Diversidade
Mesa

Diversidade no jornalismo – Como fazer?

Como estruturamos as redações para serem mais inclusivas e isso se refletir na produção? Depois de se dar conta de que ter equipe diversa é elevar a potência e o serviço prestado pelo jornalismo, as redações aos poucos buscam aumentar a representatividade. Só que o caminho não acaba aí: demanda inclusão, que passa por acolhimento, escuta e questionamento e definição de condutas anti assédio e violência nas redações. Essa mesa vai discutir e mostrar caminhos de construção, num movimento de dentro pra fora das redações.

Convidados

Sanara Santos

Mediadora

Sanara Maria dos Santos Araujo, 22, nascida e criada na favela da ilha, aprendeu dentro de seu território o valor da informação que periféricas e periféricos produzem, por esse motivo escolheu o jornalismo como carreira é também produtora e agente de formação do Laboratório Énois.

Helton Gomes

Helton Simões Gomes é jornalista com especialização em economia e mercado financeiro. Tem passagens por Folha de S.Paulo e G1, em que cobriu todos os maiores eventos de tecnologia. No UOL desde 2017, trabalhou na construção de Tilt, o canal de ciência e tecnologia do portal. Atualmente, é editor do núcleo de diversidade. Ganhou os prêmios CNI de Jornalismo, Diversidade e Respeito do Conselho Nacional do Ministério Público e o de Iniciativa Inovadora do Prêmio UOL 2021.

Midiã Noelle

Jornalista, midiativista, mestra em cultura e sociedade pela UFBA, coordenadora de comunicação do projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), idealizadora da iniciativa Commbne (Comunicação baseada em inovação, raça e etnia), líder no Programa Marielles do Fundo Baobá, líder na Rede de Líderes da Fundação Lemann, ministra cursos sobre comunicação antirracista e comunicação estratégica para organizações sociais, atua no campo internacional na área de direitos humanos, tendo diversas passagens por agências das Nações Unidas.

Thais Bernardes

Thais Bernardes é jornalista, especialista em comunicação antirracista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta, um site de jornalismo antirracista. Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris, e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenou por três anos a Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Patrocínio

Patrocínio

Pular para o conteúdo