Boas práticas do jornalismo investigativo dos novos tempos e como o jornalista pode tirar delas histórias de impacto
Convidados
Natalia Viana
Presidente da Ajor – Associação de Jornalismo Digital, organizadora do Festival 3i em 2022. Natalia é jornalista há 20 anos, diretora e co-fundadora da Agência Pública e Jornalismo Investigativo. É autora e co-autora de cinco livros, entre os mais recentes: Dano Colateral, sobre o retorno dos militares à política (Objetiva, 2021). Como repórter e editora, venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog (2005/2016/2020), prêmio Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2021 está passando um período como pesquisadora na Universidade de Harvard graças a uma bolsa da Fundação Nieman.
Marcel Gomes
Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.
Glenn Greenwald
Cofundador do The Intercept Brasil. É jornalista, advogado constitucionalista e autor. Por conta de suas reportagens sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional – EUA), recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Pulitzer de 2014 na categoria Serviço Público. A revista Foreign Policy o indicou como um dos 100 principais pensadores globais de 2013.
Giannina Segnini
Diretora do Mestrado em Jornalismo de Dados na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York. Ela também lidera o Columbia Journalism Investigations, uma equipe de pós-graduandos que investigam histórias colaborativas transfronteiriças usando dados. Segnini é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) desde 2007 e conselheira da iniciativa desde 2015. É membro do júri do Prêmio Gabriel Garcia Marques, entre outros prêmios.