Mesa

Quando o público sustenta o jornalismo

O jornalismo precisa de dinheiro para existir: disso ninguém dúvida. Nos últimos anos, meios digitais vêm expandindo suas fontes de recursos e testando novos modelos de negócios para alcançar a sustentabilidade financeira. Embora a maioria dos brasileiros – principalmente os mais jovens – ainda não pague por notícias online, muitas iniciativam encontraram em nichos temáticos e na inovação de pautas e formatos uma possibilidade de conseguir uma audiência fiel – e pagante. Esta mesa apresenta alguns casos de sucesso de financiamento do jornalismo por meio do público.

Convidados

Esther Alonso

Palestrante Diretora de Marketing de elDiario.es

Diretora de Marketing de elDiario.es e responsável pela definição da estratégia de recrutamento e fidelização da comunidade de membros de elDiario.es. Suas realizações incluem o desenvolvimento de tecnologia para gerenciamento de comunidades, o estabelecimento de estratégias de fidelização e a implementação de modelos de análise de dados para o comportamento do público. Com mais de 20 anos de experiência profissional em projetos com foco e impacto social.

Marianna Araujo

Palestrante Jornalista e Diretora de Comunicação e Inovação do Instituto Fogo Cruzado

Marianna Araujo é jornalista e Diretora de Comunicação e Inovação do Instituto Fogo Cruzado. Concluiu o doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ e fundou a Mórula Editorial. Foi responsável pela criação do programa de membership do Intercept Brasil e já realizou diversas campanhas de financiamento coletivo e consultorias na área para outras iniciativas de comunicação, cultura e direitos humanos.

Lilian Ferreira

Palestrante Jornalista e gerente geral de de estratégia e dados de conteúdo da UOL.

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atua no UOL há 16 anos e hoje é Gerente Geral de Estratégia e Dados de conteúdo, com foco em olhar o jornalismo como um produto, responsável por assinaturas e projetos de recirculação e personalização do conteúdo. Além disso, lidera um time com mais de 13 pessoas de dados para entender o usuário e seu consumo no maior portal em língua portuguesa.

Jessica Santos

Mediadora Editora de relacionamento da Ponte Jornalismo

Jessica Santos é editora de relacionamento da Ponte Jornalismo. Tem MBA em Book Publishing pela Casa Educação e é bacharel em Jornalismo pela extinta FAPSP (Faculdade do Povo). Foi a única brasileira bolsista no programa Periodismo Situado de 2020/2021 e é coautora da série de livros “Mestres das Reportagem”.

Patrocínio

Pular para o conteúdo