Mesa

Novos caminhos para financiar o jornalismo

Por todo o globo, iniciativas de jornalismo local são uma solução contra o avanço dos desertos de notícias. Mas a sustentabilidade destas iniciativas, muitas vezes de cobertura nichada, é frágil. Esta mesa reúne representantes de organizações que estão na linha de frente da criação de soluções inovadoras de apoio financeiro a organizações de jornalismo local e periférico, no âmbito público e privado.

Convidados

Vanina Berghella

Palestrante Diretora Regional para América Latina do IFPIM

Ela é uma jornalista argentina. Entre 2019 e 2022 foi diretora da Velocidad, aceleradora de mídia da SembraMedia e do Centro Internacional de Jornalismo (ICFJ) que apoiou um grupo de dez meios de comunicação latino-americanos para fortalecer sua sustentabilidade.

Entre 2015 e 2019, foi diretora executiva do Fórum Argentino de Jornalismo (FOPEA), organização dedicada à profissionalização dos jornalistas e à liberdade de expressão no país.

Iniciou a sua carreira em 1995 na rádio e na imprensa gráfica. Desde 2002 atua como jornalista em mídias digitais e como consultora em gestão de projetos digitais para empresas, veículos de comunicação, agências de publicidade e instituições públicas. É também orador em várias conferências e seminários em universidades e eventos internacionais.

Seus principais interesses são sustentabilidade e inovação da mídia, jornalismo profissional e independente, liberdade de expressão e pesquisa sobre questões que ameaçam o jornalismo de qualidade

Sameer Padania

Palestrante Jornalista e diretor da Macroscope.

Sameer dirige a Macroscope, que trabalha com clientes, parceiros e colegas no Reino Unido, na Europa e além para ajudar a transformar e aumentar o jornalismo de interesse público e o ecossistema de informações. Trabalha com diversas partes interessadas – incluindo mídia independente, filantropia, sociedade civil, empresas, think tanks e governos – em estratégias para defender, apoiar e aumentar os ecossistemas de jornalismo de interesse público em todo o mundo. Seus relatórios incluem o relatório global do Fórum sobre Informação e Democracia pedindo aos governos que entreguem um novo acordo para o jornalismo.

Graciela Selaimen

Mediadora Jornalista

Jornalista que vem explorando várias maneiras de contar histórias para promover a justiça social. Ela acredita que as mulheres podem curar o planeta e as histórias podem aliviar o sofrimento, crenças que a levaram à especialização em gênero e desenvolvimento local e ao mestrado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graciela é radicada no Brasil e se orgulha de ser uma mulher pioneira na área de Internet e direitos digitais no país.

Como Diretora Sênior de Programas da Fundação Ford, Graciela desenvolveu estratégias e programas nas áreas de Tecnologia e Sociedade, Criatividade e Liberdade de Expressão e Engajamento Cívico e Governança. Seu trabalho contribuiu para consolidar o campo dos direitos digitais no Brasil e fortalecer o ecossistema do jornalismo investigativo independente. Ela também trabalhou para fortalecer a colaboração entre iniciativas de arte, cultura, justiça social e socioambiental.

Atualmente Graciela lidera o trabalho da IRIS (International Resource for Impact and Storytelling) na América Latina. Juntamente com parceiros financiadores e lideranças da sociedade civil, a IRIS trabalha para fortalecer e apoiar redes e iniciativas onde comunicadores/as, criadores/as, jornalistas independentes e organizações da sociedade civil se conectam para explorar estratégias conjuntas no campo das narrativas e do storytelling.

Michael Ouimette

Lidera a equipe de Estratégia e Startups no American Journalism Project, supervisionando Parcerias Filantrópicas Locais, Incubações de Startups e estratégia de concessão de doações.

Anteriormente, Michael liderou os negócios domésticos direto ao consumidor da VICE Media e liderou esforços para diversificar fluxos de receita e formatos de conteúdo ao lançar o primeiro produto de assinatura da VICE nos Estados Unidos. e gerenciando seu negócio experimental. Antes dessa função, ele liderou a estratégia e as operações da divisão digital da VICE, direcionando esforços para aumentar o público e a lucratividade entre sua coleção de marcas digitais.

Michael mora em Nova York.

Patrocínio

Pular para o conteúdo