Mesa

Pensando fora da caixa: como encontrar a sua audiência

 As redes sociais mudaram completamente os hábitos de consumo de informação da população brasileira. Hoje, não dá mais para pensar em jornalismo sem levar em conta as plataformas digitais. 

Na corrida para se aproximar de uma audiência conectada, o jornalismo inova em formatos e investe na formação e gestão de comunidades.  Memes, trends, apelo à linguagem mais intimista e regional, vídeos na rede social queridinha dos jovens – no meio de tanta desinformação – também viraram ferramentas para fortalecer o jornalismo. Não há como negar: é tempo de pensar o novo para conquistar e fidelizar a sua audiência!

Convidados

Nayara Felizardo

Mediadora Repórter no Intercept Brasil e cofundadora da Cajueira

Sou cearense e cofundadora da Cajueira, uma plataforma que divulga os veículos de jornalismo independente do Nordeste, defende a diversidade regional na imprensa e luta contra os estereótipos da região na mídia. Também sou jornalista investigativa e cubro o judiciário, o congresso e o lobby na saúde, com foco nas ameaças aos direitos humanos. Com minhas reportagens ganhei alguns prêmios, entre eles o LATAM Digital Media Awards, o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos e duas vezes o Troféu Mulher Imprensa.

Natali Carvalho

Redatora no Núcleo Jornalismo

Jornalista cearense, estuda jornalismo de dados no Insper. Redatora da Newsletter Garimpo do Núcleo Jornalismo e Coordenadora de Projetos na Agência Bori. Vencedora do Prêmio de Jornalismo 2020 da Prefeitura de Fortaleza.

Thiago Guimarães

Apresentador do #OradaVerdade no Aos Fatos

É formado em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco, Thiago Guimarães sempre se interessou pela cultura pop. No canal Ora Thiago, ele une sua paixão por quadrinhos de super-herói, filosofia, política e, claro, novelas marcantes da teledramaturgia brasileira. Thiago ainda produz e apresenta o podcast Segunda Mão, onde revisa filmes mais ou menos recentes para descobrir se eles valem a pena ou não. Em 2022 desenvolveu em parceria com o Aos Fatos o projeto #OradaVerdade com o objetivo de combater a desinformação durante a campanha eleitoral.

Raphael Kapa

Coordenador de Educação na Agência Lupa

Jornalista e professor. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de História pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor em História pela mesma universidade. Como repórter, já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação. Coordenador da Pace Educação. Também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Ganhou o prêmio ExxonMobil (Esso) em Educação.

Mariama Correia

Cofundadora da newsletter Cajueira

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha atualmente como editora e repórter da Agência Pública de jornalismo investigativo. Antes foi repórter no coletivo de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo e no jornal Folha de Pernambuco. Também assinou matérias no The Intercept Brasil, em revistas da Editora Abril e outras publicações. É idealizadora e co-fundadora da Cajueira, uma curadoria de conteúdos do jornalismo independente no Nordeste e pesquisadora do Atlas da Notícia no Nordeste, um mapeamento do jornalismo e desertos de notícias no Brasil.

Patrocínio

19 - 19 nov

Festival 3i Nordeste, Recife

Pular para o conteúdo