Meio ambiente
Oficina

“Ecologia do desastre”, uma entrevista com Ailton Krenak

Como a imprensa brasileira cobre as questões indígena, ambiental e a crise climática que está afetando o mundo inteiro? O que podemos aprender com os povos indígenas do Brasil para enfrentar ameaças diante de condições extremamente adversas como a que vivemos hoje também com a pandemia? O jornalismo deve ser um aliado para que haja mudanças profundas no modo como vivemos.

Convidados

Ailton Krenak

Ailton Krenak é líder histórico, jornalista, escritor e ambientalista. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Autor de vários livros, entre eles: Ideias para adiar o fim do mundo.

Elaíze Farias (Amazonas)

Entrevistadora

Cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real. Especializou-se na produção de reportagens socioambientais na Amazônia com enfoque em povos indígenas e povos tradicionais, direitos territoriais, direitos humanos, impactos de grandes obras na natureza e nas populações amazônicas, entre outros assuntos. É jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Renata Machado Tupinambá

Entrevistadora

Renata Machado é jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Atua há 15 anos na difusão das culturas indígenas por meio de projetos e etno comunicação. É membro do projeto Levanta Zabelê, comunidade localizada em Una, na Bahia. Foi co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira. É fundadora da produtora indígena Originárias Produções e criadora do Podcast Originárias, de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que integra a central de Podcasts femininos PodSim. É colaboradora da transmídia Visibilidade Indígena.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio

Pular para o conteúdo