Workshops

Como fomentar a mentalidade de produto na minha redação?

Produto é o termo da vez no jornalismo. Mas como conseguir que minha a redação embarque nesse novo modo de se pensar a produção de notícias e os modelos de negócios? Esse workshop convida uma organização pioneira no fomento à mentalidade de produto no jornalismo para mostrar os caminhos.

Convidados

Feli Carrique

Diretora Executiva da News Product Alliance

Feli é uma jornalista argentina e pensadora de produtos que trabalha na interseção de mídia, tecnologia e sustentabilidade. Em seu cargo anterior como Diretora de Inovação da SembraMedia, ela trabalhou com organizações de notícias na América Latina, Espanha e Estados Unidos para promover a inovação e liderou o design de produtos e o desenvolvimento de sistemas para a organização. Ela também foi a principal analista do recente relatório “Inflection Point International” publicado pela SembraMedia, que analisou as inovações, desafios e ameaças enfrentadas pelos empresários de notícias na América Latina, África e Sudeste Asiático. Em 2020, ela foi escolhida como ICFJ Professional Fellow e, como resultado, desenvolveu o Guia de Produtos da Propulsorio para organizações de mídia latino-americanas com suporte adicional da SembraMedia. Feli também é professora da Universidad Católica Argentina, onde co-criou a primeira classe de produtos de notícias na América Latina, e conduziu workshops sobre gestão de produtos de notícias e modelos de negócios jornalísticos para várias organizações de apoio à mídia.

Luciana Cardoso

Vice-presidente do Conselho de Administração da NPA

Luciana é gerente de produto para experiência do usuário na Quartz. Antes ela era a Chief Product Owner do Estadão, um jornal diário publicado em São Paulo e a quarta maior editora do Brasil. Cardoso é um líder estratégico com experiência em produtos, marketing e tecnologia. Ela tem uma ampla gama de experiência prática, incluindo relatórios, desenvolvimento web, design UX, gerenciamento de projetos, estratégia de produtos e planejamento de negócios. Os destaques de sua carreira incluem: liderar vários redesenhos de sites, grandes campanhas de marketing e negociar grandes parcerias. Ao longo dos anos, ela apresentou suas equipes a retrospectivas, processos Agile sprint, design thinking e testes de usabilidade, entre outras ferramentas e técnicas para promover uma melhor experiência do usuário, comunicação em equipe e colaboração. Como veterana com 10 anos de redação, Luciana aprendeu com sucesso a superar a divisão cultural profundamente arraigada entre “a redação” e o “lado comercial” para desenvolver estratégias de produtos que alinham audiência, tecnologia e metas de negócios. Ela conquistou a confiança nas redações por meio de sua capacidade de se aprofundar em um problema, ao mesmo tempo em que conecta todos os tópicos possíveis e alinha a organização em torno de objetivos comuns.

Patrocínio

Pular para o conteúdo