Novas presenças confirmadas no 3i: Janine Warner e Rosental Calmon Alves

Dois grandes expoentes do jornalismo inovador na América Latina vão compartilhar suas experiências no Festival 3i

A programação do Festival 3i, que já contava com as mentes mais inovadoras do jornalismo latino-americano, ficou ainda mais rica: vai contar com as presenças de Janine Warner e Rosental Calmon Alves.

Rosental foi convidado para fazer a palestra de abertura do festival, na sexta-feira, dia 18/10, a partir das 19h. Ele é referência quando o assunto é inovação no jornalismo: Diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e professor de jornalismo na Universidade do Texas, em Austin, ajudou a criar e fortalecer uma nova geração de organizações jornalísticas independentes na América Latina. Trabalhou por 27 anos no jornalismo brasileiro, a maior parte do tempo no Jornal do Brasil – onde criou o primeiro serviço de notícias online do país e a primeira edição web de um jornal. Foi o primeiro brasileiro a ganhar a prestigiada bolsa da Fundação Nieman para Jornalismo da Universidade Harvard. É membro de conselhos de numerosas organizações, como a Texas Tribune, a Nieman Foundation na Universidade de Harvard e o International Consortium of Investigative Journalism. Em 2016, foi um dos ganhadores do prêmio Maria Moors Cabot. 

Janine Warner vai participar da mesa “A receita dos novos modelos no jornalismo”, no dia 20/10, às 13h. Janine é co-fundadora e diretora executiva da SembraMedia, organização que se dedica a ajudar empreendedores de mídia da América Latina a criarem negócios mais sustentáveis e independentes. Na última década, Janine trabalhou com milhares de jornalistas e empreendedores digitais nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Foi professora de jornalismo online na University of Miami e na University of Southern California, além de ter atuado como professora convidada em mais de 30 universidades. Janine também ministrou uma série de cursos online sobre jornalismo empreendedor pelo Knight Center for Journalism in the Americas na Universidade do Texas.

Em 2019, a SembraMedia lançou o Velocidad, um programa de aceleração para apoiar organizações de mídia independente na América Latina. Dentre os pré-selecionados estão 10 startups brasileiras, incluindo Lupa, Mural, Marco Zero, Ponte Jornalismo, Aos Fatos, Alma Preta, Me Explica, Infoamazonia, Az Minas e Canal Meio.

Não perca o Festival 3i! Garanta já seu ingresso!

Pular para o conteúdo