Festival 3i volta ao Nordeste para sua primeira edição regional no Ceará

Evento em Fortaleza reúne estudantes e jornalistas para um dia de debates, cases e workshops sobre projetos inovadores do jornalismo, estratégias para a sustentabilidade e mais

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) abriu as inscrições para o Festival 3i Nordeste, que acontece no dia 1º de dezembro de 2023. Pela primeira vez, a edição regional do evento de discussão e networking do jornalismo digital brasileiro acontece em Fortaleza, Ceará.

Graças a uma parceria com o curso de jornalismo da Unifor (Universidade de Fortaleza), o festival será realizado no campus da universidade. As inscrições já estão abertas para estudantes e jornalistas interessados pelo Sympla.. Os ingressos custam R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada. As vagas são limitadas.

A programação será dividida em “mesas”, formato típico de debates entre convidados, e “oficinas”, encontros práticos temáticos com número limitado de participantes. Além disso, o formato de “cases”, apresentações rápidas de casos de sucesso, vai acontecer pela primeira vez em uma edição regional. A programação completa está disponível no site do Festival 3i.

“Estamos muito felizes de poder levar este espaço de networking e aprendizado entre estudantes e jornalistas para o Ceará, estado que é casa de diversas iniciativas inovadoras de jornalismo associadas à Ajor. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores na região e estamos ansiosos para novamente aprender com a experiência de profissionais que estão inovando no jornalismo em todo o Nordeste”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da Associação.

O evento conta com o apoio da Fundação Ford e da Fundação Heinrich Böll.

Programa de bolsas

Para garantir um evento mais acessível e diverso, a Ajor vai oferecer 6 bolsas para que estudantes e comunicadores populares dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará possam participar do evento. No caso do Ceará, são elegíveis pessoas que atuam e residem fora da cidade de Fortaleza e região metropolitana.

Para participar da seleção, é necessário: ser estudante regular da graduação em jornalismo em uma universidade dos estados nordestinos mencionados acima ou fazer parte de um coletivo de comunicação popular na região. Entre os critérios de seleção estão: diversidade regional, de gênero, raça, orientação sexual e, caso sejam estudantes de universidades particulares, adesão ao PROUNI ou FIES. Os candidatos serão avaliados, ainda, com base em uma reflexão, em texto, sobre como o evento contribuirá para sua formação. 

A bolsa para participar do Festival 3i cobre ingresso, duas diárias com café da manhã em hostel, translado via terrestre, seguro viagem e uma ajuda de custo para a viagem, com valor a ser depositado dias antes do embarque. A bolsa não cobre deslocamentos entre a residência do selecionado e a rodoviária de sua cidade ou outros gastos não previstos neste edital.

O prazo para solicitar a bolsa é dia 22 de novembro NESTE LINK. Os nomes dos selecionados serão divulgados até o dia 24 por e-mail e via site da Ajor. 

Dúvidas sobre este edital podem ser encaminhadas por meio do e-mail festival3i@ajor.org.br.

Sobre o Festival

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital, que representa mais de 130 organizações de mídia no país. 

Em 2022, o Festival 3i Nordeste aconteceu no Recife, Pernambuco, reunindo mais de 150 estudantes, empreendedores, pesquisadores e filantropias. Já o 3i Nacional ocorreu  em maio deste ano, no Rio de Janeiro, em sua primeira edição presencial realizada pela Ajor. 

Serviço:

Festival 3i Nordeste – Fortaleza

Quando: Sexta, 1º de dezembro de 2023

Onde: Unifor (Universidade de Fortaleza) – Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE, 60811-905

Horário: 9h às 19h

Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/festival-3i-nordeste-fortaleza/2242283

01 - 01 dez

Festival 3i Nordeste, Fortaleza

Pular para o conteúdo