O que já rolou

Em 2022, o Festival chega à sua quarta edição, após duas edições nacionais, em 2017 e 2019, e três edições regionais em 2018, levando a proposta inovadora para Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). 

No total, o Festival 3i já reuniu

No total, o Festival 3i já reuniu 1.300 profissionais e estudantes e alcançou uma audiência online de mais de 165 mil pessoas.

Entre os convidados estiveram: 

  • Claire Wardle, diretora do First Draft News (EUA)
  • A vencedora do prêmio Pulitzer Angie Holan, do Politifact, o maior site de checagem do mundo (EUA)
  • Daniel Valencia, do premiado site El Faro (El Salvador) 
  • O ator Gregório Duvivier, que apresenta o Greg News no canal HBO, primeiro jornal satírico da tevê brasileira 
  • Ana Estela de Sousa Pinto, repórter especial da Folha de S.Paulo
  • Bruno Torturra, do Fluxo
  • Graciliano Rocha, do BuzzFeed News
  • O diretor do Intercept Brasil, Leandro Demori
  • Flavia Marreiro, do El País Brasil
  • Jineth Prieto, do site político La Silla Vacía (Colômbia)
  • Daniela Pinheiro, chefe de redação da Revista Época
  • Jean Souza, do Datafolha
  • Matías Di Santi, do site de fact-checking Chequeado (Argentina)

A primeira edição do 3i aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de novembro de 2017. Foi o primeiro festival no continente dedicado a discutir questões essenciais para quem está embarcando em jornalismo empreendedor e independente. A ideia principal que move os organizadores é inspirar as novas gerações. Entre outros temas, foram abordados financiamento independente e sustentabilidade, modelos de negócio, tecnologia aplicada ao jornalismo, os limites entre ativismo e jornalismo, polarização nas redes sociais e fact-checking.

Além do público vindo de várias cidades do país que participou presencialmente, o Festival teve um alcance nacional, pois foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, atingindo mais 140 mil visualizações nas duas plataformas. A hashtag #Festival3i chegou aos trending topics do Rio de Janeiro, com 500 posts, e alcançou 1.940.262 usuários únicos.

Em 2018, os organizadores do Festival 3i se propuseram uma missão ainda mais ambiciosa: fazer edições regionais do Festival  para levar a um público mais amplo as reflexões trazidas pelo 3i e instigar o empreendedorismo em diferentes regiões do Brasil. As edições “pocket” aconteceram em 9 de junho em Belo Horizonte (MG), em 22 de setembro em Porto Alegre (RS) e em 10 de novembro em Recife (PE). 

As edições abordaram temas como tecnologia e possibilidades de novos formatos, projetos bem-sucedidos, inovações com modelos de negócios viáveis, cobertura eleitoral fora das redações tradicionais, entre muitos outros. Misturando profissionais de companhias centenárias, como Estado de Minas, Diário do Commercio e Folha de S.Paulo, com diretores de startups de jornalismo que estão trazendo disrupção ao mercado, o Festival 3i trouxe “novos ares” às ideias e desafios que são debatidos em Congressos da Indústria no Brasil.

Na última edição nacional, em 2019, o evento reuniu mais de 400 pessoas com as mais variadas experiências, histórias de vida e atuação na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para celebrar o que todas elas compartilham: a paixão pelo jornalismo. Em vez de dar destaque à crise que assola o jornalismo comercial, o festival entusiasmou o público ao apresentar ideias, experimentos e projetos que estão reinventando a profissão.

Pular para o conteúdo