Distribuição
Painel

Jornalismo visual: coberturas independentes por fotos e ilustrações

Como inovar no jornalismo sem que o recurso principal seja o texto, contando histórias com foco no impacto visual, estando na era das redes, do excesso de imagens e informações? É possível fazer coberturas assim de maneira independente?

*Inscreva-se para receber os links e participar de todas as conversas

Convidados

Ian Cheibub

 Fotógrafo documental e jornalista baseado no Rio de Janeiro. Seu trabalho busca entender os artifícios utilizados pelo sul global enquanto mecanismos de empoderamento das suas/nossas próprias narrativas. Já publicou em jornais e revistas como Der Spiegel, GEO Magazin, Guardian, entre outros.

Isis Medeiros

Fotógrafa popular dedicada ao fotojornalismo e fotografia documental. Seu olhar crítico busca denunciar negligência e descaso como o das mineradoras em Minas Gerais. Realizou o projeto Mulheres Cabulosas da História e é uma das fundadoras do grupo nacional Fotografia pela Democracia. Lançou recentemente seu primeiro livro ‘15:30’, uma leitura visual dos desdobramentos do crime da mineração em Mariana em 2015.

Gabriela Güllich

Jornalista formada pela UFPB, quadrinista e designer. Ganhou o Troféu HQMix com seu livro-reportagem “São Francisco”, uma mistura de quadrinhos e fotografia em parceria com João Velozo. Com foco em DH e questões de gênero, suas publicações incluem: Revista Badaró, VICE Brasil, Solrad MAG, Mina de HQ, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e Embaixada da França no Brasil

Antonio Junião

Moderador

Diretor de Arte e Projetos da Ponte Jornalismo formado em Artes Visuais pela Unesp/Bauru, faz jornalismo ilustrado desde 1994. Colaborou como cartunista com Folha de S.Paulo, Estadão, Veja e Courrier International, entre outros veículos. É autor do livro infantil “Meu Pai Vai Me Buscar na Escola”, que recebeu o Selo Cátedra Unesco de Leitura e foi distribuído para escolas e bibliotecas públicas por meio do programa PNLD Literário 2018.

Patrocínio

Pular para o conteúdo