Empreendedorismo
Mesa

Das mídias de massa à massa de mídias: as transformações na indústria jornalística e os avanços e desafios para a mídia independente

Já vai longe o tempo em que os grandes grupos de mídia serviam como exemplos prontos e acabados de um trabalho jornalístico relevante no Brasil e no mundo. Hoje, uma massa de organizações de mídia, de diversos tamanhos e formatos, atrai audiência e conquista relevância com um jornalismo de qualidade, independente, combativo, diverso e cada vez mais premiado. Com três das maiores autoridades no assunto, essa mesa do Festival 3i vai debater as transformações pelas quais a indústria jornalística vem passando, dar exemplo dos seus avanços, apontar os desafios e as soluções encontradas até aqui e explicar o papel fundamental da Ajor neste cenário.

Convidados

Rosental Calmon Alves

Mediador

O professor Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, é titular da Cátedra UNESCO em Comunicação e da Cátedra Knight de Jornalismo na Escola de Jornalismo do Moody College of Communication, da Universidade do Texas em Austin. Pioneiro do jornalismo online, ele dirigiu em 1995 o lançamento do primeiro jornal brasileiro na internet, o Jornal do Brasil Online. Antes de se mudar para Austin em 1996, Rosental era editor executivo e diretor do Jornal do Brasil, onde passou 23 anos de sua carreira jornalística. Na Universidade do Texas, suas três áreas de ensino e pesquisa são notícias internacionais, especialmente o trabalho de correspondentes estrangeiros na América Latina; jornalismo latino-americano e liberdade de imprensa; e jornalismo digital/empreendedor.

Alison Bethel McKenzie

Alison Bethel é vice-presidente de Excelência Corporativa na Report for America, uma iniciativa sem fins lucrativos do The Ground Truth Project que coloca jornalistas emergentes em redações de toda a América para cobrir as histórias não contadas destas comunidades. Anteriormente, ela foi diretora executiva da Society of Professional Journalists, a segunda mulher e a primeira pessoa negra a ocupar o cargo nos 110 anos da instituição. Bethel tem mais de 35 anos de experiência como repórter, secretária de redação, editora sênior e consultora de mídia. Ela ocupou posições de chefia no The Boston Globe, The Detroit News, Legal Times e Nassau Guardian in The Bahamas. Bethel é cofundadora do Media Institute of the Caribbean.

Janine Warner

Janine é uma pioneira em jornalismo digital, autora de 25 livros sobre a internet, instrutora do Centro Knight, cofundadora e CEO da SembraMedia e Knight Fellow do ICFJ. Sua experiência em mídia, tecnologia digital e negócios a levou a trabalhar com consultoria e palestras nos Estados Unidos, América Latina, Europa, Rússia e Ásia. Em 1998, foi diretora de operações de Internet do jornal The Miami Herald e mais tarde atuou como diretora de operações latino-americanas da CNET Networks Company. Foi professora nas universidades de Miami e do Sul da Califórnia (USC) e professora visitante em mais de 30 universidades.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio

Pular para o conteúdo