Empreendedorismo
Painel

Bolsas de reportagem

Nos últimos anos, várias oportunidades de bolsas-reportagem surgiram para publicações de fôlego no jornalismo. Esses editais podem ser um jeito de viabilizar boas pautas e projetos maiores de maneira independente. Mas como fazer isso dar certo, tanto da parte de quem oferece a bolsa, como de quem precisa se organizar para escrever uma boa proposta e desenvolver uma grande reportagem?

*Inscreva-se para receber os links e participar de todas as conversas

Convidados

Agência Retruco

A Retruco é uma agência de jornalismo independente de Pernambuco idealizada por jovens jornalistas, cineastas e designers que buscam novas maneiras de contar histórias através da combinação de formatos audiovisuais e textuais com um olhar crítico, sensível e criativo. Após concorrer e ganhar uma bolsa do Fundo de Novas Narrativas sobre Drogas da Fundação Gabo, a Agência colocou no ar o especial Dependências. Com o material, a equipe ganhou o Prêmio República e foi finalista dos Prêmios Vladimir Herzog e do Roche de Jornalismo em Saúde.

Os jornalistas Alice de Souza, Fernanda Santana e Thiago Santos vão contar os passos até colocar essa série de reportagens no ar, onde eles explicam como funciona a rede de interesses econômicos, políticos e religiosos no entorno da oferta de vagas de acolhimento e internações para cura em comunidades terapêuticas e clínicas de reabilitação no Nordeste do Brasil. Foram nove meses de apuração e quase 50 fontes entrevistadas. Confira Especial Dependências.

João Peres – O Joio e o Trigo

O Joio e o Trigo é um projeto de jornalismo dedicado a investigações sobre alimentação, doenças crônicas e poder privado. Venceu o Prêmio Vladimir Herzog de 2021 na categoria “Produção em áudio”. A iniciativa oferece, ainda, oficinas sobre a temática e, como forma de incentivar a cobertura e o debate sobre o assunto, já realizou três edições de ofertas de bolsas-reportagem. Confira mais detalhes sobre a última edição: https://ojoioeotrigo.com.br/2021/01/bolsas-para-reportagem-3-a-edicao/

João Peres vai falar sobre como tem sido essa experiência com as bolsas. Ele é jornalista e um dos criadores do Joio, além de autor do livro “Donos do mercado: Como os grandes supermercados exploram trabalhadores, fornecedores e a sociedade” (Elefante, 2020). E foi finalista do Prêmio Jabuti 2016 com o livro-reportagem “Corumbiara, caso enterrado”.

Patrocínio

Patrocínio

Pular para o conteúdo