Empreendedorismo
Mesa

Produções jornalísticas em rede: como articular grandes coberturas?

Coberturas com colaboração entre redações têm sido cada vez mais frequentes no jornalismo e trazido conteúdos de maior impacto e abrangência. Convidamos para esta mesa jornalistas que participaram de coberturas com colaboração a nível internacional, nacional e local para contar das dores e delícias dessas experiências.

Convidados

Joana Suarez – AzMina

Mediadora

Joana Suarez é gerente de jornalismo na revista AzMina. Pernambucana mineira, repórter investigativa há 10 anos, focada em direitos humanos, saúde e gênero. Membra do Journalist Feminist Program da Awid (The Association for Women’s Rights in Development). Como freelancer, entre 2018 e 2021, publicou reportagens em mais de 15 veículos nacionais e internacionais, sendo reconhecida em premiações da área. Lidera projetos independentes como a Redação Virtual (comunidade com 300 jornalistas independentes de todo o país), o Cirandeiras Podcast (de escuta de mulheres) e a Cajueira Newsletter (sobre jornalismo independente nordestino).

Kátia Brasil

Kátia Brasil é cofundadora e editora executiva da agência Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (RJ), tem experiência em pautas investigativas sobre meio ambiente, economia, política, direitos humanos e violação de direitos das crianças, adolescentes e mulheres. Radicada na Amazônia desde os anos 90, trabalhou em diversos veículos como TV Cultura, O Globo, A Gazeta de Roraima, Estadão e Folha de S. Paulo. Em 1991 ganhou o Prêmio Esso Regional Norte pelo jornal A Gazeta de Roraima.

Maria Teresa Ronderos

Diretora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP). Foi editora geral da revista Semana (Colômbia) e editora política de El Tiempo, maior jornal da Colômbia. Em 2014 foi eleita jornalista do ano pelo Prêmio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar (Colômbia). Como mestra da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano ministrou diversas oficinas na América Latina sobre política, processos sociais e jornalismo investigativo.

Alexandre De Santi

Alexandre De Santi é jornalista desde 1999. Está no The Intercept Brasil desde 2018. Entre as grandes reportagens investigativas colaborativas do site está o especial Vaza Jato. É autor dos livros “Meditação: pare, respire e mude a sua vida”, “Chico Xavier – A vida, a obra, as polêmicas” e “Cura Espiritual: uma investigação”. Passou por ZH, Band, Rádio Gaúcha e ClicRBS e foi editor no Impedimento. Em 2011, fundou a Fronteira, onde escreveu e editou reportagens para Superinteressante, Galileu, Saúde, UOL, Marie Claire e outros.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio

Pular para o conteúdo