Mesa

Os possíveis impactos da IA no jornalismo e no debate público

A inteligência artificial é uma das tendências do jornalismo e da mídia nos próximos anos, segundo o Instituto Reuters. A tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de produtos e processos dentro das redações, facilitando o trabalho dos jornalistas, mas ainda são necessários debates éticos sobre seu uso, além do aprimoramento e conhecimento das próprias ferramentas pela ciência. Esta mesa reúne nomes da tecnologia e do jornalismo para um debate sobre os limites e os benefícios da ferramenta.

Convidados

Tshepo Tshabalala

Palestrante Gerente do Journalism AI

É o gerente do Journalism AI, um projeto de pesquisa e treinamento executado pela Polis – o think-tank de jornalismo internacional da London School of Economics and Political Science – em colaboração com a Google News Initiative.

Antes de ingressar na Polis, Tshepo trabalhou no Wits Center for Journalism, onde liderou o Laboratório de Jornalismo e Mídia.

Jonathan Stray

Palestrante Cientista sênior do Center for Human Compatible AI

Cientista sênior do Center for Human Compatible AI na UC Berkeley, onde trabalha no design de sistemas de recomendação para melhores notícias e informações personalizadas. Anteriormente, ele ensinou o mestrado duplo em ciência da computação e jornalismo na Universidade de Columbia, trabalhou como editor na Associated Press e desenvolveu software de mineração de documentos para jornalismo investigativo. Ele possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Toronto e mestrado em Jornalismo pela Universidade de Hong Kong.

Florencia Coelho

Palestrante Co-fundadora da equipe La Nación Data na Argentina.

Cofundadora da equipe La Nación Data na Argentina. Ela ingressou no La Nación em 2006 como parte do projeto Nueva Redacción para familiarizar jornalistas e gestores com o potencial do digital.

Florencia é JSK Stanford Fellow 2018-2019, onde pesquisou desafios de IA e oportunidades para o jornalismo.

Curiosidade: ela liderou a equipe que conseguiu o emoji de mate / “chimarrão” aprovado!

Sergio Spagnuolo

Mediador Jornalista, fundador do VOLT DATA LAB e editor do Núcleo.

Foi Knight Fellow de maio de 2020 a dezembro de 2022. Trabalhou como repórter na Reuters e colaborou com diversos veículos nacionais e internacionais. Diretor da Abraji e coordenador de dados do Atlas da Notícia.

Patrocínio

Pular para o conteúdo