Gabriella da Costa
Pesquisadora do Pegabot/ ITS Rio
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em cultura digital pela Universidade Federal da Bahia e graduada em comunicação na Universidade de Brasília. Tem 14 anos de experiência profissional na área de comunicação, gerenciamento de projetos e consultoria com atuação em empresas, órgãos públicos e terceiro setor. Em destaque estão passagens no Engajamundo, Transparência Internacional, Ibmec e TCU. Como pesquisadora é vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), com pesquisas sobre IA, comunicação política e transparência. No ITS atua como pesquisadora na área de Democracia e tecnologia, em projetos como Pegabot.
Francisco Rolfsen Belda
Diretor de Operações do Projor
Jornalista, é diretor de Operações do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atua também como colíder do Trust Project no Brasil e coordenador do Codesinfo - Fundo de Inovação Contra a Desinformação. Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas e professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos. É doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP).
Thiago Medaglia
Diretor-executivo da Ambiental Media
Thiago Medaglia é jornalista, escritor e diretor-executivo da Ambiental. Ex-editor das revistas National Geographic Brasil e Terra, publicou reportagens em veículos como Folha, Estadão, Uol, Mongabay, InfoAmazonia e outros. É mestre em História da Ciência pela Universidade de Harvard (2022), foi pesquisador-convidado no Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT e é pós-graduado em Jornalismo Empreendedor pela City University de Nova York.
Sergio Spagnuolo
Diretor do Núcleo Jornalismo
Jornalista e diretor-executivo do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais.
Elaine Silva
Sócia e diretora da Alma Preta
Possui formação em Administração de empresas e Gestão Financeira na UNIESP e Anhembi Morumbi, é responsável pela análise, gestão, controle contábil, planejamento estratégico de negócios, desenvolvimentos institucional e captação de recursos para organizações e empresas. Sócia Diretora na Agência de Notícias Alma Preta Jornalismo, fundadora da Black Adnetwork, fundadora da EMS Consultoria, co-fundadora do Instituto Fala. Conselheira titular CNPIR, Titular do Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Negra Viva. Conselheira consultiva Tornavoz, Sleeping Giants, Viração Educomunicação, Instituto Marielle Franco.
Karen Fontoura
Repórter do Fala Roça
Estudante de Jornalismo pela UFRJ, cria da favela da Rocinha. Atua como repórter e roteirista no Fala Roça. Desenvolveu a comunicação do projeto Rede Fala Roça Informa, criando uma revista em parceria com a Fiocruz e colaborando na comunicação e coordenação do Programa Jovens Líderes da Rocinha. Possui experiência na produção de conteúdos para plataformas online, materiais impressos e redes sociais.
Sanara Santos
Diretora do Laboratório da Énois e Diretora de Jornalismo da Transmídia
É nascida e criada na zona leste de São Paulo na Favela da Ilha. Jornalista, Diretora do Laboratório de Comunicação da Énois para redações periféricas e cofundadora da Transmídia a primeira agência de noticias composta por um equipe exclusivamente trans. Acredita em um mundo onde todos podemos viver das nossas diversidades.
Victor Moura
Fundador do Redes do Beberibe
Jornalista pela UFPE. Fundador do coletivo Redes do Beberibe, que atua em periferias de Recife e Olinda. Tem mais de 3 mil quilômetros de reportagens feitas de bicicleta pelo Nordeste. Autor do livro-reportagem “Ciclo Histórias pelo Recife”. Coordenador do curta-documentário “O plástico preto e as casas sob risco em Água Fria”, que fala sobre a luta por moradia segura no bairro onde cresceu.
Nilo D´Avila
Nilo D’Avila trabalha no Greenpeace desde 2009 – neste tempo, foi de coordenador de pesquisa ate diretor de campanhas do Greenpeace brasil. Vou um dos desenvolvedores de método de investigação para identificar crimes ambientais em propriedades rurais na Amazônia que resultou em investigações que entre outras coisas possibilitaram a criação da moratória da soja, a entrada do mogno no anexo ll da CITIES, a saída das empresas BP e Total do projeto de perfuração na Foz do Amazonas. Nos últimos anos tem se dedicado ao desenvolvimento de ferramentas que diminuem o tempo de identificação de alterações no dossel da floresta.
Laís Modelli
Jornalista e coordenadora de Imprensa do Greenpeace Brasil
Jornalista especializada na cobertura de ambiental, com foco em crimes na Amazônia e negociações climáticas (COPs). Foi repórter nos principais meios de comunicação do Brasil e agencias internacionais da Europa por uma década. Atualmente, é coordenadora de imprensa do Greenpeace Brasil.
Leticia Tavares
Diretora de operações do Fundo de Apoio ao Jornalismo
Consultora especialista em gestão financeira e projetos socioculturais. Graduada em RH, Sociologia e Política, tem mais de 15 anos de experiência no terceiro setor. Foi diretora da Énois e do Pimp My Carroça, e hoje atua como diretora de operações no Fundo de Apoio ao Jornalismo.
Filipe Speck
Diretor da Matinal
Filipe Speck é jornalista, pesquisador e empreendedor. Diretor e cofundador da Matinal, atua no fortalecimento do jornalismo local e na criação de projetos inovadores em cultura, ciência e clima. Também é doutorando em Comunicação pela PUCRS e produtor do podcast Noites Gregas.
Mariana Filgueiras
Jornalista e professora da UFF
Mariana Filgueiras é jornalista cultural, roteirista e pesquisadora. Tem passagens pelo Greg News (HBO), O Globo, TV Globo, Jornal do Brasil, e faz colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de S. Paulo. Tem quatro prêmios de jornalismo – um deles virou o filme "De você fiz meu samba" (Conspiração Filmes, 2022). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Literatura Brasileira (UFF), é autora de "O avesso do bordado: uma biografia de Marco Nanini" (Companhia das Letras, 2023) e prepara seu segundo livro, "O vôo da mulher arara" a ser lançado pela Companhia das Letras em 2026.