Sala Negra: cobertura especializada na violência centro-americana

Em 2011, o jornalismo salvadorenho e centro-americano não sabia nada sobre as gangues que controlam o narcotráfico e promovem a violência na região. Nesse contexto, surgiu o Sala Negra, sessão do jornal online El Faro (www.elfaro.net), especializada na cobertura da violência centroamericana. Com pautas que podem durar meses, a equipe do Sala Negra se dedica

Facebook Journalism Project

Claudia Gurfinkel apresenta para o Festival 3i o Facebook Journalism Project, projeto da plataforma que procura estreitar laços com empresas de mídia, melhorando o engajamento com conteúdos noticiosos na rede. Através de ferramentas como o Crowdtangle e de iniciativas como a News Integrity Initiative, o projeto se divide em três pilares – desenvolvimento colaborativo de

F*** News

No dia 11 de janeiro de 2017, o presidente dos EUA Donald Trump usou o termo ‘fake news’ para se referir à CNN. Diretora do First Draft – organização especializada em verificação de informações – Claire Wardle alerta para os perigos do termo, que além de não dar conta do complexo cenário de desinformação a

De que lado você está?

Em matéria publicada no site Favela em Pauta (http://www.favelaempauta.com), foi feita uma análise das narrativas predominantes sobre a Baixada Fluminense nas redes sociais e nos veículos tradicionais. Apesar de temas como cultura e política terem ampla discussão nas redes quando o assunto é Baixada, as matérias da imprensa tratam, em sua maioria, da violência. A

Marco Zero Conteúdo: jornalismo vintage no Nordeste

Carol Monteiro apresenta ao Festival 3i a Marco Zero Conteúdo, coletivo de jornalismo independente em atuação no Recife. Composto por sete jornalistas vindos da mídia tradicional, o coletivo busca se tornar uma referência para o jornalismo independente no Nordeste, praticando um jornalismo de profundidade, capaz de interferir nos processos políticos locais. Há dois anos no

El País: um fenômeno brasileiro

São Paulo é a terceira cidade do mundo com mais leitores do El País, a frente de toda a América hispânica e atrás apenas de Madrid e Barcelona. Carla Jimenez conta um pouco da história deste sucesso, desde a chegada do jornal ao Brasil após os protestos de junho de 2013, que renderam à cobertura

Comunicação em sistemas distribuídos

Arquiteto de formação e designer, Caio Vassão discute o impacto da banalização da tecnologia no jornalismo, propondo repensá-lo de forma integrada com os processos e sistemas complexos da cultura contemporânea. Nesse novo cenário, marcado pela internet e seu modelo distribuído de organização, o produtor de informação deve atentar para o aspecto autoral da leitura, para

Jornalismo: uma experiência audiovisual

Jornalista do Profissão Repórter e documentarista, Caio Cavechini discute as possibilidades e desafios por trás do uso de ferramentas audiovisuais nas práticas jornalísticas. A partir de exemplos do programa e do documentário ‘Carne e Osso’, Caio demonstra como o audiovisual é capaz de produzir uma experiência de impacto no espectador. Essa ambiência audiovisual, se por

Jornalismo independente… mas de quê?

Para que serve a independência editorial? Quais forças podem tentar interferir no conteúdo que a mídia quer levar para a sociedade? Independência do jornalista ou do veículo? Em um cenário em que a mídia tradicional vêm perdendo fontes de receita e veículos “independentes” ainda buscam um modelo de negócio adequado às suas necessidades, Ana Estela

Libre: transformando likes em reais

Como encontrar uma saída econômica para a mídia independente, em que o retorno financeiro esteja ligado não tanto ao número de cliques, mas à relevância do conteúdo? Bruno Torturra encerra o Festival 3i apresentando o Libre (https://midialibre.org.br/), uma plataforma sem fins lucrativos que promete pensar o jornalismo fora do formato analógico. A ferramenta permite que

Com discurso da objetividade algorítmica, plataformas regulam debate público nas redes sociais

A profusão de informações na era das mídias sociais faz com que, no Brasil, significativa parcela da população “se informe” via Facebook, Twitter, Google, entre outros. Mas o que é realmente conteúdo noticioso verdadeiro? O que essas plataformas nos permitem ver diante de uma avalanche de postagens, curtidas e compartilhamentos? Esses foram alguns dos principais

Festival aponta saídas para jornalismo inovador e independente no Brasil e na América Latina

Jornalistas cobrindo pautas de interesse social e fazendo parte da gestão do negócio. Experiências assim existem no Brasil e na América Latina, e estão mais perto de cada um de nós do que se imagina. Trabalhar na área da Comunicação com inovação, independência e inspiração, além de ser uma realidade, tem tudo para resgatar a

Tiempo llevó su experiencia a una cumbre de nuevos medios en Brasil

La experiencia autogestionada de Tiempo atraviesa las fronteras.El medio recuperado por los trabajadores después del vaciamiento empresario fue la historia que los ocho organizadores del Festival 3i en Brasil (periodismo innovador, inspirador, independiente) eligieron convocar al encuentro en Río de Janeiro del fin de semana pasado. Tiempo, el único diario de Argentina en el evento

Inspiration, innovation and independence: Latin American organizations discuss collaborative journalism at festival in Brazil

At the beginning of the year, eight independent Brazilian journalism organizations started to think about how to stimulate a collaborative culture among independent journalism newsrooms in Brazil and Latin America. The result of this collective wasFestival 3i,held in Rio de Janeiro from Nov. 11 to 12.

Claire Wardle: combater a desinformação é como varrer as ruas

São raros os intelectuais que reúnem três qualidades presentes no trabalho da britânica Claire Wardle: rigor, elegância e pragmatismo. No início de outubro, o Centro Shorenstein da Universidade Harvard decidiu passar a abrigar o First Draft News, uma ONG fundada e dirigida por Wardle desde 2015 para desenvolver diretrizes éticas e fornecer ferramentas para a reportagem jornalística

Pular para o conteúdo