Oficina

Iniciação à reportagem investigativa

A premiada jornalista Elvira Lobato vai revisar algumas das suas reportagens mais relevantes mostrando como foi feito o passo a passo da investigação. 

Convidados

Elvira Lobato

Elvira Lobato é mineira, graduada em jornalismo pela UFRJ. Atou como repórter na imprensa diária por 39 anos, dos quais 27 anos na Folha de S Paulo. No começo dos anos 90 , especializou-se em telecomunicações e radiodifusão. Recebeu, entre outros, o prêmio Esso de Jornalismo  e 2008 pela reportagem “Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial”. Desde 2012, é jornalista freelancer e, em 2016, foi homenageada pela Abraji por sua trajetória no jornalismo investigativo. É autora dos livros Instinto de Repórter, editado pela Publifolha, e Antenas da Floresta, pela Editora Objetiva. Tem 68 anos, três filhos e três netos.

Natalia Viana

Presidente da Ajor – Associação de Jornalismo Digital, organizadora do Festival 3i em 2022. Natalia é jornalista há 20 anos, diretora e co-fundadora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora e co-autora de cinco livros, entre os mais recentes: Dano Colateral, sobre o retorno dos militares à política (Objetiva, 2021). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog (2005/2016/2020), prêmio Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2021 está passando um período como pesquisadora na Universidade de Harvard graças a uma bolsa da Fundação Nieman.

Patrocinadores

Skip to content