Mesa

Regulação das plataformas: qual o melhor modelo para os nativos digitais?

Nos últimos anos, diversos países passaram a discutir modelos de regulamentação para as big techs, impulsionados pelo avanço da desinformação nessas plataformas e pela crise do modelo de negócios do jornalismo. No Brasil, o tema ganhou força com o PL 2630, conhecido como “PL das Fake News”, que já se mostrou uma das pautas principais do novo governo Lula (PT). Qual é o papel das organizações jornalísticas neste processo decisório? Como as big techs deveriam pagar por notícias? Este é o tema desta mesa, que reúne acadêmicos e representantes de organizações que estão na linha de frente deste debate em todo o mundo.

Convidados

Tai Nalon

Mediador Jornalista e diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.

Jornalista pela Uerj, lidera no Aos Fatos o time vencedor do Prêmio Gabo 2020, do Prêmio Claudio Weber Abramo em 2019 e do Digital Media LATAM 2020. Cobriu política na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo entre 2008 e 2014.

Francisco Brito Cruz

Palestrante Diretor Executivo

É advogado, mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi pesquisador visitante no Center for Study of Law and Society, da Universidade da Califórnia — Berkeley (2013). Foi membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção de São Paulo (2019- 2020).

Fundou e coordenou o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da Universidade de São Paulo (NDIS-USP, 2012-2014, 2016-2019). Francisco é também coautor das obras “Sobrevivendo nas redes: Guia do Cidadão” (Moderna, 2018), “Direito Eleitoral na Era Digital” (Letramento, 2019) e “A Internet no banco dos réus” (IASP, 2017), e autor do livro “Novo jogo, velhas regras” (Letramento, 2020)

Iacob Gammeltoft

Palestrante Gerente de políticas da News Media Europe

 Gerente de políticas da News Media Europe, uma organização que representa os interesses de mais de 2.700 marcas de notícias europeias em mídia impressa, online, televisão e rádio para as instituições europeias. Seu trabalho abrange uma ampla gama de questões relacionadas à regulamentação tecnológica da UE e à política de concorrência, incluindo a recente Lei de Serviços Digitais da UE e a Lei de Mercados Digitais.

Orlando Silva

Palestrante Deputado federal pelo PCdoB/SP

Baiano, residente em São Paulo há 30 anos, é deputado federal pelo PCdoB/SP em seu terceiro mandato. Foi vereador em São Paulo, Ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e fundador da Unegro. Orlando é relator do PL nº 2630/2020, conhecido como PL das Fake News. 

Taylor Owen

Acadêmico, escritor e radialista atuante em mídia, tecnologia digital e políticas públicas.

Acadêmico, escritor e radialista atuante em mídia, tecnologia digital e políticas públicas. Beaverbrook Chair em Mídia, Ética e Comunicação e diretor fundador do Centro de Mídia, Tecnologia e Democracia da McGill University.

Patrocínio

Pular para o conteúdo