Quais cenários possíveis hoje para inovação e o uso de Inteligência Artificial nas redações de jornalismo?
Esta conversa com especialistas internacionais vai ajudar a mapear, após dois anos de "buzz" sobre inteligência artificial e jornalismo, quais usos e ferramentas de IA estão de fato fazendo diferença no cotidiano de organizações de jornalismo e gerando inovação.
Quem conta um conto sem aumentar um ponto: histórias jornalísticas em diferentes linguagens
Desde suas origens, o jornalismo se nutre da arte de contar histórias – uma prática ancestral que atravessa culturas e tempos. Nesta mesa, vamos explorar como narrativas jornalísticas têm se reinventado por meio de diferentes linguagens, formatos e estéticas no mundo contemporâneo. Em um cenário marcado por múltiplas plataformas e públicos diversos, os convidados discutirão como aliar inovação e criatividade à apuração rigorosa dos fatos, reafirmando o papel do jornalismo na escuta, na construção de sentidos e na mediação da realidade.
O impacto do jornalismo sobre as Big Tech
Nesta mesa, o foco se inverte: em vez de discutirmos apenas o impacto das Big Tech no jornalismo, voltamos nosso olhar para como o jornalismo atua como um agente de fiscalização das grandes plataformas de tecnologia. A partir de investigações, reportagens e análises criteriosas, jornalistas em todo o mundo têm contribuído para ampliar a compreensão pública sobre o funcionamento dessas empresas, trazendo à tona aspectos pouco transparentes de suas operações, seus impactos sociais e econômicos e suas implicações para a democracia e os direitos humanos. A mesa aborda como esse trabalho jornalístico tem colaborado com o debate público, influenciado políticas regulatórias e incentivado maior transparência e responsabilidade por parte das plataformas.