chegar no 3i e ver como a união de pessoas em torno de um propósito pode transformar e criar novas perspectivas de realidade”, afirmou Aline Vieira Costa, editora-chefe do site A Nossa Pegada.

Assista ao registro do evento:

Quem estava no Festival

O evento reuniu participantes de todos os nove estados do Nordeste, além de pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. As mulheres foram maioria no 3i (60%), e mais da metade dos participantes do evento (59%) se declararam negros. 

Para garantir um evento mais diverso, o Festival 3i abriu um programa de bolsas para garantir a presença de estudantes e comunicadores populares do Nordeste. Ao todo, a organização recebeu 144 inscrições e 20 pessoas receberam financiamento integral, incluindo transporte e hospedagem.  Além disso, outras 28 pessoas foram contempladas com ingressos gratuitos. Os participantes que não foram contemplados no programa de bolsa receberam um desconto de 50% na compra do ingresso.

“Ter ido para o Festival 3i me proporcionou a experiência de ir ao meu primeiro evento de jornalismo e minha primeira viagem a Recife. O Festival ampliou minha visão para as possibilidades do jornalismo independente e contribuirá muito para meu futuro profissional e meu presente como estudante de jornalismo e repórter do Site Avoador, veículo que tivemos a chance de apresentar para os participantes do Conversas no Jardim. Sou muito grata à Ajor e à nossa professora Carmen Carvalho por terem conseguido as bolsas para que eu minhas colegas pudéssemos passar pela experiência de participar do 3i nordeste”, afirmou Victória Meira Amaral, estudante da Uesb (Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia) e bolsista do 3i.

A programação

Pela manhã, os participantes foram divididos em duas salas. Na mesa-oficina “Como tirar uma ideia no papel e transformá-la em uma iniciativa de jornalismo digital”, Anderson Meneses (Agência Mural),  Isabelle Maciel (Tapajós de Fato-PA), Rafael Duarte (Saiba Mais-RN) e Juliana Aguiar (Agência Retruco-PE) contaram os desafios e oportunidades para quem quer dar os primeiros passos e colocar um novo negócio em prática.

Já a mesa “Caminhos para a sustentabilidade” reuniu  financiadores de projetos jornalísticos para um bate-papo sobre os desafios para conseguir recursos para a área, e o que as organizações podem fazer para diversificar receita e conseguir apoio para projetar seus negócios para fora do seu estado. Com mediação de Carol Monteiro (Unicap e Marco Zero Conteúdo), o encontro recebeu Rafael Georges (Luminate), Carol Munis (OAK Foundation). 

As duas mesas finais discutiram, respectivamente, novos modelos de distribuição de conteúdos e como se destacar no mundo dos podcasts. A primeira,  “Pensando fora da caixa: como encontrar a sua audiência” , recebeu Nayara Felizardo (Newsletter Cajueira e TIB), Natali Carvalho (Núcleo), Raphael Kapa (Agência Lupa), Mariama Correia (Cajueira) e Thiago Guimarães (Aos Fatos / Ora Thiago).

Já o encontro “O ‘ano do podcast’ no Brasil finalmente chegou?” foi mediado por Caio Santos (Griot Podcast), com a participação de Luan Alencar (Budejo), Inês Aparecida (As Cunhãs), Celso Ishigami (45 minutos) e Aldenora Cavalcante (Malamanhadas).

Palestrantes do 3i durante a mesa “O ‘ano do podcast’ no Brasil finalmente chegou?”. Foto: Morgana Narjara dos Anjos

Exceto pela mesa-oficina, todos os outros encontros estão disponíveis na íntegra no canal do Youtube do Festival 3i.

Pela tarde, os participantes se reuniram na área externa da universidade para as “Conversas no Jardim”. As discussões, feitas em rodas de conversa, discutiram “Transição de governos e os movimentos bolsonaristas”, “Como cobrir a desinformação, “30 anos do Mangue Beat e o legado para o jornalismo cultural” e “A cobertura ambiental no Nordeste”. 

Foca no 3i 

A cobertura do evento foi realizada com o apoio de estudantes de jornalismo e fotografia da Escola de Comunicação da Unicap. Inaugurado em março, na edição nacional do Festival, o programa #FocaNo3i convida estudantes a apoiar na memória e divulgação do evento por meio de textos e conteúdos para as redes sociais. 

Os textos com o resumo cada encontro, escritos pelos alunos e com edição de docentes da Universidade, serão disponibilizados no site da Ajor e do Festival 3i ao longo das próximas semanas.

19 - 19 nov

Festival 3i Nordeste, Recife

Pular para o conteúdo