Ajor anuncia selecionados para o programa de bolsas do Festival 3i Nordeste

Foto: Any Duarte/Casa Lab

Programa vai levar estudantes e comunicadores populares do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará para o evento

Para garantir um Festival 3i mais acessível e diverso, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) lançou um programa que ofereceu 8 bolsas para que estudantes e comunicadores populares dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará pudessem participar do evento.

Para participar da seleção, era necessário ser estudante regular da graduação ou fazer parte de um coletivo de comunicação popular na região. Mais de 50 pessoas se inscreveram no programa, de todos os estados elegíveis. A organização levou em conta critérios de diversidade regional, de gênero, raça e orientação sexual  para a decisão. Os candidatos foram avaliados, ainda, com base em uma reflexão, em texto, sobre como o evento contribuirá para sua formação. 

“Estamos muito felizes em poder promover um novo programa de bolsas para o 3i, graças aos nossos apoiadores. O Festival é uma oportunidade única para aprender sobre o que está sendo feito de novo no jornalismo digital e, acima de tudo, fazer contatos valiosos para a carreira. Esperamos que os bolsistas consigam aproveitar ao máximo o programa e sentir que há espaço para as ideias deles na reinvenção do jornalismo”, afirma Samanta do Carmo, gerente-executiva  da Ajor

Conheça os selecionados:

  • Aimeé Araújo – Natal – RN
  • Ana Tays do Nascimento – Juazeiro do Norte – CE
  • Gabryele de Oliveira – Campina Grande –  PB
  • Gabriel Freitas- Barbalha – CE
  • Hillary Eduarda – São Luís – MA
  • Jade Araújo – Teresina – PI
  • Luana Calina – Remígio – PB
  • Sabrina Souza – Natal – RN

Os participantes receberão ingressos gratuitos, duas diárias com café da manhã em hostel, traslado via terrestre, seguro viagem e uma ajuda de custo para a viagem. Já os inscritos no programa que não foram contemplados pela bolsa receberão um ingresso gratuito para participar do Festival 3i Nordeste. 

Sobre o evento

O Festival 3i volta ao Nordeste para mais uma edição regional do evento de jornalismo inovador, inspirador e independente. Pela primeira vez, encontro de discussão e networking sobre o jornalismo digital brasileiro acontece em Fortaleza, Ceará, no dia 1º de dezembro de 2023.

Graças a uma parceria com o curso de jornalismo da Unifor (Universidade de Fortaleza), o festival será realizado no campus da universidade. As inscrições já estão abertas para estudantes e jornalistas interessados pelo Sympla.. Os ingressos custam R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada. As vagas são limitadas.

A programação será dividida em “mesas”, formato típico de debates entre convidados, e “oficinas”, encontros práticos temáticos com número limitado de participantes. Além disso, o formato de “cases”, apresentações rápidas de casos de sucesso, vai acontecer pela primeira vez em uma edição regional. A programação completa está disponível no site do Festival 3i.

“Estamos muito felizes de poder levar este espaço de networking e aprendizado entre estudantes e jornalistas para o Ceará, estado que é casa de diversas iniciativas inovadoras de jornalismo associadas à Ajor. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores na região e estamos ansiosos para novamente aprender com a experiência de profissionais que estão inovando no jornalismo em todo o Nordeste”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da Associação.

O evento conta com o apoio da Fundação Ford e da Fundação Heinrich Böll.

Nossa história

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital, que representa mais de 130 organizações de mídia no país. 

Em 2022, o Festival 3i Nordeste aconteceu no Recife, Pernambuco, reunindo mais de 150 estudantes, empreendedores, pesquisadores e filantropias. Já o 3i Nacional aconteceu em maio deste ano, no Rio de Janeiro, em sua primeira edição presencial realizada pela Ajor. 

Serviço:

Festival 3i Nordeste – Fortaleza

Quando: Sexta, 1º de dezembro de 2023

Quando: Sexta, 1º de dezembro de 2023
Onde: Unifor (Universidade de Fortaleza) – Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-905
Horário: 9h às 19h
Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/festival-3i-nordeste-fortaleza/2242283

Foto: Any Duarte/Casa Lab

Pular para o conteúdo