As transformações pelas quais o Jornalismo vem passando alteram a trajetória da carreira dos profissionais de notícia e as competências esperadas dos jornalistas. Esta oficina-roda de conversa vai trazer luz para os caminhos possíveis para que profissionais em início ou retomada de carreira se preparem e adentrem o mercado de trabalho.
Participants
Beatriz Jucá Pinheiro
Jornalista e escritora, Beatriz Jucá atua de forma independente baseada no Nordeste. Nos últimos anos, vem publicando suas reportagens na Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Jota, Agência Pública e outros veículos, além de ser colunista no Diário do Nordeste. Com quase 15 anos de Jornalismo, foi repórter do EL PAÍS, editora no projeto Amazon Underworld, veiculado pela Infoamazônia, e repórter e editora assistente no Diário do Nordeste. Também foi jurada do Prêmio Gabriel García Marquez em 2017, além de bolsista dos programas ‘5 Sentidos’ e ‘Periodismo de Soluciones’, da Fundación Gabo. É formada pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduada em Jornalismo Literário pela Associação Brasileira de Jornalismo Literário, com mestrado na Escuela de Periodismo – Universidad Autónoma de Madrid/EL PAÍS, na Espanha. É autora dos livros-reportagem “Unidos no Roçado” e “Saravá! Eusélio” e do podcast “A saga dos jangadeiros de Orson Welles”.
Joana Suarez
Repórter investigativa, focada em direitos humanos. Gerente de jornalismo da Revista AzMina. Trabalhou por 8 anos em mídia impressa, e, a partir de 2018, passou a produzir reportagens como freelancer, com publicações e prêmios em âmbito nacional e internacional. É membra do Feminist Journalist Project da AWID. Foi fellow do Emerging Media Leaders do ICFJ. Possui outros projetos: Cajueira Newsletter, Cirandeiras Podcast e Redação Virtual.