O que é

O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente é o primeiro festival no continente voltado especialmente para a inovação e o empreendedorismo, questões essenciais para a nova geração do jornalismo digital. Realizado desde 2017, o evento já passou pelo Rio de Janeiro duas vezes em edições nacionais e também nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Em 2022, teve sua primeira edição 100% virtual.

O 3i nasceu como uma inciativa de 13 plataformas de jornalismo digital e indepententes: ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, JOTA, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Em 2022, o evento passou a ser realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), organização que representa mais de 70 organizações jornalísticas de todo o país e atua em defesa de seus interesses.

O Festival 3i tem 5 objetivos principais:

  1. Celebrar o bom jornalismo;
  2. Ser um local de encontro das iniciativas (um momento de articulação / networking);
  3. Permitir reflexões importantes e troca de experiências próprias do jornalismo independente e sobre desafios do jornalismo em geral;
  4. Inspirar novos jornalistas a seguir os nossos passos;
  5. Abordar a liberdade de experimentação que essas iniciativas têm

Reveja vídeos das outras edições pelo canal do Festival 3i no youtube.

Pular para o conteúdo