Mesa

A urgência da colaboração jornalística

As dificuldades, experiências e oportunidades no trabalho jornalístico conjunto

Convidados

Agostinho Vieira

Mediador Projeto #Colabora

Jornalista e executivo, com foco em sustentabilidade e negócios sociais. Faz parte da equipe do Projeto #Colabora. Foi repórter, editor-executivo e diretor executivo do Globo. Também foi diretor do Sistema Globo de Rádio e da Rádio CBN. Ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, em 1994, e dois prêmios da Society of Newspaper Design.

Maria Teresa Ronderos

Participante

Diretora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP). Foi editora geral da revista Semana (Colômbia) e editora política de El Tiempo, maior jornal da Colômbia. Em 2014 foi eleita jornalista do ano pelo Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar (Colômbia). Como mestra da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano ministrou diversas oficinas na América Latina sobre política, processos sociais e jornalismo investigativo.

Natalia Viana

Participante Cofundadora e diretora executiva da Agência Pública

Natalia Viana é cofundadora e diretora executiva da Agência Pública. É autora e coautora de cinco livros: Plantados no Chão (Conrad, 2007), Jornal Movimento, uma Reportagem (Manifesto, 2010) e Habeas Corpus: Que Se Apresente o Corpo (Secretaria de Direitos Humanos, 2010) e o e-book O Bispo e Seus Tubarões, sobre o impeachment de Fernando Lugo no Paraguai (Agência Pública, 2013) e Dano Colateral, sobre o retorno dos militares à política (Objetiva, 2021). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020/2022), o prêmio Comunique-se (2016/2017), o Prêmio Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013), prêmio Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos.

Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.

Natalia foi bolsista da Fundação Nieman, em Harvard, em 2021/2022 foi membro do Conselho assessor do Centro para a Integridade de Mídia da OEA.

José Roberto de Toledo

Participante Revista piauí

Editor-executivo do site da piauí. Foi repórter e colunista de política na Folha e no Estado de S. Paulo e presidente da Abraji. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Patrocínio

Pular para o conteúdo