Empreendedorismo
Painel

Reportagem Freelancer

Os repórteres freelancers são hoje uma mão de obra constante no jornalismo, praticamente todas as organizações utilizam dela. É uma oportunidade de publicar em vários veículos a partir de qualquer região brasileira, mas não é fácil começar, sugerir pauta, emplacar, lidar com as incertezas do processo, solidão e sustentabilidade.

*Inscreva-se para receber os links e participar de todas as conversas

Convidados

Joana Suarez

Mediadora

A jornalista se dedicou totalmente à reportagem freelancer entre 2018 e 2021, tendo publicado mais de 45 matérias em cerca de 15 veículos nacionais e internacionais. Ganhou bolsas e prêmios como jornalista independente. Também passou a partilhar seus meios para ser repórter freela em oficinas, formando uma comunidade online com mais de 300 jornalistas: a Redação Virtual.

Alice de Souza

Jornalista recifense, com passagem pelo Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. Atua na Énois, na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e como repórter freelancer. É integrante da 3ª geração da Rede de Jovens Jornalistas Distintas Latitudes e fellow da International Women’s Media Foundation (IWMF). É Jornalista Amiga da Criança, pela Andi Comunicação e Direitos. 

Fábio Bispo

Repórter investigativo com foco na cobertura política, transparência pública, jornalismo de dados e questões ambientais. Em mais de uma década de atuação, já colaborou em diversas publicações, como Estadão, Folha de S. Paulo, Revista Piauí, Intercept Brasil, Congresso em Foco, Agência Pública, entre outros. 

Naira Hofmeister

Trabalha como freelancer desde 2006. Cobriu o cotidiano social e político do Brasil para dezenas de veículos nacionais e internacionais. Mora e trabalha em Porto Alegre, onde ajudou a desenvolver um ecossistema de jornalistas independentes e a lançar e fomentar campanhas de financiamento coletivo para o jornalismo local. Em agosto de 2021 se juntou à equipe da Repórter Brasil.

Patrocinadores

Apoiadores de trilhas

Skip to content